SEO x Inteligência Artificial: O guia completo para 2024

A inteligência artificial se tornou uma febre, mas o Google pune pessoas que utilizam IA no seu site? A resposta é chocante.

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Foto de Lucas Tavares
inteligencia artificial thumb

Depois que a inteligência artificial tomou conta da produção de conteúdo pela internet, muitos blogueiros e proprietários de site começaram a se perguntar se isso seria um problema, tanto do ponto de vista da produção de conteúdo em si (já que se tornou mais fácil criá-lo), quanto de SEO, pois o Google pune conteúdo duplicado. 

Para darmos essa resposta, será necessário discorrermos um pouco sobre como o Google se preparou para a chegada da inteligência artificial no SEO. Por incrível que pareça, a resposta é muito precisa e simples.

Portanto, se quiser saber como o Google lida com inteligência artificial e como adequar seu conteúdo para obter o máximo de desempenho, sem abrir mão da produtividade proveniente das IAs, continue a leitura desse artigo.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca, em português). De forma geral, é um conjunto de estratégias, técnicas e práticas para melhorar a visibilidade que um site tem perante os resultados de pesquisa do Google.

As técnicas de SEO são tanto práticas vinculadas à estrutura do site, quanto à produção de conteúdo e envolve inúmeros fatores como otimização de imagens, aumento da velocidade de carregamento das páginas, etc.

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial (ou artificial intelligence no original em inglês) é um campo pertencente à ciência da computação que visa a criação de sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que “supostamente” apenas humanos conseguiriam realizar.

Nos últimos anos houve um boom relevante das inteligências artificiais devido ao ChatGPT e às ferramentas de criação de imagens via prompt textual. Normalmente, é delas que tratamos ao lidar com a produção de conteúdo para internet. 

O Google se importa com conteúdo gerado por inteligência artificial?

De acordo com uma nova orientação da empresa sobre conteúdo gerado por IA, o Google não é contra o uso e até incentiva os criadores a usufruírem da facilidade da inteligência artificial para produzirem mais ainda

Claro, essa informação foi bastante chocante para muitas pessoas, pois o Google sempre foi explícito quanto à importância da qualidade, exclusividade e originalidade do conteúdo, mas há três motivos para o buscador, ainda assim, incentivar o uso de IA. 

Motivo 1: o Google pode lidar tranquilamente com o conteúdo ruim, se necessário

Na internet, a quantidade esmagadora dos conteúdos são genéricos e até mesmo ruins. Não falamos isso para ofender ninguém, nem muito menos para nos mostrarmos superiores. Falamos isso porque produzir conteúdo de qualidade é uma tarefa desafiadora e trabalhosa

Quando pesquisamos qualquer palavra-chave, o Google nos apresenta a quantidade de resultados. Por exemplo, pesquisamos por WordPress.

pesquisa "wordpress" no Google como exemplo da quantidade massiva de resultados em buscas

Só nessa pesquisa foram aproximadamente 1.390.000.000. Isso significa um bilhão trezentos e noventa milhões de resultados sobre o WordPress. Concorda que a maioria desses resultados são medianos? Não necessariamente ruins, mas comuns. 

O Google sabe muito bem falar quem priorizar para agradar à vontade do usuário. Mesmo que esse número se duplicasse devido ao uso de inteligência artificial, ainda assim seria fácil lidar com a demanda do que é ruim, mediano ou ótimo. 

É comum no Brasil, por exemplo, proprietários de sites contratarem freelancers em plataformas específicas querendo pagar a menor quantidade de dinheiro pela maior quantidade de texto. Hoje, a inteligência artificial acabou substituindo esses textos mais comuns. 

De forma geral, são conteúdos legíveis e bem construídos, mas sem tanta densidade de conteúdo, algo que claramente IAs conseguem produzir e o Google já está acostumado a lidar com materiais assim.

Motivo 2: o Google sabe como priorizar os conteúdos relevantes

Complementando a ideia do ponto anterior, o Google possui diversos algoritmos trabalhando “por debaixo dos panos” para classificar os melhores resultados possíveis para os usuários. Mas sejamos sinceros, o algoritmo não é perfeito.

Quantas vezes você ou sua equipe não fizeram um artigo completíssimo com todos os pontos que poderiam ser abordados e ainda utilizam uma linguagem acessível e mesmo assim esse post parece ter se perdido no “limbo” do buscador?

Ainda assim, o algoritmo tende a ser efetivo se falarmos de forma mais geral, principalmente quando trata de temas específicos como saúde e educação.

