SEO Local: descubra o segredo de como usá-lo para atrair (muito) mais clientes

SEO local são as estratégias de otimização para buscadores que visam melhorar o posicionamento de uma empresa quando pesquisada no Google.

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Foto de Lucas Tavares
seo local

SEO local é o nome dado às estratégias de otimização para destacar sua empresa nas pesquisas locais, aquelas que levam em consideração a localização do usuário. Investindo corretamente em um bom SEO local, seu negócio pode se tornar uma referência na cidade onde mora e atrair gradativamente novos clientes, sem a necessidade de injetar dinheiro constante em tráfego pago.

Como já abordamos em diversos conteúdos aqui no WP Total, as estratégias de otimização para os buscadores, como o Google, são muito importantes dentro do marketing digital. O Google é a principal fonte de novos visitantes e clientes de praticamente todo negócio atualmente. 

Portanto, por que não otimizar sua empresa para ter suas informações claras, facilitando a vida de novos clientes vindos do Google? Nesse artigo, mostraremos as técnicas de SEO Local perfeitas para valorizar seu negócio e atrair uma quantidade massiva de interessados no seu produto ou serviço.

Fique tranquilo. Sabemos que inicialmente o termo “SEO local” não é tão simples de entender e acaba, por muitas vezes, sendo confundido com o SEO tradicional. Mas eliminaremos todas as possíveis dúvidas no decorrer do artigo.

O que é SEO?

SEO é a sigla para search engine optimization. Pode ser definido como um conjunto de técnicas de otimização para destacar e aumentar o número de páginas visualizadas quando os usuários pesquisarem as palavras-chave do seu negócio. Muitos produtores de conteúdo utilizam essas estratégias de SEO para receber mais visitantes orgânicos (aqueles que vêm sem a necessidade de pagar por espaços de anúncio).

O que é SEO local?

SEO local, assim como o SEO tratado anteriormente, é um conjunto de estratégias de otimização para os buscadores, como o Google. Só que com foco nas pesquisas que envolvem a localização do usuário

Por exemplo, digamos que você tenha uma pizzaria e gostaria de atrair novos clientes. Para isso, basta cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio, otimizar sua página e todas as vezes que visitantes (que estão perto da sua pizzaria) pesquisarem por “pizza”, a sua pizzaria seria mostrada para eles.

Porém, sabemos que a concorrência é elevada e só cadastrar seu negócio não é o suficiente. É aí que entra o SEO local, as técnicas perfeitas para seu estabelecimento se destacar em relação à concorrência. Como as buscas mobile (feitas no celular) são a maioria, a localização do usuário se tornou essencial nesse tipo de interação. 

Quais os benefícios do SEO local?

seo local vantagens

O SEO local possui tantos benefícios que é até difícil elencar os melhores, mas nessa lista completa abaixo você encontrará motivos para investir, hoje mesmo, na otimização para os resultados que envolvem a localização do seu público.

Aumento da visibilidade do seu negócio

O SEO convencional, aquele utilizado em tráfego de conteúdos comuns, tende a ser lento, principalmente se o Google ainda não conhece seu domínio ou não há autoridade suficiente envolvendo ele para alcançar resultados maiores. 

Já o que o SEO local, se feito da forma correta, já te faz ser visto por possíveis clientes em pouquíssimo tempo, uma vez que seu negócio será mostrado sempre que eles estiverem por perto. Tudo isso sem investir um único centavo em anúncios.

Mais tomada de decisão do seu público

Diferente de pesquisas tradicionais, as relacionadas a SEO local possuem o simples objetivo de ir até o estabelecimento cadastrado (ou realizar pedidos, como delivery deles). Por isso, se o usuário pesquisa um restaurante, ele está pretendendo conferir o cardápio, avaliar o ambiente e até mesmo ir lá. Se pesquisa um cinema, deseja ver avaliações, os filmes em cartaz e outras informações relevantes.

Uma pesquisa feita pela própria Google, mostrou que 76% das pessoas que fazem uma busca local no celular visitam o estabelecimento em até 24 horas e que 28% dessas buscas geram uma venda.

