WordPress SEO: o que é como utilizá-lo para receber uma quantidade massiva de novos visitantes todos os dias

Investir em WordPress SEO é garantir que novos visitantes apareçam no seu site todos os meses. Saiba agora mesmo como fazer isso.

  • 13 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
wordpress seo

O WordPress SEO é a utilização de SEO com foco exclusivo no WordPress, usando a estrutura do CMS, bem como seus temas e plugins, para alcançar muito mais pessoas através dos buscadores. 

Nesse artigo, entraremos em detalhes sobre o que é o WordPress SEO, como fazê-lo corretamente e qual o passo a passo necessário para colher os resultados positivos de otimizar o seu site para ser bem visto pelo Google

Como esse material é praticamente um checklist do que fazer para alcançar mais visitantes orgânicos, sugerimos que o salve imediatamente nos favoritos. Acredite, ao consultar esse conteúdo todas as vezes antes de publicar seus posts, se garante que está fazendo tudo correto para ter ainda mais resultados, sem precisar investir um único centavo.

Portanto, leia o conteúdo até o final e aplique os passos recomendados. Com eles, seu site terá finalmente aquele nível de atração de visitantes (e até clientes) que tanto deseja.

O que é SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para sistemas de busca, em português. Em outras palavras, é o conjunto de técnicas de aperfeiçoamento de conteúdo para garantir que seu site apareça nas primeiras páginas de resultado dos buscadores, quando determinada palavra chave do seu nicho for pesquisada.

De forma resumida, podemos citar o seguinte exemplo: um artigo com SEO pode chegar na quinta posição dos resultados de busca. Um artigo sem SEO pode ficar na trigésima oitava posição. 

Como apenas a primeira página do Google recebe uma quantidade massiva de visitantes, garantir que seu site rankeie nela, é aumentar suas possibilidades de crescimento e até lucro, uma vez que usuários vindo dos buscadores podem se tornar clientes.

O que é o WordPress

estrutura de arquivos do wordpress configuração

O WordPress é um CMS, Content Management System, ou sistema de gestão de conteúdo, em português. É uma aplicação online que te permite gerenciar blogs, sites ou lojas virtuais completamente de graça, já que se trata de um software livre, gratuito e atualizado constantemente por uma comunidade de programadores ao redor do mundo

O WordPress possui duas versões oficiais: a WordPress.org e a WordPress.com. A primeira se trata da versão instalável em servidores e completamente gratuita. A segunda se refere a versão hospedada com tudo pronto, que exige uma pequena taxa de assinatura para seu site funcionar.

As duas versões são interessantes, mas a mais comum é a WordPress.org, que permite um maior controle da instalação e dos recursos nela presente.

O que é WordPress SEO

WordPress SEO é a utilização das técnicas de otimização para mecanismos de busca em sites WordPress, utilizando de toda a estrutura do CMS para elevar a capacidade de atrair mais visitantes orgânicos pelo Google.

Embora SEO possa ser utilizado em qualquer site, o aperfeiçoamento de conteúdo e estrutura do site tende a ser mais efetivo com o WordPress, justamente pela sua capacidade de possuir plugins específicos capazes de melhorar:

  • Conteúdo.
  • Imagem.
  • Velocidade de carregamento.
  • Usabilidade.
  • Design.

E outros tópicos essenciais para que seu site tenha, pouco a pouco, uma boa reputação com os buscadores, facilitando o crescimento dele, dessa forma.

Por que investir em WordPress SEO

investir em wordpress seo

Por uma série de motivos interessantes, vamos explorar cada um deles abaixo. Lembrando que SEO é utilizado como um impulsionador de marcas. Ou seja, como uma ferramenta que pega uma marca desconhecida no mercado e a faz ter novos visitantes e clientes, tudo isso, sem precisar pagar um centavo, visto que se trata de uma estratégia de crescimento orgânico.

Mais visitantes

A primeira e mais lógica vantagem de utilizar o WordPress SEO é atrair mais visitantes para seu site. Como é um conjunto de técnicas para aumentar o tráfego orgânico, cada vez mais pessoas conheceriam seu site pelas buscas, facilitando estratégias futuras de marketing.

Mais reputação para os mecanismos de busca

No início, quando seu site ou blog ainda é novo, o Google “não confia” nele. Por isso, é necessário todo um trabalho de otimização para que se construa uma reputação positiva com o buscador. Através do SEO, se mostra para o Google que o seu site se preocupa com o conteúdo escrito nele e que por isso, é capaz de responder a dúvida dos visitantes de forma concreta.

