O que é Meta Description e por que otimizá-la ao máximo? (um tutorial simples que faz muita diferença)

Inserir a meta description ou meta descrição correta pode te ajudar a trazer mais visitantes agora mesmo. Saiba como.

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Foto de Lucas Tavares
meta descrição

A meta descrição, chamada também de “meta description” pela comunidade brasileira de desenvolvimento de sites, é o pequeno texto que aparece abaixo do título de uma página quando se faz uma pesquisa em buscadores, como o Google. De forma geral, a meta description é um trecho de código HTML que resume o conteúdo da página, tendo a utilidade de fazer o usuário clicar no link, gerando mais visitas ao seu site.

Na imagem abaixo, a meta descrição está destacada em vermelho. Pegamos ela do artigo sobre WordPress Hackeado.

meta description

Por mais que a meta description seja ignorada pela maioria dos proprietários de site, ao não ter um peso extremamente significativo para SEO, se bem otimizada, ela consegue aumentar muito o tráfego do seu site.

Nesse artigo, falaremos bastante sobre como otimizar a meta descrição de forma efetiva para conseguir muito mais resultados com suas páginas. Além disso, mostraremos como fazer isso diretamente do WordPress, através do plugin Yoast SEO (antigo SEO by Yoast). 

A história da meta descrição ou meta description

A meta description existiu desde os anos iniciais do Google como buscador. Servindo como “texto de apoio” para o link referenciado na pesquisa. 

Durante muito tempo, o comprimento recomendado da meta descrição era de 150 a 170 caracteres. Não havia um número exato porque o tamanho não era em quantidade de caracteres, mas em pixels disponíveis em tela. 

Detalhe: estamos falando de um valor entre 150 a 170 caracteres, mas, tecnicamente, a sua meta descrição pode ter o tamanho que quiser. Esse limite é apenas relacionado à parte da meta descrição que será mostrada pelo Google antes que ele a corte para caber nos resultados de busca. 

No final do ano de 2017, a Google aumentou o tamanho da meta descrição para cerca de 300 caracteres. Nessa fase, a maioria dos sites atualizou a meta description para ocupar ainda mais espaço nas buscas, mesmo o buscador tendo orientado não fazerem isso.

Por causa disso, em maio de 2018, a Google reduziu novamente o tamanho da meta descrição para seu valor antigo, cerca de 160 caracteres, fazendo com que os responsáveis pelo SEO dos sites tivessem mais um período de adaptação. 

Todo esse acontecimento ocorreu por conta do aumento das páginas de resultados do Google de 500 para 600 pixels, ainda em anos anteriores, como em 2016. 

A meta description ou meta descrição é obrigatória?

Não. Na ausência de uma, o Google insere a que ele considera mais relevante para o usuário. Entretanto, ao permitir que o buscador faça isso, se perde a possibilidade de criar um “argumento” eficaz para o usuário clicar no seu link.

A importância da meta descrição ou meta description para o SEO

meta descrição

A meta description não tem impacto direto no SEO. Em outras palavras, o que se escreve nela, do ponto de vista do buscador, não afeta as visitas que seu site receberá. 

Porém, do ponto de vista humano, o texto dela pode servir para influenciar diretamente a decisão do usuário de clicar no link da sua página. Dessa forma, podemos definir que a meta descrição tem um fator importante para SEO, embora não seja “computada” para a definição do ranking de pesquisa.

Ainda assim, existem práticas recomendadas por especialistas em SEO, como inserir a palavra-chave do conteúdo nela e priorizar aspectos mais “emocionais” para convencer o usuário a acessar a página. Fique tranquilo que entraremos em detalhes sobre isso no decorrer do conteúdo.

Como inserir a meta descrição ou meta description em HTML

Esse tópico pode ser técnico demais para usuários que não são desenvolvedores. Se for o caso, passe para o próximo, em que ensinaremos como inserir a meta descrição através do WordPress.

De acordo com a W3Schools, a tag <meta> possui diversos atributos e é suportada por todos os navegadores. De forma geral, todos os itens internos da tag tem o objetivo de indicar ao navegador e buscadores (e não ao usuário) informações relevantes sobre dados da página.

Seus principais atributos são:

  • keywords: definição das palavras-chave do conteúdo.
  • description: a descrição da página, justamente o atributo que utilizaremos abaixo.
  • author: o autor da página.
  • refresh: atributo com o objetivo de reiniciar a página a cada quantidade de segundos definida.
  • viewport: para definir o tamanho da view, muito utilizada por sites responsivos.

