Os 14 melhores plugins de otimização no WordPress

Veja todos os plugins de otimização no WordPress que te ajudarão a ter mais tráfego, clientes e dinheiro (lista completa).

  • 15 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
plugins de otimização no wordpress

Você conhece os melhores plugins de otimização no WordPress? Com eles, você pode acelerar seu site, deixá-lo mais visível para os mecanismos de busca e alcançar maiores resultados orgânicos.

Nesse artigo, separamos os mais efetivos plugins em diferentes categorias. Cada sugestão foi testada, avaliada e aprovada por nossa equipe. Porém, as experiências podem variar de acordo com o objetivo.

Caso você tenha tido uma boa experiência com outros plugins de otimização no WordPress, além dos já testados, fale conosco nos comentários. Com certeza sua sugestão ajudará a contribuir mais ainda para esse conteúdo.

O que são plugins de otimização no WordPress?

Plugins de otimização no WordPress são os que possuem o objetivo de potencializar seu site para que ele performe da melhor maneira possível, gerando assim mais resultados com seu público-alvo.

Um site sem esses plugins, apenas com o WordPress padrão, perderia espaço para páginas mais rápidas, com design mais trabalhado e com carregamento veloz. Uma vez que essas otimizações são levadas em consideração pelo Google quando se trata de SEO (Search Engine Optimization - Otimização para sistemas de busca) e afetam diretamente o desempenho do seu site nos resultados das pesquisas na internet.

Qual a principal vantagem de usar plugins de otimização?

A principal vantagem de usar plugins de otimização no WordPress é aumentar o seu tráfego orgânico. Otimizando seu site é possível garantir maiores chances de aparecer nos primeiros resultados do Google, o que consequentemente te dá mais visibilidade, visitantes e potenciais clientes.

A longo prazo, todos esses resultados se convertem em valor financeiro para seu negócio, visto que esse tipo de tráfego, embora seja conquistado a longo prazo, tende a ser o mais específico.

O que é tráfego orgânico

Tráfego orgânico é aquele em que as pessoas acessam seu conteúdo naturalmente através das pesquisas no Google, sem a necessidade de ter investido um real sequer para isso. Diferente do tráfego orgânico, existe o tráfego pago, em que paga plataformas como Google e Meta para mostrar anúncios em outros sites, pesquisas e redes sociais.

Plugins de cache

Os plugins de cache são aqueles que otimizam os arquivos do seu site (normalmente os em formato HTML, CSS e PHP) de forma a fazê-lo abrir mais rápido quando acessado. A cache faz uma cópia desses arquivos mais frequentes em uma página e salva em formato menor no navegador do usuário. Assim, todas as vezes que a página for visualizada, ela abrirá numa velocidade maior.

Como a otimização em cache é uma só, a orientação é não utilizar mais de um plugin com esse propósito. Dentre as opções abaixo, escolha a que se encaixar melhor no seu perfil. Caso seja um usuário novato no WordPress ou experiente, isso fará total diferença na escolha.

1. WP Fastest Cache

WP Fastest Cache

Com mais de 1 milhão de instalações ativas, o WP Fastest Cache é um dos plugins de cache mais fáceis de trabalhar e por isso é também a principal sugestão para iniciantes. Ele possui uma interface criada a partir de checkboxes, em que cada um selecionado corresponde a ativação de uma função específica de otimização dele.

Além do mais, o WP Fastest Cache permite: suporte a SSL e CDNs, pré-carga de cache (em que, no primeiro acesso, toda a cache do site é feita de uma vez), uso de shortcodes para delimitar as páginas que terão cache, compressão e combinação de arquivos JS e CSS.

Baixe e instale o WP Fastest Cache.

2. W3 Total Cache

W3 Total Cache

O W3 Total Cache é um dos plugins de cache mais populares no WordPress e muitas vezes ocupa o top 3 em listas desse tipo. A vantagem principal dele é o fato dele ser completamente gratuito e de inúmeras alterações poderem ser feitas, bem mais do que o WP Fastest Cache, plugin anterior que falamos.

No entanto, essa mesma vantagem se mostra ruim para usuários iniciantes que ficarão perdidos em meio a tantos termos e opções diferentes.

Para os usuários experientes e gostam de realizar testes expressivos com o Google Page Speed, o W3 Total Cache com certeza vai te ajudar a atingir seus objetivos. Além de ser gratuito, a quantidade de otimizações a serem feitas são expressivas e ainda oferece suporte a SSL e CDN para aumentar mais ainda as possibilidades.