Além do mais, não podemos ignorar o grande valor dado aos backlinks pelo Google. Quando um site recebe muitos links de outros, mesmo que o conteúdo não seja o melhor de todos, ainda assim terá destaque nas buscas por possuir uma maior reputação dentro do contexto avaliado.

Encher um site de texto criado pelo Chat GPT não vai te fazer ganhar muitos links relevantes do dia para a noite, é um trabalho consistente que pode levar anos até ser efetivado.

Dessa forma, podemos entender que o Google visa oferecer conteúdo relevante para o usuário e não necessariamente “o melhor conteúdo”. E o que seria um “conteúdo relevante”? Depende do contexto da pesquisa feita pelo usuário. 

Se for uma doença, o resultado mais relevante será artigos escritos por médicos, pesquisadores da área ou sites com confiança confirmada. 

Se for um tutorial, o resultado mais relevante será aquele que fez os usuários passarem mais tempo na página, sendo um indicativo de que estavam seguindo os passos descritos. 

Por esse isolamento de contexto, o Google tende a oferecer resultados realmente significativos para o usuário, algo que criadores de conteúdo levam pouco em consideração.  

Motivo 3: O Google sabe que inteligência artificial pode auxiliar as pessoas a desenvolverem um conteúdo melhor

O Google não esconde o quanto acredita que inteligência artificial pode sim facilitar a criação de conteúdo de extrema qualidade. Eles mesmos já afirmaram:

Nem todo uso da automação, mesmo a geração por IA, é considerada SPAM. A inteligência artificial pode fazer alcançar novos níveis de expressão e criatividade, servindo como ferramenta crítica para ajudar pessoas a criarem um ótimo conteúdo para a internet”. 

Mas como? Afinal de contas, se ao digitar no Chat GPT qualquer comando se recebe um texto genérico? Abaixo mostraremos três motivos de como a IA pode melhorar a qualidade do seu conteúdo facilmente.

Melhoria nas funcionalidades de um site

Fugindo um pouco da produção de conteúdo, o Chat GPT e outras automações são também capazes de gerar códigos. Por exemplo, pedimos a inteligência artificial que nos escrevesse o código necessário para adicionar uma barra de aviso no nosso site. O resultado foi esse:

passo a passo para inserir uma barra de aviso através de inteligência artificial

Além de me dizer o tutorial, ele ainda gerou o código necessário para que a barra de avisos fosse mostrada. 

 A inteligência artificial pode revisar seus conteúdos 

Uma das vantagens da utilização de IA é o fato dela poder revisar seus textos, não apenas em relação à ortografia, já que o dicionário de editores de texto já cumprem esse papel, mas também de sentido, facilitando que o conteúdo esteja claro o suficiente para o leitor.

inteligência artificial corrigindo texto

O meu parágrafo acima já estava em um nível de leitura interessante, mas a correção sugerida foi bem aceita e com certeza facilitada para o usuário.

A inteligência artificial pode explicar as coisas bem melhor do que você

Aqui está uma questão recorrente da nossa produção de conteúdo. É muito fácil chegar aqui e explicar que “para mudar as configurações da thumbnail é necessário inserir uma função no arquivo functions.php que fica na pasta do seu tema WordPress”.

Mas o que é thumbnail? O que é uma função? O que é o functions.php? Onde fica a pasta do tema WordPress? Como acessar a pasta do tema? 

Esses termos técnicos podem passar um pouco despercebidos por sermos especialistas na área e já estarmos acostumados. Nesse caso em específico, a inteligência artificial pode auxiliar na elaboração de respostas mais precisas. Seguindo o exemplo (as respostas abaixo foram geradas por inteligência artificial): 

  • Thumbnail: uma miniatura ou imagem em tamanho reduzido que geralmente é usada como representação visual de um conteúdo maior, como um vídeo, uma imagem, um artigo ou uma página da web. Geralmente, as thumbnails são usadas para fornecer uma prévia ou um resumo visual do conteúdo, permitindo aos usuários ter uma ideia do que podem esperar antes de clicar ou acessar o conteúdo completo. 
  • Functions.php: arquivo responsável por carregar os recursos e funcionalidades adicionais do tema. É nele que você pode adicionar funcionalidades personalizadas, como registrar menus de navegação, criar áreas de widgets, adicionar suporte a tipos de post personalizados, estilos personalizados e muito mais.
  • Onde fica a pasta do tema WordPress: A pasta do seu tema WordPress está localizada no diretório "wp-content/themes" dentro da estrutura de arquivos do seu site. Ela pode ser acessada via cliente FTP (como o Filezilla).

