Links internos: o que são e qual a importância deles para o SEO do seu site

Utilizar bons links internos pode fazer muita diferença na sua estratégia de SEO. Por isso, confira as dicas de como utilizá-lo corretamente.

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Foto de Lucas Tavares
links internos

A pesquisa do Google se tornou uma grande competição pela atenção dos visitantes. Todos os dias, milhares de novas páginas são criadas e brigam incessantemente por visibilidade. É aí que entra o SEO (search engine optimization, ou otimização para os mecanismos de busca em português), um conjunto de práticas que visam destacar seu conteúdo e páginas perante o Google. Das ações de SEO, uma das mais negligenciadas é a inserção de links internos.

Os links internos são uma ferramenta poderosa e, até mesmo, subestimada, capaz de aumentar consideravelmente o desempenho e a relevância de um site no Google

Neste artigo, mostraremos o que são links internos, como eles funcionam e quais seus principais benefícios para a sua estratégia de otimização para os sistemas de busca. Além disso, explicaremos quais as práticas recomendadas para a criação e estruturação otimizada de links internos, fazendo com que você desenvolva rede poderosa de páginas interconectadas.

O que é SEO?

seo

SEO é a sigla que significa "Search Engine Optimization" (Otimização para Mecanismos de Busca, em português). Como já informado, é um conjunto de ações, recomendações e estratégias (como inserir uma meta descrição) para aumentar a visibilidade e o posicionamento das suas páginas nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google, Bing, Yahoo e outros (mas, claro, principalmente o Google).

O principal objetivo do SEO é intensificar e melhorar a quantidade e a qualidade do tráfego orgânico (aquele que você não precisa pagar para seus resultados aparecerem) que um site recebe. Em outras palavras, conquistar visitantes via pesquisas feitas no Google

Quanto mais otimizado, nos critérios definidos pelos buscadores, um site estiver, maior será a probabilidade dele ser mostrado nas primeiras páginas do Google, gerando uma avalanche incrível de novos visitantes diariamente.

Entretanto, é essencial deixar claro que o SEO não é uma fórmula mágica que se segue e automaticamente seu site recebe visitas. Se fosse assim, não haveria espaço para o primeiro lugar, uma vez que todos os sites estariam devidamente otimizados. 

O Google considera uma série de padrões em seu algoritmo para o rankeamento das páginas. Por isso, SEO se mostra um trabalho contínuo que requer atualizações frequentes, uma vez que os mecanismos de busca também estão passando por novas atualizações. 

Links internos são links que conectam uma página de um site a outras páginas do mesmo site. Ou seja, são links que levam o visitante para outras páginas do mesmo domínio ou site em que ele está navegando. 

Como a própria nomenclatura indica, links externos são links que redirecionam o visitante para fora do seu site. Eles também possuem sua utilidade, principalmente para gerar contexto ao que está sendo escrito para o Google, ao vincular seu conteúdo a outras páginas relevantes. Porém, esses são mais fáceis de inserir, diferente dos internos, que muitos proprietários de site esquecem.

vantagens de links internos

Existem inúmeros benefícios dos links internos para SEO. Listaremos os mais relevantes abaixo.

Diminuição da taxa de rejeição

A taxa de rejeição de um site é aquela que verifica a porcentagem de visitantes que desistem da sua página e vão para a de um concorrente. Ao utilizar bastante links internos, é provável que um usuário visite mais de uma página sua. Os buscadores veem essa ação de forma positiva, uma vez que indica que os visitantes gostaram tanto do seu conteúdo, que foram conferir outros do mesmo site. 

Dessa forma, a taxa de rejeição reduz consideravelmente e o Google tende a ver seu conteúdo com bons olhos, facilitando bons raqueamentos de palavras-chave no futuro.

Melhor experiência de usuário

Inserir bons links internos é também tornar a experiência do usuário positiva, pois ele evita ter que pesquisar diversos tópicos de um assunto, sendo que os links podem levá-lo a se aprofundar mais de forma orgânica

Sem falar que links âncora, esses que utilizamos na tabela de conteúdo de cada post, é também considerado interno, facilitando a vida do usuário que deseja partir especificamente para um tópico ou ter um breve resumo de todos os tópicos abordados.

Distribuição de autoridade entre as páginas

Antigamente o Google possuía o page rank, um sistema que dava uma nota de 1 a 5 para as páginas. Quanto maior o page rank, melhor o desempenho da página nas pesquisas. Esse sistema interno ainda evoluiu para os algoritmos atuais e cada página também compartilha o rank dela com as outras, gerando muito mais autoridade.

De forma geral, é como se a página mais linkada do seu site tivesse mais destaque do que as outras e promover a criação de links internos ajuda bastante a fazer os buscadores identificarem quais seus conteúdos mais relevantes.

Aumento do tempo de permanência no site

Se existem links internos em um conteúdo, as chances de um visitante clicar em um deles e permanecer mais tempo no site aumenta bastante. Sendo assim, é uma ótima estratégia, principalmente com a possibilidade abrir diversas aba no navegador.

Facilitação da indexação de páginas

Os robôs do Google encontram novas páginas para indexação baseada no link de páginas já indexadas. Isso significa que se a página X não está indexada, o Google pode encontrar ela, assim que você a referenciar na página Y. 

Claro que há soluções mais efetivas, como o envio de sitemaps, mas a utilização de links internos já ajuda bastante e torna esse trabalho bem menor.

Nessa etapa do artigo, mostraremos as melhores práticas para inserir links internos no conteúdo do seu site. Recomendamos que todos os itens abaixo sejam colocados em prática, para garantir uma maior eficácia das estratégias apresentadas.

