Você conhece os melhores plugins de otimização no WordPress? Com eles, você pode acelerar seu site, deixá-lo mais visível para os mecanismos de busca e alcançar maiores resultados orgânicos.
Nesse artigo, separamos os mais efetivos plugins em diferentes categorias. Cada sugestão foi testada, avaliada e aprovada por nossa equipe. Porém, as experiências podem variar de acordo com o objetivo.
Caso você tenha tido uma boa experiência com outros plugins de otimização no WordPress, além dos já testados, fale conosco nos comentários. Com certeza sua sugestão ajudará a contribuir mais ainda para esse conteúdo.
O que são plugins de otimização no WordPress?
Plugins de otimização no WordPress são os que possuem o objetivo de potencializar seu site para que ele performe da melhor maneira possível, gerando assim mais resultados com seu público-alvo.
Um site sem esses plugins, apenas com o WordPress padrão, perderia espaço para páginas mais rápidas, com design mais trabalhado e com carregamento veloz. Uma vez que essas otimizações são levadas em consideração pelo Google quando se trata de SEO (Search Engine Optimization - Otimização para sistemas de busca) e afetam diretamente o desempenho do seu site nos resultados das pesquisas na internet.
Qual a principal vantagem de usar plugins de otimização?
A principal vantagem de usar plugins de otimização no WordPress é aumentar o seu tráfego orgânico. Otimizando seu site é possível garantir maiores chances de aparecer nos primeiros resultados do Google, o que consequentemente te dá mais visibilidade, visitantes e potenciais clientes.
A longo prazo, todos esses resultados se convertem em valor financeiro para seu negócio, visto que esse tipo de tráfego, embora seja conquistado a longo prazo, tende a ser o mais específico.
O que é tráfego orgânico
Tráfego orgânico é aquele em que as pessoas acessam seu conteúdo naturalmente através das pesquisas no Google, sem a necessidade de ter investido um real sequer para isso. Diferente do tráfego orgânico, existe o tráfego pago, em que paga plataformas como Google e Meta para mostrar anúncios em outros sites, pesquisas e redes sociais.
Plugins de cache
Os plugins de cache são aqueles que otimizam os arquivos do seu site (normalmente os em formato HTML, CSS e PHP) de forma a fazê-lo abrir mais rápido quando acessado. A cache faz uma cópia desses arquivos mais frequentes em uma página e salva em formato menor no navegador do usuário. Assim, todas as vezes que a página for visualizada, ela abrirá numa velocidade maior.
Como a otimização em cache é uma só, a orientação é não utilizar mais de um plugin com esse propósito. Dentre as opções abaixo, escolha a que se encaixar melhor no seu perfil. Caso seja um usuário novato no WordPress ou experiente, isso fará total diferença na escolha.
1. WP Fastest Cache
Com mais de 1 milhão de instalações ativas, o WP Fastest Cache é um dos plugins de cache mais fáceis de trabalhar e por isso é também a principal sugestão para iniciantes. Ele possui uma interface criada a partir de checkboxes, em que cada um selecionado corresponde a ativação de uma função específica de otimização dele.
Além do mais, o WP Fastest Cache permite: suporte a SSL e CDNs, pré-carga de cache (em que, no primeiro acesso, toda a cache do site é feita de uma vez), uso de shortcodes para delimitar as páginas que terão cache, compressão e combinação de arquivos JS e CSS.
Baixe e instale o WP Fastest Cache.
2. W3 Total Cache
O W3 Total Cache é um dos plugins de cache mais populares no WordPress e muitas vezes ocupa o top 3 em listas desse tipo. A vantagem principal dele é o fato dele ser completamente gratuito e de inúmeras alterações poderem ser feitas, bem mais do que o WP Fastest Cache, plugin anterior que falamos.
No entanto, essa mesma vantagem se mostra ruim para usuários iniciantes que ficarão perdidos em meio a tantos termos e opções diferentes.
Para os usuários experientes e gostam de realizar testes expressivos com o Google Page Speed, o W3 Total Cache com certeza vai te ajudar a atingir seus objetivos. Além de ser gratuito, a quantidade de otimizações a serem feitas são expressivas e ainda oferece suporte a SSL e CDN para aumentar mais ainda as possibilidades.
Baixe e instale o W3 Total Cache.