Como utilizar inteligência artificial pode melhorar o SEO do seu site (aprovado pelo Google)

Abaixo listamos as possibilidades da IA melhorar o SEO do seu site através da produção de bons conteúdos.

1. Inspiração para estrutura de texto

Para escritores, blogueiros e proprietários de sites, o bloqueio criativo tende a ser um problema recorrente. Não é sempre que se está com a mente preparada para produzir horas a fio um conteúdo completo. Por causa disso, pegar um texto criado por inteligência artificial pode ser uma boa maneira de começar a articular as palavras “no papel”, sem necessariamente ter que pensá-las do zero.

Por exemplo, digamos que o objetivo é criar um artigo chamado “como economizar em viagens”. Embora se domine o assunto, pode ser difícil começá-lo por conta de determinado bloqueio. 

Com isso, basta pedir o resultado para a inteligência artificial: 

exemplo de texto gerado por IA

E depois parafrasear expandindo o conteúdo do texto para torná-lo original e com um “tempero” mais humano, por exemplo: 

Viajar é realmente maravilhoso. Não há uma pessoa que não goste de passar um final de semana um local diferente para desfrutar de um pouco de calmaria (ou agitação, se preferir). Entretanto, o custo para fazer viagens pode fazer com que desistamos em investir na nossa paz de espírito. A boa notícia é que não é necessário abrir mão dos seus objetivos para economizar em viagens, basta ter um bom planejamento e usar estratégias para não gastar tanto. Acredite, é possível ter uma viagem maravilhosa e inesquecível, sem gastar rios de dinheiro com isso.

2. Resultados mais imediatos que o do Google

Muitas vezes, temos dúvida quanto a um termo técnico ou definição. Ao invés de ir ao Google, entrar em um dos links e procurar na página onde essa definição se encontra, basta perguntar à inteligência artificial imediatamente.

3. Checklist com todas as técnicas e configurações de SEO disponíveis

Uma forma de melhorar o SEO através de inteligência artificial é pedir para a própria IA te indicar quais as técnicas de SEO corretas para seu site. 

Técnicas de SEO listadas por inteligência artificial

Na imagem acima percebemos a explicação breve de cada. Caso queira entender a fundo cada uma, basta pedir para o Chat GPT explicar ainda mais.

explicação de técnicas de seo por IA

Erros que você não pode cometer no SEO com inteligência artificial

Apesar de inteligências artificiais serem relevantes para SEO, há alguns erros a serem evitados a todo custo. São eles:

Copiar e colar conteúdo gerado por inteligência artificial

O Google, apesar de não abominar o conteúdo feito através de IA, ainda deseja conteúdo 100% original, o que significa parafrasear o que é gerado pelo Chat GPT ou utilizar ferramentas que alternam entre os sinônimos para promover resultados realmente inovadores (ainda há o fato de precisar confiar que esse sistema é, de fato, à prova de plágio.

Depender de IA para tudo

Usar sites e ferramentas de inteligência artificial é algo maravilhoso, mas há certas tarefas que podem ser feitas sem ela, como a criação de meta descrição de páginas, legendas mais simples para o Instagram, dentre outros.

Claro, há quem tenha bloqueios ou falta de habilidade com a escrita, nesse caso, as IAs ajudam muito, mas faça o possível para não se tornar dependente delas.

Acabar fazendo o mais complicado por conta da inteligência artificial

Você não precisa de prompts absurdos, comandos específicos, nem nada do tipo para obter bons resultados pela inteligência artificial. Saber pedir o básico ajuda bastante. Logicamente, existem comandos que te ajudam a extrair mais das IAs, mas não é nada tão mágico quanto tentam vender em anúncios. 

Conclusão: SEO com inteligência artificial

No artigo de hoje vimos como as ferramentas de inteligência artificial podem ser grandes aliadas quando se trata de otimizar o seu site para os mecanismos de busca. Esperamos que o conteúdo tenha sido bem esclarecedor e tenha te ajudado a criar conteúdos com mais qualidade e que alcancem ótimos resultados. 

Se tiver alguma dúvida, nos avise na seção de comentários. Dessa forma, poderemos te responder rapidamente.


Obrigado por ler o conteúdo até aqui. Um forte abraço. Nos vemos no próximo post.