SEO para WordPress: as 15 melhores dicas para alcançar a primeira página do Google

Você quer dicas de SEO para colocar o seu site na primeira página do Google? Veja aqui como fazer isso.

  • 26 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
15 dicas de seo para alcançar a primeira página

Hoje eu vou te mostrar 15 dicas de SEO para WordPress que realmente funcionam para aumentar os seus resultados no Google.

Foram essas dicas que me ajudaram a ter mais visitas no WP Total e possibilitaram que você estivesse aqui lendo esse artigo nesse exato momento.

As dicas a seguir servem tanto para iniciantes, que ainda não sabem exatamente como SEO funciona, quanto para veteranos. que até testaram boas estratégias, mas que precisam de mais resultados quando se trata de aparecer no Google.

Meu conselho: aplique cada uma dessas dicas uma por uma. Use esse artigo como um manual de instruções mesmo. E, se possível, salve nos favoritos. Você nunca sabe quando precisará dele novamente.

O que é SEO?

dicas de seo

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization ou “otimização para os sistemas de busca”. Só que esse é o conceito técnico e pouco explicativo.

De forma geral, SEO pode ser resumido como um conjunto de estratégias para ter mais chances das páginas do seu site aparecem quando algum usuário pesquisar determinada palavra-chave.

Por exemplo, digamos que você possui um site de receitas veganas e você quer que as pessoas encontrem sua receita de “sorvete vegano” ao pesquisarem no Google.

Para você ter uma ideia, só esse termo “sorvete vegano” tem mais de 2 milhões de resultados.

Sem aplicar as técnicas de SEO, sua receita ficaria na 189° posição nos resultados de busca. Mas usando as técnicas corretas você conseguiria chegar a ser o terceiro resultado mostrado.

Isso garante novas visitas, novos clientes e, dependendo dos seus objetivos, até mesmo mais dinheiro, desde que você utilize as técnicas corretas e aplique tudo o que estiver nesse artigo.

Entretanto, lembre-se que você não é o único a aplicar SEO no seu site. Enquanto você se esforça para que os seus resultados apareçam na primeira página, outras pessoas também estão aplicando técnicas semelhantes para fazer o mesmo.

Isso significa que SEO ajuda muito seu site a ter bons resultados, mas não é garantia. Afinal de contas, o Google se preocupa em mostrar o melhor resultado possível para o usuário de acordo com os critérios do algoritmo.

E qual o melhor resultado possível? Aquele que soluciona, com exatidão, o problema dos usuários.

Você entenderá melhor no decorrer do artigo:

1 - Comece com o Yoast SEO

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O Yoast SEO é o melhor plugin de SEO para WordPress (na minha humilde opinião).

Embora possa parecer complexo para alguns, o Yoast possui uma infinidade de configurações que possibilitam um controle real sobre a aparência do seu site nas pesquisas, além dele possuir um checklist completo no final da tela de edição dos artigos, para você ter certeza de que o seu post está seguindo todos os critérios que o Google espera de você.

Para instalar o plugin, basta baixar o Yoast e enviar para o seu servidor ou pesquisar pelo nome de plugin na tela de pesquisa do WordPress.

A primeira coisa que você deve fazer, assim que instalar o plugin, é ajustar a configuração de links permanentes do próprio WordPress.

Essa alteração não tem a ver com o Yoast, mas é uma configuração padrão para garantir que a url dos seus conteúdos estejam a mais clara possível.

É só ir em configurações → Links permanentes e escolher a opção “nome do post”.

Depois, podemos partir para as configurações do Yoast.

Como configurar o Yoast SEO

Primeiro de tudo, use o assistente de configuração (é a primeira tela que aparece após a instalação do plugin). Através dele, você consegue definir os dados principais do seu site (e da sua empresa também, se for um site comercial).