Facilidade de ser encontrado por novos clientes

Principalmente em cidades onde o fluxo de novos visitantes, seja por turismo ou pela rotina de trabalho, há uma facilidade imensa de ser encontrado por pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa anteriormente. Isso, unido às avaliações, pode ocasionar um boom de novos clientes, desde que faça as técnicas de otimização corretamente, é claro, e se tenha um bom atendimento, o suficiente para fidelizar o usuários.

Quais são os fatores que influenciam o rankeamento do SEO local?

depoimentos

Assim como o SEO para conteúdo, existem fatores influentes no rankeamento, como: palavras-chave, tamanho do post, imagens utilizadas, etiquetas alternativas das imagens, uso de palavras similares e sinônimos, dentre outros; existem também itens que podem te fazer ser mais visto no Google durante uma pesquisa local, são eles:

Proximidade do estabelecimento com o usuário

Quanto mais próximo seu local estiver do usuário, mais destacado ele estará nos resultados. Isso acontece porque o Google quer dar a resposta que o usuário deseja da forma mais rápida e simples possível. Portanto, se estiver perto do seu público, ele verá com mais frequência seu estabelecimento. 

Popularidade do seu negócio

Quanto mais seu negócio tiver boas avaliações, obtiver bons comentários e for indicado (via link mesmo) para outras pessoas, mais o Google entenderá que ele é um bom resultado a ser mostrado para novos visitantes, te fazendo ter mais clientes com isso. 

Como “reputação” ou “popularidade” são conceitos abstratos, o Google utiliza fatores como as avaliações, visitas dos usuários e até mesmo tráfego de pessoas conectadas na região para avaliar se o seu negócio é realmente visitado por várias pessoas. Isso gera um padrão de confiabilidade que torna a sua empresa bem vista pelo buscador. 

Relevância das palavras-chave

Se a sua empresa é um escritório de contabilidade, por exemplo, não faz sentido ela aparecer em resultados de buscas envolvendo comida. Por isso, as palavras-chave utilizadas para definir seu negócio são importantes, bem como a categorização correta dela durante o cadastro no Google Meu Negócio.

Como fazer SEO local corretamente? 

Não há segredo. SEO local segue o mesmo padrão de otimização convencional para o Google, que é basicamente, oferecer o máximo de informações possíveis focando em uma palavra-chave e público específico a fim do algoritmo unir seu conteúdo a uma audiência qualificada. Claro que, falando dessa forma, soa simplista demais, então mostraremos passos práticos para investir em SEO local da forma correta.

1. Priorize mais as informações para possíveis clientes do que em tráfego

Pode ser um pouco difícil “girar a chave” na nossa mente de que oferecer informações aos clientes pode ser mais importante que tráfego direto para suas páginas. Afinal de contas, o objetivo do SEO local não é tráfego, mas sim: dados da sua empresa, favorecendo o contato direto do seu cliente com ela, seja por telefone, avaliações, perguntas, WhatsApp ou site. Nesse cenário, o site vira um coadjuvante do processo de aquisição de clientes e não o protagonista, como é normalmente considerado.

Não estamos dizendo, de forma alguma, que aumentar o tráfego para seu site é ruim. Porém, focando no SEO local, esse não deve ser o principal objetivo.

2. Gerencie a sua empresa com o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um diretório enorme de empresas criado pela Google. É quase que uma “lista telefônica online de empresas”. Por ser gratuito, o alcance do serviço é enorme e possibilita que usuários encontrem negócios facilmente.

Para usufruir do benefício de ter sua empresa mostrada no Google, é necessário realizar seu cadastro. Para isso, entre na página de cadastro de empresa e encontre seu negócio no Google (se ele já tiver sido cadastrado ou apontado por usuários) ou “Inclua sua empresa no Google”. 

cadastro no google meu negócio

Depois, insira o nome da sua empresa e a categoria ao qual ela se encontra. Nessa etapa, preste bastante atenção para não errar nenhum detalhe no nome do seu negócio e nem na categoria ao qual ele foi cadastrado.

perfil da empresa - seo local

 Na próxima etapa, defina que “sim”, para que determinada localização indique facilmente sua empresa para possíveis clientes. 

google meu negócio

Aqui, preencha os dados corretamente. Quanto mais informações melhor.

seo local

Por último, aponte a localização do seu negócio no Google Maps. Preste bastante atenção nesse processo também.

cadastro no google meu negócio

As demais etapas são relacionadas à área de abrangência de atuação, link para o site, telefone e outros recursos que precisam ser definidos se quiser que os clientes entrem em contato com sua empresa e tenham informações sólidas sobre ela.