Revise o conteúdo relacionado antes da publicação dos seus posts

Antes de publicar seus conteúdos mais recentes, insira no seu checklist de produção a inserção de links internos. Isso é algo solicitado, inclusive, por plugins de SEO, como o Yoast SEO. 

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Nós, por exemplo, antes de finalizarmos cada artigo, como estamos com as palavras “frescas” na nossa mente. Abrimos toda a página de listagem de posts do WordPress e lemos título por título ao ponto de encontrar os conteúdos que mais se encaixam naquele. Dessa forma, se garante que foi gerada a contextualização necessário entre cada post. 

Outra estratégia interessante é verificar as outras postagens de determinada categoria e inseri-la em seu post. Por exemplo, digamos que estejamos escrevendo um artigo sobre SEO, como esse. Para encontrar postagens similares que podem ser linkadas, basta irmos à categoria SEO do WP Total e linkarmos o máximo de posts possível.

Outro exemplo, para ficar mais claro, imagine que seu blog se trata de marketing digital, e está escrevendo um artigo sobre ideias de título. Você pode ir à categoria copywriting (supondo que ela exista, claro) e linkar todos os artigos contidos nela. 

Um ponto importante quando se trata da linkagem entre artigos é de inserir os links em palavras-chaves contextualizadas. Por exemplo, se for linkar um artigo que fala sobre “como fazer pipoca”, faça esse link na palavra-chave correta: “pipoca”.

Muitos acabam utilizando chamadas genéricas como: “clique aqui”, “confira essa receita” ou “dê um olhada nesse post”. Esse tipo de estratégia faz com que o link perca seu poder de contextualização para SEO. 

Revisite conteúdos antigos

De nada adianta inserir links de postagens antigas nas novas postagens se você também não faz o inverso disso. Pelo menos uma vez por mês, revisite seus posts antigos e veja se é possível vincular novos conteúdos a eles, aumentando ainda mais a rede de conexões entre cada página. 

Claro que isso se torna um desafio imenso se houverem muitas páginas a serem verificadas. Ainda assim, é algo que vale a bastante a pena e interliga os conteúdos de forma correta. 

Além dos links inseridos manualmente, existem outras maneiras de colocar links internos nos seus posts, falaremos sobre cada um deles: 

1. Insira um widget ou plugin de posts relacionados

Plugins como o Related Posts Thumbnails plugin for WordPress permitem que posts relacionados, com miniaturas, sejam mostrados no final de cada conteúdo publicado. Dessa forma, se automatiza o processo de inserção de links internos. 

Links âncoras são links que ao invés de levar para outra página, levam para uma seção específica da página, servindo como um breve resumo do conteúdo a ser lido a seguir. 

Caso não saiba, o nome desses elementos são “Table of contents” ou tabela de conteúdos, em português. Eles são gerados automaticamente com a utilização de plugins como o Easy Table of Contents.

3. Sidebar com categorias destacadas

Seguindo a estrutura padrão adotada comumente em sites, temos a página inicial, as páginas principais, as categorias e os posts. Para reafirmar essa estrutura, é interessante inserir o link das categorias na sidebar do seu tema. Dessa forma, é até mais fácil para o usuário descobrir posts similares que podem ser do interesse dele. Isso pode ser feito facilmente por meio de Widgets de lista. 

Quantos links internos são ideais em uma página?

Quantos forem possíveis, desde que se tenha bom senso. Muitas vezes, para inserir um link interno será necessário escrever mais algumas palavras do seu conteúdo ou até mesmo trocar algumas palavras para dar o contexto necessário, mas se precisar “forçar demais a barra” para um link se encaixar, é sinal de que seja melhor evitar inserir esse link em específico. 

Posso usar links internos em imagens?

Você pode utilizar links internos em imagens, mas a imagem precisa ter um indicativo de clique. Como? Através de informações dentro da própria imagem ou indicativo de texto próximo. Se feito em excesso (sem esse aviso) o Google pode achar que está otimizando demais o conteúdo desnecessariamente, o que gera resultados negativos em SEO. 

Os links internos devem abrir em uma nova aba ou na mesma aba?

Por convenção, links internos devem abrir na mesma aba e links externos em uma nova aba. Há muitos sites que fazem com que todos os links abram em outras abas na esperança disso gerar mais tempo de permanência no site, mas não é uma estratégia recomendada, principalmente do ponto de vista de usabilidade.

Os links internos têm algum impacto no tempo de carregamento da página?

Os links internos não geram impacto no tempo de carregamento das páginas. Mesmo que isso gere um pequeno código a mais que pode somar míseros bits no tamanho da página, o impacto é tão minúsculo que tende a ser desprezado em cálculos desse tipo. 
Portanto, não tenha medo de inserir uma grande quantidade de links, se notar que eles se encaixam no conteúdo em questão.

Como posso rastrear a eficácia dos meus links internos?

Sites como o Google Analytics e Google Search Console podem te mostrar a origem de tráfego das páginas acessadas. Quando essa origem é proveniente, em boa parte, do próprio site, é sinal de que os links internos estão otimizadas e funcionando como deveriam.

Posso usar links internos para páginas de promoções temporárias?

É possível utilizar links internos para páginas de promoções temporárias, mas é necessário estar atento sobre a existência futura dessas páginas. Porque se a página da promoção for excluída ou tiver seu endereço alterado, os links internos se tornarão páginas de erro 404 ou links quebrados, algo que reduz as possibilidades da sua página atingir um ranking alto nos resultados do Google.

No artigo de hoje mostramos o que são links internos, para que servem e qual o potencial deles em relação ao SEO do site. Esperamos que todo o conteúdo tenha sido claro, prático e sem dúvidas. Porém, caso ainda exista alguma, fale conosco na seção de comentários abaixo.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!