Essas informações iniciais  mostram para os mecanismos de busca em qual categoria o seu site se encaixa mais. Se é uma loja virtual, um blog, uma pessoa, uma empresa, etc; quais os links das suas redes sociais; a visibilidade que você pretende para os mecanismos de busca; se o site possui múltiplos autores e as configurações de título.

Caso não encontre o assistente de configuração, você pode configurar o Yoast SEO manualmentem em Seo -> Geral.

Feito isso, podemos ir para a tela de edição de artigos.

Checklist do Yoast SEO para posts

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Na tela de criação de um post, logo abaixo você pode ver o checklist do Yoast SEO. Tudo o que você precisa fazer é deixar todas as bolhinhas verdes.

Dessa forma, você garante que fez o necessário para o seu post performar o máximo possível.

Os crítérios usados pelo checklist são:

  • Links de saída (links para outros sites).
  • Imagens com texto alternativo contendo a palavra-chave escolhida.
  • Links internos (para outra página do seu site).
  • Palavra-chave nos títulos e subtítulos.
  • Palavra-chave na introdução.
  • Quantidade de vezes que a palavra-chave aparece no texto.
  • Palavra-chave na descrição do artigo.
  • Palavra-chave no endereço da página.
  • Inúmeras outras questões contextuais.

Mas não se preocupe. O próprio plugin vai te orientar sobre que alterações fazer. Esse processo, embora seja lento e até um pouco chato no início, logo logo se torna automático.

Além do mais, completar esse checklist é a estratégia mais simples e fácil de implementar SEO no seu site. Outras estratégias mais avançadas serão mostradas aqui.

2 - Escreva conteúdos longos

O Google prioriza resultados completos que garantem que o usuário saia com sua dúvida respondida. Além do mais, o próprio algoritmo de pesquisa valoriza conteúdos que deixam a pessoa mais tempo lendo a página.

O que fazer sabendo de tudo isso? Produzir conteúdos longos. O mais completo possível.

O problema é que não basta ser um conteúdo longo. Tem que ser um conteúdo longo que é lido pelas pessoas. Para alcançar esse objetivo, o ideal é seguir algumas dicas simples, que com certeza fazem diferença na experiência do usuário, o que faz com que ele fique mais tempo no seu site.

Utilize muitas quebras de parágrafo

Textos muito densos são cansativos e, por isso, fazem o leitor desistir de prosseguir com o conteúdo, mesmo ele sendo bem escrito.

O que fazer para deixar o texto menos cansativo? Quebrar linha. Ou seja, escrever parágrafos curtos.

Mas não precisa escrever parágrafos muito curtos. 30 a 40 palavras entre cada quebra de linha são o suficiente. Isso ajuda a dar mais fluidez ao texto e cansa menos a visão do leitor.

Tente "dar voz" ao leitor e responder dúvidas comuns

Uma estratégia muito simples para aumentar o tamanho do seu texto e ainda privilegiar as dicas de SEO para WordPress com isso é responder as dúvidas do seu leitor antes que eles a tenha.

Como?

Exatamente como eu fiz agora no parágrafo acima... Utilizando perguntas!

Você mesmo pode fazer as perguntas e respondê-las, desde que essas dúvidas façam sentido com o que o usuário deseja claro.

Uma forma otimizada de fazer isso é criar um subtítulo em cada artigo seu escrito: "Dúvidas que você pode ter sobre [ assunto ]".

Por exemplo, se você está falando sobre "dicas para dormir mais rápido", insira um subtítulo chamado: "Dúvidas que você pode ter sobre dormir mais rápido".

Essas perguntas frequentes podem ser encontradas no próprio Google, mais precisamente no campo de "Pesquisas relacionadas".

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Utilize uma linguagem mais "conversacional" e menos engessada

Com exceções de empresas corporativas sérias, os seus conteúdos não precisam ser "carrancudos". O seu texto precisa ter a fluidez de uma conversa normal com alguém.

Lógico que exageros não são bem vindos. Não adianta usar gírias pouco conhecidas ou expressões que só são familiares a você.