Baixe e instale o W3 Total Cache.

3. WP Rocket

WP Rocket

O WP Rocket é um plugin premium (ou seja, é necessário pagar para utilizá-lo) autodeclarado o melhor plugin de cache para WordPress. O plano Single, para apenas um site, custa 37 dólares, o equivalente a cerca de 200 reais. Diferente dos outros, por ser uma solução sofisticada, há uma garantia de performance e satisfação acima do encontrado em plugins gratuitos. De acordo com eles, 92% dos mais de 2300 clientes se dizem extremamente felizes com a solução.

Entretanto, diferente do esperado em plugins mais completos, a interface dele é simples e possui suporte a recursos como: Lazy Load (em que imagens carregam apenas quando necessárias), CloudFlare, pré-carregamento da cache, redução e concatenação de arquivos e otimização para o Google Fonts (algo jamais visto por nossa equipe em qualquer outro plugin da categoria).

Adquira e Instale o WP Rocket.

O problema de usar plugins de cache

Embora pouco comentado, pode existir um problema no uso de plugins de cache, que é perda de desempenho em hospedagens que já possuem cache no servidor, ou otimização dupla, como pode ser chamada.

Para entender melhor esse ponto, imagine a seguinte situação: a sua empresa de hospedagem já otimiza os sites via um sistema próprio (que tende a ser muito eficiente). Entretanto, por desconhecimento, você instala um plugin de cache. A otimização feita pelo plugin pode comprometer a otimização feita pelo servidor.

Logo, antes de instalar qualquer um dos plugins é necessário verificar se a sua hospedagem já utiliza algum sistema de cache por padrão. Se utiliza, você deve escolher entre utilizar o sistema nativo ou usar plugins para alcançar uma maior velocidade de carregamento. Os dois juntos tendem a gerar mais problemas do que soluções.

Quer acelerar ainda mais o seu site? Veja 8 dicas de como deixar o WordPress mais rápido

Plugins de SEO

Plugins para SEO são aqueles que te ajudam a configurar, de forma correta, o seu site para alcançar melhores posições nos resultados da busca. Com eles, cada página pode ter seus metadados alterados de forma a reforçar títulos e estrutura, bem como orientar ao usuário boas práticas de otimização.

Similar ao item anterior, escolha um plugin da sua preferência. Dois plugins dessa categoria, se usados em conjunto, prejudicam a otimização do outro, te fazendo ter perda de desempenho. Além do mais, embora possuam o mesmo objetivo, cada desenvolvedor criou uma estrutura própria de otimização para os plugins. Logo, opte pelo que achar mais fácil.

Dica: falamos muito sobre SEO no guia SEO para WordPress: as 15 melhores dicas para alcançar a primeira página do Google.

1. Yoast SEO

Yoast SEO

O Yoast SEO (antigo Seo by Yoast) é o mais popular dentre os plugins de otimização no WordPress para sistemas de busca. Ele possui mais de 5 milhões de instalações ativas e é fácil para iniciantes, porém com configurações bastante específicas para usuários avançados.

O plugin, mesmo em sua versão gratuita, é um verdadeiro canivete suíço, pois oferece:

  • Otimização de palavra-chave.
  • Pré-visualização de resultados na busca.
  • Verificador de legibilidade
  • Análise de conteúdo com checklist (para criar artigos que estejam verdadeiramente prontos para responder às pesquisas feitas no Google).

Particularmente, é o plugin recomendado para quem entende pouco de SEO e quer ter a prática necessária para alterações avançadas. Como é o mais popular, é extremamente simples encontrar tutoriais e boas práticas no Youtube.

Baixar e Instalar o Yoast SEO.

2. All in One SEO Pack

AIO SEO

O All in One SEO Pack é, como o próprio nome já diz, um pacote com diversas ferramentas capazes de aumentar seus resultados nos motores de busca em apenas um plugin.

Diferente de seus concorrentes, o All in One aposta numa boa interface e na simplicidade de configuração, em que basta preencher todos os campos que achar necessários, até seu site e conteúdo estiver com a nota recomendada por seu checklist no fim de cada post e página.

Embora o Yoast SEO, plugin anterior, tenha a maior popularidade, o All in One SEO não fica para trás de forma alguma, sendo de mesmo valor ou até maior, se comparado ao design e usabilidade. Em nossa percepção, ele pode ser mais popular para usuários iniciantes, justamente por descomplicar boa parte da configuração inicial, sem deixar de mostrar as opções importantes.