3. Foque em receber avaliações positivas

Avaliações de clientes são uma das melhores maneiras de se destacar no SEO local, mas, ao mesmo tempo, pode te fazer perder inúmeros clientes. Para isso, incentive o recebimento de avaliações positivas (representados com cinco estrelas).

Muitas empresas oferecem descontos para comentários positivos, possuem totens de incentivo nas mesas e até mesmo pedem abertamente para que isso seja feito. Quanto mais avaliações, melhor. E quanto mais avaliações positivas, melhor ainda.

Afinal de contas, pessoas confiam nas experiências de outras pessoas e, com isso, podem mudar de opinião sobre o que seu negócio tem a oferecer. Além disso, o Google tende a ver um local com muitas avaliações como um potencial negócio a ser mostrado com frequência, justamente por ele gerar bastante engajamento.

É importante frisar também que avaliações em sites como Yelp, TripAdvisor e AirBnb também pesam para o algoritmo. O buscado cruza dados e analisa notas, conteúdo escrito das avaliações e palavras-chave positivas e negativas utilizadas. Portanto, oriente seus clientes a também avaliarem seu negócio nessas outras plataformas.

Outro ponto essencial, ainda se tratando de avaliações, é o de responder cada uma delas, até mesmo as mais negativas. Assim, se mostra que há valor nos depoimentos dos clientes e há uma expectativa de que aquele problema específico será corrigido para que próximos clientes não sofram com eles.

4. Privilegie as palavras-chave do seu negócio

Vamos dizer que você possui um restaurante de comida nordestina. Além de inserir todas as opções possíveis como nome, endereço, telefone, cardápio, horário de funcionamento, dentre outras, foque, onde for possível, nas suas palavras-chave. 

Por exemplo, digamos que o cliente avaliou o restaurante com o seguinte comentário: 

“Adorei o local! Bem climatizado, ambiente ótimo para a família e com o melhor cuscuz com carne de sol da região”.

Ao invés de responder com um simples: “Muito obrigado. Volte sempre!”, reforce as palavras-chave do seu negócio. Como? 

“Muito obrigado pelo comentário! Realmente, fizemos um esforço enorme para climatizar o ambiente da melhor maneira possível, ainda mais com nossa área para as crianças brincarem e os pais ficarem sossegados. Obrigado demais por valorizar nosso cuscuz com carne de sol. É um dos pratos preferidos dos nossos clientes e com certeza a Neide (nossa cozinheira) vai adorar saber do seu comentário. Um forte abraço!”

Essa atitude simples, faz com que o Google entenda que “ambiente climatizado”, “ambiente familiar” e “cuscuz com carne de sol” sejam vinculados a sua empresa, dando destaque em pesquisas como “onde comer cuscuz”, por exemplo.

5. Faça marketing de conteúdo focado na sua região

Da mesma forma que mostramos acima como responder comentários priorizando as suas palavras-chave, uma boa forma de aumentar o seu tráfego e destaque para possíveis clientes é criando conteúdo nas redes sociais e em um blog focado exclusivamente na sua região. 

Como? Com conteúdo explicitando a localização do seu negócio, como:

  • Como a [ nome da empresa ] se tornou uma das maiores lojas de móveis da [ localização ]. 
  • Do mundo para [ localização ]. Abrimos mais uma filial da nossa empresa.
  • Os cinco melhores pratos de [ localização ]. Os pedidos que mais saem no nosso restaurante.

Conclusão - SEO local

No artigo de hoje mostramos o que é SEO local, como fazer e dicas para que seu negócio seja mostrado para o máximo de clientes possível. Esperamos que o conteúdo tenha sido claro e que não tenha restado nenhuma dúvida. Mas caso queira entrar em contato, fale conosco na seção de comentários. 

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!