Mas dialogiar com o leitor faz com que ele fique mais tempo na página, um ponto importantíssimo quando se trata de SEO.

Aproveite o poder das listas, subtítulos e imagens

Nesse post você pode perceber o tanto de subítulos utilizei até agora.

Qual a vantagem disso?

  • Você faz o leitor "escanear melhor o conteúdo".
  • Possibilita que ele encontre com velocidade onde está a resposta que ele precisa.
  • Deixa tudo mais fácil de entender.

Essa mesma lista acima, por exemplo, ficaria cansativa de ler em um parágrafo só. Logo, usar eles dá uma "refrescada" no texto.

3 - Otimize suas imagens ao máximo

Dentre as dicas de SEO para WordPress, esse é uma das mais simples de colocar em prática.

Otimizar as suas imagens te gera mais tráfego vindo do Google Imagens, além de facilitar os robôs dos buscadores a entenderem melhor o seu conteúdo.

Mas como otimizar essas imagens?

Nome do arquivo

Você precisa utilizar a sua palavra-chave no nome do seu arquivo de imagem. Por exemplo, se você está escrevendo um conteúdo sobre "como comprar produtos da china", na sua imagem, use o título "produto da china.jpg" ou "como comprar da china.jpg".

No entanto, não exagere. Apenas use a palavra-chave se ela for condizente com a imagem.

Poucas pessoas falam disso, mas o Google consegue avaliar se você está otimizando o conteúdo de forma artificial, por meio do algoritmo dele. Se isso for detectado, você causa o efeito contrário e diminui as chances do seu site aparecer nas buscas.

Texto alternativo e título

Em uma internet mais antiga, o texto alternativo tinha o objetivo de descrever uma imagem caso ela não carregasse, o que mal acontece hoje em dia. Entretanto, esse recurso conta como SEO e deve ser implementado.

O próprio WordPress te permite adicionar o texto alternativo (e o título) das imagens que você envia.

Basta verificar a configuração abaixo na tela da biblioteca de mídia.

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Usei como exemplo a imagem de capa do post O que é a Lei Geral de Proteção de Dados.

4 - Mate as páginas zumbi

Páginas zumbi ou páginas mortas são páginas que não recebem nenhum (ou pouquíssimo) tráfego.

Isso pode acontecer por um conteúdo ter performado mal, por você manter uma página que não tem tráfego mesmo (como a de política de privacidade, por exemplo) ou por erro de configuração no seu site.

Você pode matar essas páginas de duas maneiras diferentes.

A primeira é excluíndo elas de uma vez. Verifique no seu Google Analytics (saiba como Instalar o Google Analytics no seu WordPress) quais posts e páginas não recebem visitantes e envie eles direto para a lixeira.

Detalhe: Essa opção é mais indicada para posts.

A segunda opção é reescrever o conteúdo das páginas (utilizando as dicas de SEO para WordPress desse artigo) ou impedir que o Google indexe essa página específica.

Para fazer isso, na caixa de checklist de Yoast SEO marque essa opção abaixo:

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Ela impede que os motores de busca indexem essa página e sigam os links indicados por ela.

Por que matar essas páginas?

Porque você prioriza para o Google apenas as páginas que te geram tráfego. Isso garante uma maior confiança de que o seu conteúdo pode ajudar os visitantes.

Para você ter ideia:

5 - Use palavras relacionadas nos seus conteúdos

Palavras relacionadas, como o próprio nome sugere, são aquelas que fazem parte do contexto da sua palavra-chave.

Por exemplo, se você escrever um conteúdo sobre "carros usados", você também deve usar os termos

  • "carros seminovos".
  • "carros que tiveram mais de um dono".
  • "carros de segunda mão".

Nesse artigo, por exemplo, eu não preciso usar apenas o termo "dicas de SEO para WordPress". Também posso utilizar:

  • "Estratégias de SEO".
  • "Formas de otimização para o Google".
  • "Como conseguir mais visitantes orgânicos".