3. WP Rocket
O WP Rocket é um plugin premium (ou seja, é necessário pagar para utilizá-lo) autodeclarado o melhor plugin de cache para WordPress. O plano Single, para apenas um site, custa 37 dólares, o equivalente a cerca de 200 reais. Diferente dos outros, por ser uma solução sofisticada, há uma garantia de performance e satisfação acima do encontrado em plugins gratuitos. De acordo com eles, 92% dos mais de 2300 clientes se dizem extremamente felizes com a solução.
Entretanto, diferente do esperado em plugins mais completos, a interface dele é simples e possui suporte a recursos como: Lazy Load (em que imagens carregam apenas quando necessárias), CloudFlare, pré-carregamento da cache, redução e concatenação de arquivos e otimização para o Google Fonts (algo jamais visto por nossa equipe em qualquer outro plugin da categoria).
Adquira e Instale o WP Rocket.
O problema de usar plugins de cache
Embora pouco comentado, pode existir um problema no uso de plugins de cache, que é perda de desempenho em hospedagens que já possuem cache no servidor, ou otimização dupla, como pode ser chamada.
Para entender melhor esse ponto, imagine a seguinte situação: a sua empresa de hospedagem já otimiza os sites via um sistema próprio (que tende a ser muito eficiente). Entretanto, por desconhecimento, você instala um plugin de cache. A otimização feita pelo plugin pode comprometer a otimização feita pelo servidor.
Logo, antes de instalar qualquer um dos plugins é necessário verificar se a sua hospedagem já utiliza algum sistema de cache por padrão. Se utiliza, você deve escolher entre utilizar o sistema nativo ou usar plugins para alcançar uma maior velocidade de carregamento. Os dois juntos tendem a gerar mais problemas do que soluções.
Quer acelerar ainda mais o seu site? Veja 8 dicas de como deixar o WordPress mais rápido
Plugins de SEO
Plugins para SEO são aqueles que te ajudam a configurar, de forma correta, o seu site para alcançar melhores posições nos resultados da busca. Com eles, cada página pode ter seus metadados alterados de forma a reforçar títulos e estrutura, bem como orientar ao usuário boas práticas de otimização.
Similar ao item anterior, escolha um plugin da sua preferência. Dois plugins dessa categoria, se usados em conjunto, prejudicam a otimização do outro, te fazendo ter perda de desempenho. Além do mais, embora possuam o mesmo objetivo, cada desenvolvedor criou uma estrutura própria de otimização para os plugins. Logo, opte pelo que achar mais fácil.
Dica: falamos muito sobre SEO no guia SEO para WordPress: as 15 melhores dicas para alcançar a primeira página do Google.
1. Yoast SEO
O Yoast SEO (antigo Seo by Yoast) é o mais popular dentre os plugins de otimização no WordPress para sistemas de busca. Ele possui mais de 5 milhões de instalações ativas e é fácil para iniciantes, porém com configurações bastante específicas para usuários avançados.
O plugin, mesmo em sua versão gratuita, é um verdadeiro canivete suíço, pois oferece:
- Otimização de palavra-chave.
- Pré-visualização de resultados na busca.
- Verificador de legibilidade
- Análise de conteúdo com checklist (para criar artigos que estejam verdadeiramente prontos para responder às pesquisas feitas no Google).
Particularmente, é o plugin recomendado para quem entende pouco de SEO e quer ter a prática necessária para alterações avançadas. Como é o mais popular, é extremamente simples encontrar tutoriais e boas práticas no Youtube.
Baixar e Instalar o Yoast SEO.
2. All in One SEO Pack
O All in One SEO Pack é, como o próprio nome já diz, um pacote com diversas ferramentas capazes de aumentar seus resultados nos motores de busca em apenas um plugin.
Diferente de seus concorrentes, o All in One aposta numa boa interface e na simplicidade de configuração, em que basta preencher todos os campos que achar necessários, até seu site e conteúdo estiver com a nota recomendada por seu checklist no fim de cada post e página.
Embora o Yoast SEO, plugin anterior, tenha a maior popularidade, o All in One SEO não fica para trás de forma alguma, sendo de mesmo valor ou até maior, se comparado ao design e usabilidade. Em nossa percepção, ele pode ser mais popular para usuários iniciantes, justamente por descomplicar boa parte da configuração inicial, sem deixar de mostrar as opções importantes.