Mais vendas

Imagine que você receba 50 mil visitantes todos os meses no seu site. O que fazer com cada um deles? Apresentar uma oferta! Mesmo que ela converta pouco, pode aumentar de forma considerável os seus lucros. 

Se vende um produto no valor de R$10, por exemplo e apenas 0,5% (meio por cento) do seu público comprou, se teria um lucro de R$2500 por mês. Claro que essas taxas de conversão mudam e usamos um produto com valor muito baixo para simulação. Ainda assim, se tem a opção de utilizar esse tráfego para transformar visitantes em clientes.

Mais possibilidade de crescimento dos canais de conteúdo

Investir em SEO pode fazer com que suas redes sociais e canais de conteúdo secundário também cresçam de forma orgânica, a depender apenas de como você os utiliza em conjunto com o site. Permitir botões de compartilhamento e a utilização de vídeos próprios, favorece o crescimento contínuo das suas bases de conteúdo.

Como fazer WordPress SEO

como fazer wordpress seo

Para fazer SEO para WordPress é necessário seguir alguns pequenos passos. De início, eles podem parecer trabalhosos, mas são essenciais para se alcançar o resultado desejado.

Otimize a velocidade de carregamento da página

Páginas lentas não conseguem bons resultados no Google. O próprio buscador já afirmou isso centenas de vezes. Isso acontece porque o Google tem o objetivo de disponibilizar o melhor resultado para o usuário, de forma que a experiência com ele seja completamente positiva.

Se o seu site trava, engasga ou demora muito tempo para carregar, o buscador simplesmente valoriza outro resultado em detrimento do seu. Qual o tempo ideal? No máximo dois segundos. Para alcançar esse tempo, veja os seguintes conteúdos:

Escreva conteúdos com mais de 1500 palavras

Há muito tempo se discute qual o tamanho ideal de post. Não há uma resposta concreta, mas sabe-se que conteúdos maiores tendem a rankear melhor. Isso significa que basta escrever posts com 10 mil palavras que seu site estará em primeiro lugar nas buscas? Não. 

Como o Google avalia o comportamento do usuário, pode ser que artigos muito longos o desestimule e o faça abandonar a página, gerando altas taxas de rejeição. Logo, é interessante escrever conteúdos entre 1500 a 2500 palavras, sendo sua escrita otimizada para SEO, sem enrolar para chegar aos pontos interessantes e explicando todo o conteúdo como se fosse para um completo iniciante.

Por exemplo, no início desse artigo eu expliquei o que era SEO e o que era WordPress. Você provavelmente já sabe o que esses termos significam, mas defini-los no conteúdo, faz com que o post fique completo, independente do nível do visitante que está acessando.

Utilize o Yoast SEO

O Yoast SEO é o melhor plugin de WordPress SEO. Além das configurações para buscadores, ele define um checklist abaixo de cada post te mostrando quais alterações precisam ser feitas para o site estar de acordo com as técnicas mais recentes de SEO.

Significa que basta usar o Yoast SEO que seu site aparecerá em primeiro no Google? Não. Muitos outros concorrentes também usam plugins de WordPress SEO. O que será levado em consideração também, é a qualidade do seu conteúdo e isso independe de plugins.

Outros plugins também podem ser levados em consideração, como:

Escreva de forma explicativa

Jamais suponha que o usuário sabe do que você está falando. Sempre explicite cada um dos termos e os defina com clareza. Isso faz com que o Google valorize seu conteúdo e até mesmo dê destaque para pesquisas muito específicas. 

Devido a entendermos o nosso nicho, temos a falsa sensação de que as outras pessoas sabem do que estamos falando. Esse efeito psicológico pode afastar visitantes. Tome cuidado.

Use também os sinônimos da sua palavra chave

O Google entende o contexto do que se escreve, não palavras isoladas. Portanto, utilize a sua palavra chave, mas escreva os sinônimos dela também. Esse artigo, por exemplo, é sobre WordPress SEO, mas usamos as seguintes variações também.

  • SEO para WordPress.
  • SEO em WordPress.

Pode parecer algo pequeno, mas isso dá o contexto necessário para o buscador entender qual o assunto em questão e de que forma ele está sendo abordado.

Verifique a versão mobile do seu site

Por criarmos nossos artigos no computador, muitas vezes esquecemos que a maior parte dos usuários vêm por meio de smartphones. Verificar a versão mobile do seu site, principalmente em relação ao tamanho dos botões e velocidade de carregamento, tende a te fazer ter mais resultados.

Atualize conteúdos antigos

SEO não serve apenas para conteúdos novos. Otimizar um conteúdo antigo, o atualizando com novas dicas e sugestões, pode fazer com que ele passe a rankear bem. Isso porque o ranking de artigos do Google não é algo fixo.