Toda essa preocupação em usar termos relacionados é resposta direta a uma atualização específica do algoritmo do Google, o Google Humminnbird.

Essa atualização possibilitou o Google a tentar entender o conteúdo principal da página e não se guia apenas por palavras isoladas (o mesmo processo que nós, seres-humanos, usamos para ler).

Então, uma forma de nos aproveitarmos e usarmos essa atualização é produzir conteúdos que abranjam o mesmo assunto por todos os lados possíveis. Como? Utilizando sinônimos e palavras relacionadas.

Como encontrar essas palavras relacionadas? É bem parecido com o que já falamos aqui.

  • Pesquise o termo principal.
  • Desça até o fim da página de resultados.
  • Encontre as pesquisas relacionadas.

OBS: Usar ferramentas como a sinonimos.com.br pode te ajudar também.

links seo

Backlinks são links de outros sites que apontam para o seu.

Esses links são quase como marcações no Instagram que aumentam a sua popularidade.

Quantos mais sites te "marcarem", você aparecerá mais vezes e o algoritmo do Google confiará mais no seu conteúdo.

Entretanto, sejamos sinceros, ninguém vai linkar o seu site sem motivo nenhum. No ambiente gringo isso é mais comum, mas na blogosfera brasileira, é um hábito um tanto difícil.

O que fazer então?

O que vou sugerir aqui pode parecer extremo, mas é uma forma simples de conseguir backlinks: peça por eles.

Entre em contato com outros criadores de conteúdo e indique o seu site.

É claro que fazer isso de forma abrupta gera problemas. Não é inteligente chegar do completo nada e falar:

"Ei, manda meu site aí para o seu público.".

O ideal seria estabelecer um vínculo antes, uma espécie de parceria e pedir para compartilhar seu conteúdo depois.

Entretanto, isso só dá certo se o material que você tiver disponível na sua página for de uma qualidade extrema. Algo que faça os outros criadores notarem você como uma autoridade no que está falando.

Para alcançar essa percepção de autoridade você precisa buscar o máximo de extensão de conteúdo possível. O famoso "escrever conteúdos longos". Afinal de contas, o Google está cada vez mais pensando como um ser humano e um artigo longo é uma forma de provar que sabe do que está falando.

Uma curiosidade: alguns "gurus" de SEO do passado utilizavam a estratégia de ligar para o número de telefone do dono do outro site para divulgar seu conteúdo e pedir backlinks. Hoje em dia você pode entrar em contato por e-mail ou até mesmo chamar no direct do Instagram.

7 - Acelere seu site (o máximo possível)

Antigamente, sites bonitos chamavam a atenção e até viralizavam. Um exemplo disso, que a minha mente adolescente/jovem não me permite esquecer é o Flat vs Realism, site que tinha um storytelling absurdo usando animação demonstrando como, em 2013, tudo na internet ficou flat (estilo de design minimalista).

Hoje em dia, um site não precisa ser absurdo de bonito para chamar atenção, basta ele ser funcional e... RÁPIDO!

Para bem ou para mal, o imediatismo é a característica mais importante na internet. Você precisa entregar o seu conteúdo no menor tempo possível.

Esse objetivo só é alcançado após algumas mudanças estruturais no seu site e no seu servidor de hospedagem.

As principais mudanças são:

Instale um plugin de cache

Plugins de cache são aqueles que otimizam o seu site ao extremo para eles carregarem rapidamente. Existem uma infinidade, mas um dos que mais recomendo, pela simplicidade, é o WP Fastest Cache.

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Recomendo ele por funcionar com checkboxes.

Você simplesmente marca as alterações que permite ele fazer, ele faz, você testa a velocidade do site e decide se mantém aquela alteração ou não.

Importante! Se o seu site não for bem construído ou até mesmo se for, mas não estiver feito de forma a lidar com cache, pode ser que alguns bugs sejam gerados, por isso é importante testar todas as possibilidades que o WP Fastest Cache apresenta.