Baixe e instale o All in One SEO.

3. Rank Math SEO

Rank Math SEO

O Rank Math SEO é um plugin de otimização para motores de busca, como o Google, que utiliza inteligência artificial para contribuir com os resultados do seu site. É o primeiro plugin dessa categoria que utiliza uma IA para configurar automaticamente diversas funções, algo que o torna único dentro do WordPress.

A inteligência artificial usada no Rank Math SEO pode, inclusive, mostrar palavras-chave sugeridas assim que começa a digitar no campo correspondente, garantindo de imediato que há demanda para o conteúdo a ser escrito.

Além do mais, possui integração com Elementor SEO, Divi SEO e Page Builder SEO, sem falar na opção de otimizar seu conteúdo para mais de um palavra-chave (função paga em muitos outros plugins).

Caso possua outros plugins de otimização no WordPress dentro do tópico SEO, ele permite migrar automaticamente as configurações do Yoast, AIO e outros, assim, fazendo a troca de plugin ser muito mais fácil.

Baixe e instale o Rank Math SEO.

Plugins para comprimir imagens

Os plugins para compressão de imagens são aqueles que otimizam imagens para ficarem mais leves e rápidas de serem mostradas em qualquer navegador. Isso possibilita ganhar mais velocidade de carregamento, menor espaço em disco e uma experiência relevante de usuário.

Cada um dos plugins dessa categoria funciona de forma muito similar, com exceção de poucos recursos que o diferenciam. O ideal é verificar, por conta própria, quais recursos são essenciais para sua estratégia de conteúdo. Explicaremos abaixo alguns termos essenciais, antes de listarmos os plugins.

Lossy e Lossless

Lossy ou Lossless são dois formatos de otimização de imagens. O primeiro, se trata da compressão de um arquivo de imagem, a fazendo perder qualidade, mas não ao ponto de ser incômodo para você ou para usuários (com raras exceções).

Já na otimização Lossless não perde qualidade, mas a otimização não consegue ser tão grande. Normalmente a escolha entre esses dois tipos de otimização é pessoal.

Preferencialmente, como a internet é um ambiente que prioriza mais velocidade que design, a otimização Lossy parece mais atrativa, embora isso dependa do contexto do site também.

Lazy Load

O Lazy Load é um recurso de otimização de imagens que só a faz carregarem quando necessário. Dessa forma, garante que a página abra mais rápido para o usuário e que a experiência dele não seja afetada em conteúdos maiores, como posts longos e páginas de portfólio.

É um recurso extremamente recomendado, desde que o seu tema não apresente problemas com ele, visto que alguns temas, principalmente os que usam imagens combinadas, podem perder o poder de alternação de figuras, causando duplicidade. Felizmente, isso é bem difícil de acontecer, mas fica a recomendação de realizar testes.

Dica: leia o artigo Como otimizar imagens no WordPress e fazer seu site carregar (muito) mais rápido.

1. Smush

Smush - plugins de otimização no WordPress

O Smush (antigo Smush.it) é um plugin de otimização e compressão de imagens premiado, mais de uma vez, como o melhor plugin da categoria. Além de também possuir mais de um 1 milhão de instalações ativas e possui uma versão premium com até 2 vezes mais compressão.

Seu método de otimização padrão é o lossless. Ou seja, ele remove metadados da imagem e a redireciona, se necessário. Mas não reduz a qualidade dela.

Baixar e instalar o Smush.

2. TinyPNG

TinyPNG

O TinyPNG, antes de um plugin WordPress, é também um serviço muito conhecido por redimensionar e comprimir imagens, com a vantagem de ter suporte para WebP, um formato extremamente leve, feito para o uso em mídias digitais.

Após o envio de imagens para o seu site, cada uma delas é encaminhada para o serviço do TinyJPG ou TinyPNG, a depender do formato. Com isso, o algoritmo dele avalia qual o melhor método de compressão e envia a imagem completamente otimizada de volta para seu servidor.

Nas estimativas da própria plataforma, JPEGs ficam até 60% menos e PNGs ficam até 80% sem perda visível de qualidade.

Baixe e instale o Tiny PNG.

Plugins de usabilidade

Plugins de usabilidade são aqueles que te possibilitam tornar mais agradável a experiência com seu site, entendendo por dados específicos como posicionar e relacionar cada elemento para provocar o mínimo de ruído na comunicação entre o site e o usuário.