O tempo inteiro o buscador faz uma “competição” entre as páginas para saber qual merece aparecer primeiro para o usuário.

Deixe em negrito os termos mais importantes

Por último, deixe em negrito os termos e frases mais importantes, aquelas que se utiliza palavras chave do nicho e que explicita dúvidas comuns do usuário. Uma vez recomendação importante também é definir em negrito frases completas e não apenas palavras dela. 

Por exemplo, escrever assim, com o negrito dessa forma, é errado.

Mas escrever com negrito na frase inteira é o correto.

Ou, escrever apenas grifando um termo específico também pode ser feito.

Mitos sobre WordPress SEO

mitos

Devido a SEO ser um assunto com inúmeros pontos a serem debatidos, acabam se gerando alguns mitos. Falaremos sobre eles a seguir:

É só instalar um plugin

Não. Um plugin te orienta a deixar seus artigos “no padrão” que os buscadores esperam. Mas se todos utilizam o plugin, o que define quem fica em primeiro lugar? A qualidade do conteúdo. E um conteúdo de qualidade tende a ser aquele que responde todas as dúvidas do usuário de forma concreta.

Basta repetir a palavra chave um grande número de vezes

Antigamente essa era uma estratégia válida. Hoje é considerada black hat SEO (uma espécie de SEO negativo, de quem tenta enganar os buscadores). 

O algoritmo do Google foi treinado para saber quando uma frase foi escrita de forma natural e quando se exagera propositalmente. Por isso, é bom escrever para humanos e não para robôs. A única exceção válida, é a repetição de palavras chave nos subtópicos do conteúdo, por cada um deles ser um considerado uma pequena parte independente do post.

Mesmo assim, tome muito cuidado com exageros. No final das contas, quem define se o seu artigo merece o primeiro lugar ou não é o usuário, sendo que o Google utiliza o comportamento dele para definir quem recebe mais destaque ou não.

É só seguir uma fórmula exata

Não existe fórmula exata para SEO. Algumas técnicas comprovadamente ajudam, mas apenas o comportamento do usuário é capaz de dizer ao Google se o seu conteúdo merece estar em primeiro ou não

Portanto, o ideal é compreender seu público alvo e saber como eles preferem o conteúdo, ao mesmo tempo que se oferece uma ótima experiência para eles em usabilidade, design e otimização.

Leia também: Os 7 maiores mitos sobre o WordPress (que você ainda acredita).

Em quanto tempo se vê os resultados do WordPress SEO?

Não há uma resposta exata para isso. De acordo com a experiência dos membros da equipe WP Total, para sites novos, o tempo mínimo é de 6 meses. Para sites com uma reputação já formada, 2 meses

Sim, é um tempo relevante a ser dedicado. Mas lembre-se que uma vez que se atinja uma boa base de palavras chave ranqueadas, a quantidade de novos visitantes é bem expressiva, fazendo valer a pena, principalmente para venda de infoprodutos ou serviços.

O fator mais importante de SEO para WordPress

De nada adianta ter o melhor conteúdo, com o melhor design, se o seu site demora 15 segundos para carregar. A internet de hoje exige agilidade e as suas páginas devem carregar quase que imediatamente

Esse é um fator muito expressivo para SEO. Mas como conseguir a proeza de agilizar o carregamento do seu site? Tendo um servidor de extrema qualidade, como a Hostinger

A Hostinger é uma empresa com mais de 1,2 milhão de usuários e atende 178 países, inclusive o Brasil. Ela é a empresa que hospeda todos os sites com o selo WP Total, já recebeu o prêmio RA1000 do Reclame aqui (concedido para as empresas com índices incríveis de qualidade no atendimento) e possui uma garantia de 30 dias para testar seus serviços e receber o dinheiro totalmente de volta, caso não tenha tido uma boa experiência.

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Se o seu site estiver em um servidor ruim, todo o seu esforço em aparecer na primeira página do Google infelizmente pode ser em vão.

PS: A Hostinger possui um valor de assinatura baixíssimo. Cerca de R$12 por mês.

Conclusão: WordPress SEO

Nesse artigo, vimos o que é SEO para WordPress ou WordPress SEO, como também é conhecido. Mostramos algumas estratégias que, com comprovação, te ajudam a alcançar a primeira página.

Esperamos que o conteúdo tenha sido válido e que tenha tirado todas as dúvidas sobre a otimização para mecanismos de busca. Caso tenha alguma sugestão ou questão que não ficou tão clara, escreva na seção dos comentários que responderemos o quanto antes.

Obrigado por ter lido até aqui. Um forte abraço! Nos vemos no próximo conteúdo.