OBS: existem inúmeros outros plugins desse tipo. Eu até já fiz uma lista com os 10 melhores plugins de cache e fiz um review completo do WP Rocket.

E, se quiser, você pode ir mais a fundo na otimização de velocidade do WordPress.

Diminua o peso dos seus arquivos de imagem

Das dicas de SEO para WordPress, essa é uma das mais ignoradas e, ironicamente, a que surte um efeito positivo impressionante.

Sem sombra de dúvidas, numa página, os arquivos mais pesados são as imagens. Afinal de contas, texto puro (ou hipertexto, para os mais velhos) são bytes de memória quase que irrelevantes. Mas uma imagem, por si só, tende a ter mais de 100KB. Logo, imagine a missão que é produzir artigos longos, com muitas imagens e que não afetem (tanto) o carregamento das páginas.

Para otimizar seus arquivos de imagem, um simples plugin resolve tudo isso, o WP Smush.

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Ele, na versão gratuita, te permite comprimir o tamanho das imagens sem alterar a qualidade visual. O mais bacana é que ele faz isso para todas as imagens já enviadas do seu site (numa otimização em massa) e automaticamente reduz o tamanho das imagens que enviar no futuro.

Além do mais, o plugin possui a função de Lazy Load, que é o atraso para uma imagem carregar. Ele faz com que a imagem espere o usuário descer a tela para poder carregar por completo.

Qual a vantagem disso? A vantagem é que seu site carrega numa velocidade absurda por não precisar das imagens inicialmente. E só depois que todo o conteúdo já está disponível visualmente para o leitor, que ele as carrega.

Aposte no minimalismo

Seu site não precisa ter milhares de pop-ups, seções, avisos e objetos chamativos. Apostar no simples é garantir a entrega de conteúdo e resolver a dúvida dos seus usuários.

Logicamente... ele não precisa ser um Zen Habits da vida (imagem abaixo). Mas precisa focar mais em função, do que em chamar a atenção de forma exagerada.

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Para implementar o minimalismo no seu site, repense várias vezes: "Esse elemento aqui é realmente necessário?".

  • Preciso desse tanto de links no rodapé?
  • Essa cor exagerada aqui não está desviando o foco do conteúdo?
  • É mesmo necessário essa caixa de captura logo aqui?

Essas questões são bem pessoais, mas eliminar um elemento ou outro do seu site, ajuda ele a carregar melhor e beneficia o visitante.

8 - "Roube" de forma inteligente a estrutura de conteúdo dos seus concorrentes

Digamos que você queira estar na primeira página para o termo "como passar no teste teórico do Detran". Uma forma de como saber como estruturar o seu texto é avaliar os 10 primeiros sites que aparecem para esse termo e "copiar" a estrutura de artigo deles.

Como assim?

Imagine que o site que está em primeiro lugar para esse termo tem a seguinte estrutura:

  • Introdução
  • Dica 01: Estude o assunto de legislação de trânsito
  • Dica 02: revise as placas...
  • E muitos outros subtítulos.

E imagine também que o site que está em segundo lugar para esse termo tem a seguinte estrutura:

  • Introdução
  • O exame não é tão difícil quanto parece
  • Lista de assuntos para aprender

Dessa forma, você criaria a seguinte estrutura para seu artigo:

  • Introdução
  • O exame não é tão difícil quanto parece
  • Lista de assuntos para aprender.
  • Dica 01: Estude o assunto de legislação de trânsito.
  • Dica 02: Revise as placas...

Ou seja, você copiou a estrutura dos subtítulos e com isso conseguiu expandir mais ainda a criação de conteúdo. Isso garante que você aborde todos os pontos necessários para escrever um artigo longo, que pode solucionar todas as dúvidas de quem procura por aquele termo e que se torna, automaticamente, mais completo que a concorrência.