Cada um dos plugins de otimização no WordPress listados abaixo possuem funções bem diferentes, sendo aconselhável instalar todos e configurá-los de forma que toda a parte visual e de conteúdo esteja otimizado para seus visitantes.

1. Crazy Egg

CrazyEgg - Plugins de otimização no WordPress

O Crazy Egg é um plugin para WordPress com uma premissa simples: mostrar onde os usuários estão clicando no seu site. Qual a vantagem de saber isso? Entender o porquê determinado link, botão ou conteúdo está sendo ignorado e posicionar os elementos corretos onde o usuário está acostumado a interagir.

Baixe e instale o Crazy Egg.

2. Akismet

Akismet Spam Protection

O Akismet é um plugin com objetivo de barrar comentários de SPAM no seu site. Ele vem instalado de forma padrão em toda instalação do WordPress, mas é ignorado por muitos usuários, mesmo os experientes.

O filtro de SPAM do Akismet coopera diretamente para que seus visitantes não tenham experiências ruins com comentários repetitivos, anúncios inválidos ou tentativa de roubo de dados.

Baixe e instale o Akismet.

Plugins para encontrar erros

É comum erros acontecerem no WordPress e você não ficar sabendo. Felizmente, foram desenvolvidos plugins que te ajudam a lidar com cada uma dessas falhas e corrigi-las, se necessário. Os dois mais expressivos nessa categoria estão apresentados abaixo.

Broken Link Checker

O Broken Link Checker é um plugin de verificação de links quebrados no WordPress. Sua principal vantagem consiste na pesquisa e correção de links com problemas no seu conteúdo. Sejam aqueles que não redirecionam para lugar nenhum ou que redirecionam para páginas com erro.

Com isso, seus posts ficam otimizados e favorecem boas experiências para o usuário. Sem falar em ganhar pontos com o Google que vê links quebrados como um desfavorecedor nos resultados de busca.

Baixe e instale o Broken Link Checker.

2. Diagnóstico e Resolução de Problemas

Diagnóstico e Resolução de Problemas - Plugins de otimização no WordPress

O Diagnóstico e Resolução de Problemas é um plugin de otimização no WordPress feito pela própria comunidade oficial. A função dele, como o nome já diz de forma clara, é encontrar problemas (ocultos ou não) e apresentar soluções para que sejam removidos.

É essencial procurar por esses erros, tanto pela integridade da instalação, quanto por muitos deles poderem afetar seus resultados no Google e com seus visitantes. No entanto, boa parte dos dados apresentados pelo plugin, bem como soluções, talvez sejam pouco compreensíveis para usuários iniciantes.

Baixe e instale o Diagnóstico e Resolução de Problemas.

Plugins de limpeza

Plugins de limpeza são aqueles que te ajudam a economizar espaço em disco e otimizar o banco de dados da sua instalação do WordPress. Apesar do CMS já ser otimizado, é sempre possível alcançar maiores níveis de performance.

1. Advanced Database Cleaner

Advanced Database Cleaner

O Advanced Database Cleaner é um plugin de limpeza de banco de dados para WordPress. Ele te permite eliminar CSS e JS não utilizados, rascunhos antigos, comentários SPAM e revisões desatualizadas. Tudo isso pesa no servidor e pode ser deletado com segurança e facilidade.

Além do mais, é possível:

  • Escolher os itens a serem eliminados.
  • Programar as limpezas de banco de dados.
  • Utilizar em instalações com WordPress Multisite.

Baixe e instale o Advanced Database Cleaner.

2. WP-Sweep

WP-Sweep

O WP-Sweep é um plugin de otimização no WordPress com foco em simplicidade e limpeza de dados como comentários deletados, revisões e demais elementos que pesam na sua instalação. É um plugin que possui integração com outros já conhecidos dentro do universo WordPress, o que possibilita uma limpeza bem mais profunda.

Baixe e instale o WP-Sweep.

Conclusão: os melhores plugins de otimização no WordPress

Nós esperamos, de verdade, que todos os plugins sugeridos possam te ajudar a otimizar o seu site. Como dito em certos tópicos, não é necessário instalar todos, visto que um pode limitar o nível de otimização do outro. Logo, a sugestão é testar essas otimizações e usar ferramentas como Google Page Speed para verificar a contribuição real de plugin.

Qualquer outra sugestão ou experiência, compartilhe conosco nos comentários. Tenho certeza que ajudará outros usuários a aumentarem o desempenho real de seus sites, tendo, no final das contas, mais sucesso, visitas e faturamento.

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Ótima hospedagem por EXCELENTE preço.

-80