Baixe e instale o All in One SEO.
3. Rank Math SEO
O Rank Math SEO é um plugin de otimização para motores de busca, como o Google, que utiliza inteligência artificial para contribuir com os resultados do seu site. É o primeiro plugin dessa categoria que utiliza uma IA para configurar automaticamente diversas funções, algo que o torna único dentro do WordPress.
A inteligência artificial usada no Rank Math SEO pode, inclusive, mostrar palavras-chave sugeridas assim que começa a digitar no campo correspondente, garantindo de imediato que há demanda para o conteúdo a ser escrito.
Além do mais, possui integração com Elementor SEO, Divi SEO e Page Builder SEO, sem falar na opção de otimizar seu conteúdo para mais de um palavra-chave (função paga em muitos outros plugins).
Caso possua outros plugins de otimização no WordPress dentro do tópico SEO, ele permite migrar automaticamente as configurações do Yoast, AIO e outros, assim, fazendo a troca de plugin ser muito mais fácil.
Baixe e instale o Rank Math SEO.
Plugins para comprimir imagens
Os plugins para compressão de imagens são aqueles que otimizam imagens para ficarem mais leves e rápidas de serem mostradas em qualquer navegador. Isso possibilita ganhar mais velocidade de carregamento, menor espaço em disco e uma experiência relevante de usuário.
Cada um dos plugins dessa categoria funciona de forma muito similar, com exceção de poucos recursos que o diferenciam. O ideal é verificar, por conta própria, quais recursos são essenciais para sua estratégia de conteúdo. Explicaremos abaixo alguns termos essenciais, antes de listarmos os plugins.
Lossy e Lossless
Lossy ou Lossless são dois formatos de otimização de imagens. O primeiro, se trata da compressão de um arquivo de imagem, a fazendo perder qualidade, mas não ao ponto de ser incômodo para você ou para usuários (com raras exceções).
Já na otimização Lossless não perde qualidade, mas a otimização não consegue ser tão grande. Normalmente a escolha entre esses dois tipos de otimização é pessoal.
Preferencialmente, como a internet é um ambiente que prioriza mais velocidade que design, a otimização Lossy parece mais atrativa, embora isso dependa do contexto do site também.
Lazy Load
O Lazy Load é um recurso de otimização de imagens que só a faz carregarem quando necessário. Dessa forma, garante que a página abra mais rápido para o usuário e que a experiência dele não seja afetada em conteúdos maiores, como posts longos e páginas de portfólio.
É um recurso extremamente recomendado, desde que o seu tema não apresente problemas com ele, visto que alguns temas, principalmente os que usam imagens combinadas, podem perder o poder de alternação de figuras, causando duplicidade. Felizmente, isso é bem difícil de acontecer, mas fica a recomendação de realizar testes.
Dica: leia o artigo Como otimizar imagens no WordPress e fazer seu site carregar (muito) mais rápido.
1. Smush
O Smush (antigo Smush.it) é um plugin de otimização e compressão de imagens premiado, mais de uma vez, como o melhor plugin da categoria. Além de também possuir mais de um 1 milhão de instalações ativas e possui uma versão premium com até 2 vezes mais compressão.
Seu método de otimização padrão é o lossless. Ou seja, ele remove metadados da imagem e a redireciona, se necessário. Mas não reduz a qualidade dela.
2. TinyPNG
O TinyPNG, antes de um plugin WordPress, é também um serviço muito conhecido por redimensionar e comprimir imagens, com a vantagem de ter suporte para WebP, um formato extremamente leve, feito para o uso em mídias digitais.
Após o envio de imagens para o seu site, cada uma delas é encaminhada para o serviço do TinyJPG ou TinyPNG, a depender do formato. Com isso, o algoritmo dele avalia qual o melhor método de compressão e envia a imagem completamente otimizada de volta para seu servidor.
Nas estimativas da própria plataforma, JPEGs ficam até 60% menos e PNGs ficam até 80% sem perda visível de qualidade.
Plugins de usabilidade
Plugins de usabilidade são aqueles que te possibilitam tornar mais agradável a experiência com seu site, entendendo por dados específicos como posicionar e relacionar cada elemento para provocar o mínimo de ruído na comunicação entre o site e o usuário.