Entretanto, a cópia é apenas da estrutura. O Google vê plágio de uma forma muito negativa. Logo, copiar trechos de outros artigos vai fazer um "SEO reverso" no seu site.

9 - Só aponte para sites de boa qualidade

site com boa qualidade seo

O Google gosta dos sites que pratiquem a "política da boa vizinhança". Em outras palavras, ela avalia que sites apontam para você e que sites você aponta.

Como ele faz isso? Avaliando o link dos seus conteúdos.

Por exemplo, se eu linkar a página do G1, do R7 ou de outros portais mais renomados, o Google entende isso de forma positiva.

Do mesmo modo, se eu linkar para sites de baixa relevância, isso também tem um impacto direto no SEO.

Isso significa que você está proibido de indicar outros sites? Claro que não. Mas é bom pensar duas vezes na qualidade de um site, antes de indicá-lo para sua audiência.

10 - Invista em palavras-chave de cauda longa

Não importa quantas dicas de SEO para WordPress você aprenda, essa é primordial para ter sucesso nos buscadores.

Palavras-chave de cauda longa são palavras específicas que possuem menos concorrência que a principal.

Por exemplo: ao invés de criar um conteúdo para "como fazer pão de queijo", você pode ser mais específico ainda e escrever "como fazer pão de queijo na air fryer".

É claro que os resultados para esse termo serão menores, mas a concorrência também será menor e você vai conseguir performar com qualidade, desde que crie um conteúdo completo para isso usando as outras estratégias já ditas aqui.

Curiosidade: elas se chamam "palavras-chave de cauda longa" justamente por ficarem com o menor tráfego e nas imagens parecem uma cauda longa mesmo.

Na imagem abaixo, corresponderia as partes verde, azul e roxo do infográfico.

search demand curve handout
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O bom em poder ensinar dicas de SEO para WordPress é a infinidade de ferramentas disponíveis para esse objetivo. Uma delas é o Broken Link Checker.

O uso dele é extremamente simples, você insere a URL do seu site, clica no botão laranja "Find Broken Links" e ele vasculha todo o seu site procurando por links que terminam em página não encontrada (404), bad server ou outros erros comuns.

Além disso oferecer uma melhor experiência para seus usuários, é possível melhorar o rankeamento dos seus artigos. Isso porque o algoritmo do Google tende a ter uma série de requisitos e, em testes, foi avaliado que indicar endereços quebrados para o leitor afetavam a perfomance da página nos buscadores.

Existe plugins para isso também, como o Broken Link Checker (sim, mesmo nome do site anterior).

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12 - Tenha sempre em mente o objetivo principal de quem pesquisa a palavra-chave

É muito comum, na hora de escrevermos conteúdo para nosso site, pensar na palavra-chave como foco da página que estamos criando.

Eu mesmo já repeti "dicas de SEO para WordPress" várias vezes no decorrer desse artigo.

Entretanto, o ponto mais importante é focar no "objetivo principal" do usuário e não na palavra-chave.

Por exemplo, digamos que o seu site fale sobre séries e você decidiu escrever o post "As 15 melhores séries de comédia da atualidade".

Você concorda que o leitor não quer necessariamente saber qual é a melhor série, mas que provavelmente quer algo para assistir hoje mesmo?

Em resumo: ele não quer conhecimento, ele quer indicação.

Sabendo disso, ao invés de você apenas dizer quais são as melhores séries, você pode falar:

  • Em que plataformas de streamings elas estão disponíveis (para o leitor saber se tem acesso a elas).
  • Sua experiência pessoal com cada uma dessas séries.
  • Pontos positivos e pontos negativos.
  • Com quais outras séries elas são parecidas.

Você percebe que tudo isso ignora um pouco as palavras-chave e foca justamente no que o usuário mais precisa?

O mesmo pode ser aplicado para nichos mais técnicos, como o desse site.

Eu sei que o usuário que está procurando por dicas de SEO para WordPress não quer apenas saber só todas as dicas relevantes, mas quer saber também como implementá-las e principalmente, que ferramentas e plugins podem utilizar para ter mais resultados.