Para definir a meta descrição, utilize o código abaixo antes do final da tag </head> do site. Caso tenha dúvidas, leia o artigo Melhores Práticas para alterar arquivos do seu site.

<meta name="description" content="Insira sua meta descrição aqui">

Como inserir a meta descrição nos posts do WordPress usando o Yoast SEO

O Yoast SEO é o principal plugin de SEO de toda a comunidade WordPress. Em muitas hospedagens ele já vem instalado por padrão

O plugin possui funcionalidades como:

  • Melhorias técnicas automáticas de SEO. 
  • Sitemaps XML avançados.
  • Templates de títulos e meta descrição.
  • Controle total dos breadcrumbs.
  • Maior velocidade de carregamento do site através do controle de dados.

Para inserir a sua meta description, abra a tela de criação do post que deseja no WordPress, desça a tela até chegar nas configurações do Yoast.

Detalhe: o mesmo tutorial funciona para páginas e posts, já que a tela de configuração do Yoast é a mesma. 

Amostra de meta descrição

Basta preencher a meta descrição no campo correspondente, como mostrado acima. Lembre-se de utilizar a palavra-chave que deseja ranquear no Google. 

Muito fácil, não é mesmo? Mas como inserir a meta descrição em páginas especiais do WordPress, como a inicial? Mostraremos abaixo.

Como inserir a meta description na página inicial do seu site WordPress

Vá no menu lateral do WordPress → Configurações → Tipos de conteúdo → Página Inicial e preença o campo meta descrição. 

configurações do Yoast

É possível alterar outras páginas especiais como categorias, status e tags logo abaixo. 

categorias e tags

Dicas para escrever uma boa meta descrição ou meta description

1. Use a palavra-chave logo no início

Embora o uso de palavras-chave na meta descrição não seja uma otimização comum de uso de keywords, como quando as repetimos durante o artigo, é importante reforçar que o assunto em questão será abordado no conteúdo, porque o Google pode destacar a palavra-chave em negrito, valorizando ainda mais a sua página para o usuário.

Por exemplo, se o seu conteúdo é sobre “remédios para dormir”, uma meta descrição possível seria:

“Usar remédios para dormir pode te ajudar a recuperar, de uma vez por todas, o sono. Saiba quais você pode comprar e quais os cuidados necessários”

2.  Alinhe com as expectativas do usuário

Todas as pesquisas possuem expectativas da parte do usuário. Por exemplo: 

  • Se o usuário pesquisa: “como fazer cappuccino”, ele espera um tutorial. 
  • Se pesquisa: “Quais os tipos de cappuccino”, espera uma lista. 
  • Se pesquisa: “cappuccino” ou “o que é cappuccino”, espera uma definição.

Saber exatamente o que o usuário deseja ver pode te ajudar a construir sua meta descrição. Aqui no WP Total, por exemplo, publicamos, em maioria, tutoriais. Logo, sabemos que o usuário quer resolver um problema, e deixamos isso claro nas meta descrições, através de sentenças como: “saiba como fazer isso agora”, “passos simples”, “a melhor maneira de de”. 

Para listas, é interessante utilizar sentenças como: “todos os tipos de”, “descubra todos os”, “lista completa de” e para definições, “descubra exatamente o que é”, “saiba de uma vez por todas”, “desvende o universo do”.

3. Utilize técnicas de copywriting 

Existem inúmeras técnicas de copywriting que podem te ajudar a escrever meta descriptions persuasivas. Uma das mais divulgadas, conhecidas e com ótimos resultados é a AIDA. 

Como funciona a técnica AIDA

AIDA é a sigla para (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é um macro método para entender o comportamento do usuário e, dessa forma, levá-lo de maneira mais satisfatória através do Funil de Vendas. 

O que muitos fazem é utilizar a AIDA para criação de títulos e meta descrições. Como? Através de uma adaptação usando os quatro elementos da fórmula: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Para isso, use palavras correspondente a cada item, por exemplo:

  • Atenção: “agora”, “urgente”, “de uma vez por todas”. 
  • Interesse: “valioso”, “incrível”, “impressionante”. 
  • Desejo: “melhor de todos”, “mais fácil”, “simples”.
  • Ação: “clique agora”, “saiba agora”, “descubra agora”, “veja agora”, “tempo limitado”.