Cada um dos plugins de otimização no WordPress listados abaixo possuem funções bem diferentes, sendo aconselhável instalar todos e configurá-los de forma que toda a parte visual e de conteúdo esteja otimizado para seus visitantes.
1. Crazy Egg
O Crazy Egg é um plugin para WordPress com uma premissa simples: mostrar onde os usuários estão clicando no seu site. Qual a vantagem de saber isso? Entender o porquê determinado link, botão ou conteúdo está sendo ignorado e posicionar os elementos corretos onde o usuário está acostumado a interagir.
2. Akismet
O Akismet é um plugin com objetivo de barrar comentários de SPAM no seu site. Ele vem instalado de forma padrão em toda instalação do WordPress, mas é ignorado por muitos usuários, mesmo os experientes.
O filtro de SPAM do Akismet coopera diretamente para que seus visitantes não tenham experiências ruins com comentários repetitivos, anúncios inválidos ou tentativa de roubo de dados.
Plugins para encontrar erros
É comum erros acontecerem no WordPress e você não ficar sabendo. Felizmente, foram desenvolvidos plugins que te ajudam a lidar com cada uma dessas falhas e corrigi-las, se necessário. Os dois mais expressivos nessa categoria estão apresentados abaixo.
1. Broken Link Checker
O Broken Link Checker é um plugin de verificação de links quebrados no WordPress. Sua principal vantagem consiste na pesquisa e correção de links com problemas no seu conteúdo. Sejam aqueles que não redirecionam para lugar nenhum ou que redirecionam para páginas com erro.
Com isso, seus posts ficam otimizados e favorecem boas experiências para o usuário. Sem falar em ganhar pontos com o Google que vê links quebrados como um desfavorecedor nos resultados de busca.
Baixe e instale o Broken Link Checker.
2. Diagnóstico e Resolução de Problemas
O Diagnóstico e Resolução de Problemas é um plugin de otimização no WordPress feito pela própria comunidade oficial. A função dele, como o nome já diz de forma clara, é encontrar problemas (ocultos ou não) e apresentar soluções para que sejam removidos.
É essencial procurar por esses erros, tanto pela integridade da instalação, quanto por muitos deles poderem afetar seus resultados no Google e com seus visitantes. No entanto, boa parte dos dados apresentados pelo plugin, bem como soluções, talvez sejam pouco compreensíveis para usuários iniciantes.
Baixe e instale o Diagnóstico e Resolução de Problemas.
Plugins de limpeza
Plugins de limpeza são aqueles que te ajudam a economizar espaço em disco e otimizar o banco de dados da sua instalação do WordPress. Apesar do CMS já ser otimizado, é sempre possível alcançar maiores níveis de performance.
1. Advanced Database Cleaner
O Advanced Database Cleaner é um plugin de limpeza de banco de dados para WordPress. Ele te permite eliminar CSS e JS não utilizados, rascunhos antigos, comentários SPAM e revisões desatualizadas. Tudo isso pesa no servidor e pode ser deletado com segurança e facilidade.
Além do mais, é possível:
- Escolher os itens a serem eliminados.
- Programar as limpezas de banco de dados.
- Utilizar em instalações com WordPress Multisite.
Baixe e instale o Advanced Database Cleaner.
2. WP-Sweep
O WP-Sweep é um plugin de otimização no WordPress com foco em simplicidade e limpeza de dados como comentários deletados, revisões e demais elementos que pesam na sua instalação. É um plugin que possui integração com outros já conhecidos dentro do universo WordPress, o que possibilita uma limpeza bem mais profunda.
Conclusão: os melhores plugins de otimização no WordPress
Nós esperamos, de verdade, que todos os plugins sugeridos possam te ajudar a otimizar o seu site. Como dito em certos tópicos, não é necessário instalar todos, visto que um pode limitar o nível de otimização do outro. Logo, a sugestão é testar essas otimizações e usar ferramentas como Google Page Speed para verificar a contribuição real de plugin.
Qualquer outra sugestão ou experiência, compartilhe conosco nos comentários. Tenho certeza que ajudará outros usuários a aumentarem o desempenho real de seus sites, tendo, no final das contas, mais sucesso, visitas e faturamento.