Ou então... quando se trata de WordPress, eu sei que em um artigo ensinando como resolver o erro ao estabelecer a conexão com banco de dados, o usuário não quer saber minha opinião pessoal sobre o problema. Ele quer resolvê-lo e pronto.

13 - Utilize páginas que performaram bem para ajudar outras páginas

performance seo

É normal um site ter poucas páginas que performam de maneira incrível e a maioria performar de maneira de mediana nos resultados das buscas.

Mas e se fosse possível utilizar o tráfego dessas páginas com boa perfomance para privilegiar as outras?

É possível! Para isso, pegue os seus melhores conteúdos e linke (com contexto, claro) os seus artigos com performance mediana neles.

Dessa forma você faz um trabalho de SEO interno e abre a possiblidade do leitor ter acesso a outros conteúdos seus.

No entanto, lembre-se que pouquíssimos leem os posts até o final.

Logo, priorize inserir links de outros artigos no início do conteúdo com alta perfomance. Só não cometa o erro de fazer isso de forma descontextualizada.

Por exemplo, se você fala de "melhores estratégias de estudo", não faz sentido inserir um link logo no início falando "a melhor apostila que já comprei". Siga o contexto da página e as chances disso surtir um efeito positivo são enormes.

Os links que você utiliza contam muito para os buscadores avaliarem a qualidade da sua página e, com isso, definirem a colocação dela nas pesquisas.O link, por si só, é bem importante. Porém, mais ainda é a forma que você o apresenta.

Por exemplo, se eu quiser criar um link para o meu post de melhores hospedagens WordPress, eu posso fazer isso de duas maneiras.

Qual a forma mais eficiente?

A segunda forma. Porque ela dá contexto ao link e explica, tanto para o usuário, quanto para os os buscadores, do quê esse link se trata e qual a utilidade dele.

Por isso, evite termos genéricos como "clique aqui", "saiba mais", "veja o site", etc.

15 - Utilize a sua palavra-chave nos locais corretos

onde inserir palavras chave

Você sabe que, das dicas de SEO para WordPress, atentar para a palavra-chave é uma das mais relevantes, mas onde colocá-la? É só repeti-la várias vezes durante o texto?

Não. A sua palavra precisa estar em locais estratégicos que contribuem para gerar clareza sobre do que fala o seu conteúdo.

Vou te explicar passo a passo que locais são esses:

Título H1

Sabe o título do seu post? Sua palavra-chave deve estar lá e, de preferência (mas não obrigatório), deve ser a primeira palavra do seu título.

É por isso que o título desse post é: "Dicas de SEO para WordPress: as 15 melhores para alcançar a primeira página do Google" e não "As 15 melhores dicas de SEO para WordPress para alcançar a primeira página do Google".

Percebeu a diferença? Eu priorizei a palavra-chave e a deixei logo no início.

Título H2

A sua keyword também deve estar nos seus títulos. Para fazer isso, basta recontextualizar informações dos seus posts de modo a usar a palavra-chave.

Como assim?

No final desse artigo você vai ter que terá um subtítulo chamado: "O que fazer agora?" te indicando qual o próximo passo agora que você sabe todas essas dicas de SEO para WordPress.

Entretanto, você percebe que eu não utilizei a minha palavra-chave no subtítulo? Por causa disso, vou alterá-lo para: "O que fazer agora que você sabe todas essas dicas de SEO para WordPress".

Isso faz com que a palavra-chave esteja em evidência.

Meta descrição

A meta descrição é aquele texto curto que fica abaixo do título nos resultados de pesquisa. Ela não conta diretamente para SEO. Em outras palavras "tanto faz" o que você escreve ali.

No entanto, mesmo não impactando diretamente o SEO, ela pode ser a diferença entre o usuário entrar no seu site ou não.