Uma meta descrição sobre um tutorial ensinar a consertar vazamento, utilizando esses elementos da AIDA seria.

Essa é a maneira mais fácil (desejo) e impressionante (interesse) de consertar um vazamento de uma vez por todas (atenção). Saiba agora (ação) o método utilizado por encanadores experientes.

Lembre-se que os elementos do AIDA não precisam estar em ordem. O importante é utilizá-los.

Como funciona a técnica da previsão de objeções

Outra técnica de copywriting interessante, além da AIDA é a da previsão de objeções. Uma objeção é um motivo, consciente ou não, que um usuário tem para duvidar do que você está dizendo. Por exemplo, quando você escreve um tutorial sobre como ganhar dinheiro pela internet, é comum as pessoas pensarem: 

  • Isso não funciona. 
  • Isso só serve para quem já tem dinheiro.
  • Isso exige um alto nível de conhecimento.

Se você conhece seus visitantes, consegue rever essa objeções e eliminá-las diretamente na meta descrição, por exemplo:

Vamos te ensinar a ganhar dinheiro pela internet, mesmo que você só tenha um celular e jamais tenha ouvido falar de marketing digital. Dicas simples que funcionam e qualquer pessoa consegue aplicar”.

Para tutoriais de escrita, por exemplo, as principais objeções são:

  • Eu não sei escrever bem. 
  • Não tenho experiência para divulgar meus textos.
  • Só escritores experientes podem divulgar suas histórias.

Uma possível meta description seria:

A melhor maneira de publicar seus textos, mesmo que não se sinta experiente o suficiente, tenha dúvidas da qualidade da sua escrita e ache que só escritores experientes conseguem visibilidade”. 

Ter esse tipo de meta descrição gera identificação com o usuário, respeita as inseguranças dele e o faz ter vontade de clicar para ler seu conteúdo.

4. Não se preocupe de maneira excessiva

Não é necessário escrever a melhor meta description do mundo. Apenas se concentre em torná-la persuasiva o suficiente para atrair um número maior de cliques. 

Uma ótima maneira de saber qual a estrutura de texto que funciona melhor para a meta descrição é verificar a description do seu artigo mais acessado e copiar ela, adequando a outra palavra-chave. Isso pode te ajudar a fugir do bloqueio criativo na hora de escrevê-la. 

Muitos proprietários de blog copiam e colam as primeiras sentenças do conteúdo. Não é uma prática recomendável, mas pode ser uma boa saída quando não saber o que escrever.

5. Veja a concorrência

Quando for publicar um artigo sobre determinada palavra-chave, a pesquise no Google e veja a meta descrição dos seus concorrentes. Elas podem te dar uma ideia de como fazer melhor ou de qual estrutura funciona melhor para o tipo de conteúdo a ser publicado.

Dúvidas sobre meta description ou meta descrição

Posso confiar na meta descrição automática que o Google gera?

Pode sim, mas não é recomendável. Justamente pelo fato do Google inserir partes que ele considera relevante, mas se perde o fator humano, algo essencial para aumentar os resultados.

Além disso, plugins como o Yoast SEO deixariam de marcar a pontuação total de SEO caso não insira a meta descrição da forma correta.

Por que dizem que a meta descrição não tem peso para SEO?

Não tem peso direto para SEO porque é um fator muito pequeno em relação a todo o conteúdo da página e demais otimizações

Mas há um peso pessoal, vinculado aos visitantes, mesmo que não afete o algoritmo do Google em si. 

Só existe meta descrição para sites?

Não. Posts de redes sociais também possuem meta description do seu conteúdo. Clique na aba Social das configurações dentro da tela de criação de post. Lá é possível criar descrições diferentes para redes sociais específicas.
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Conclusão: meta descrição ou meta description no WordPress

Nesse artigo, mostramos o que é a meta descrição e como otimizar a meta description para o máximo de resultados em SEO

Esperamos que o conteúdo tenha sido muito valioso para você. Se tiver qualquer dúvida, escreva abaixo na seção dos comentários

Lembre-se também que otimizar a sua meta descrição pode ajudar a trazer diversos resultados positivos para seu blog ou site. No entanto, o importante é criá-las cada vez melhor, sem a necessidade de levar muito tempo para escrevê-las. Afinal de contas, elas são uma parte pequena de todo o processo de otimização para mecanismos de busca.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!