Para entendermos melhor isso, vamos diferenciar uma meta descrição fraca de uma meta descrição forte.

Meta descrição fraca

Ela é:

  • Genérica.
  • Gerada automaticamente
  • Sem chamada para ação (call to action).

Ainda usando esse post como exemplo, uma meta descriçaõ fraca seria: "as dicas de seo para WordPress que você precisa para alcançar as primeiras paginas do google"

Meta descrição forte

Ela é:

  • Interrogativa: usa de perguntas (retóricas ou não) para abrir um aspecto conversacional com o leitor.
  • Com chamada para ação: usa termos como "saiba agora", "veja como", "descubra nesse exato momento".

Por exemplo: "Você quer dicas de SEO para WordPress (que realmente funcionam) para colocar o seu site na primeira página do Google? Veja aqui como fazer isso".

O que fazer agora que você sabe todas essas dicas de SEO para WordPress?

O primeiro passo é colocá-las em prática uma por uma. Se você já tem um boa quantidade de posts publicados e não otimizou eles para SEO, o ideal é recriá-los (não precisa ser do zero), de modo a seguir cada uma das sugestões aqui.

O segundo passo é criar uma rotina de SEO para o seu conteúdo. Isso é algo se constrói aos poucos, a medida que todos esses processos ficarem automáticos na sua cabeça.

Mas para te ajudar, vou compartilhar a minha:

Rotina de SEO para criação de conteúdo

  1. Defino a palavra-chave que quero rankear no Google (a desse artigo foi "dicas de SEO para WordPress") e verifico se ela é realmente uma de cauda longa.
  2. Tento entender qual o objetivo real do usuário ao pesquisar essa palavra-chave.
  3. Vejo todos os resultados da primeira página e "roubo" as estruturas que eu achei mais interessantes.
  4. Escrevo o conteúdo mais longo possível sem me preocupar com pontuação, erros ortográficos e até mesmo com o Yoast SEO. Fica tudo uma bagunça mesmo (é importante ignorar tudo isso, porque te dá velocidade na hora de escrever o texto do artigo).
  5. Refaço o conteúdo novamente, dessa vez corrigindo todos os erros ortográficos e transformando parágrafos longos em listas.
  6. No Yoast SEO, defino a palavra-chave, título, meta descrição e slug (link da página).
  7. Tento deixar todas as bolinhas do checklist do Yoast verdes.
  8. Adiciono imagens (e as otimizo para SEO, como foi mostrado nesse artigo).
  9. Adiciono as frases e termos que quero em negrito.
  10. Vejo se consigo linkar essa página à outras do WP Total e vice-versa.
  11. Contextualizo todos os links.
  12. Um dia depois releio tudo para saber se ficou tudo ok.
  13. Publico o conteúdo.

Você não precisa fazer exatamente como eu, mas fica a sugestão caso precise colocar uma rotina de SEO em prática.

Essas dicas de SEO para WordPress são a garantia de estar na primeira página?

mais dicas de seo

Não. Elas são a garantia de que você otimizou o seu conteúdo ao máximo e que fez sua parte para alcançar bons resultados.

É importante lembrar que enquanto você otimiza seus posts, outras pessoas também estão fazendo isso com o conteúdo delas.

No fim de tudo, não se trata de uma guerra de quem otimiza mais (até porque, se fosse por isso, você estaria escrevendo posts apenas para o Google, mas o foco será sempre o usuário). Se trata de adequar o seu conteúdo para pessoas de carne e osso .

E quem decide se o seu post está adequado ou não? O próprio usuário.

O Google consegue verificar se o seu conteúdo prende mais a atenção das pessoas, se ele consegue responder as dúvidas dele e se é o melhor dentre os outros resultados.

Ele usa dados de análise de usuário para definir isso.

Então faça sua parte, otimize ao máximo e responda o que usuário quer saber. Com certeza isso fará com que você chegue à primeira página, receba mais visitantes e até mesmo mais clientes.

Um forte abraço!

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