WordPress SEO: o que é e como melhorar o posicionamento do seu site

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Foto de Lucas Tavares
WordPress SEO

Muitos negócios escolhem o WordPress como um sistema de gerenciamento de conteúdos para o site, por conta da possibilidade de otimização, fácil uso da ferramenta e disponibilidade de recorrer ao uso de palavras-chave com o WordPress SEO.

No entanto, apenas criar um site ou blog no WordPress não vai garantir o melhor posicionamento na página de resultados ou mesmo um melhor alcance frente aos consumidores. 

Por isso, é preciso alinhar estratégias de marketing e SEO ao uso da ferramenta, o que é facilitado na plataforma, que tem otimizações e plugins para auxiliar na estruturação e acompanhamento dessas técnicas.

Assim, é importante entender algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), pois este conceito pode ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site no Google e em outros buscadores, promovendo uma melhor utilização das ferramentas.

Isso porque a plataforma do WordPress possui recursos que estão de acordo com as práticas de SEO, promovendo que as marcas alcancem o tráfego orgânico e a visibilidade necessária para o sucesso do negócio.

O que é o WordPress e por que ele tem tanta popularidade?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdos muito utilizado na internet, responsável por boa parte dos sites que as pessoas navegam diariamente, devido ao uso fácil e intuitivo para a programação das páginas.

A plataforma começou como um blog e com o tempo se transformou em uma solução poderosa para a criação de sites e até para e-commerces (lojas virtuais). Isso fez com que o WordPress ganhasse popularidade, oferecendo aspectos como:

  • Uso simples e facilitado;
  • Amigável para o SEO;
  • Design adaptável e flexível;
  • Tem código aberto e uma comunidade para suporte e trocas de programação;
  • Pode ser customizado com temas e plugins, melhorando o uso;
  • Compatível com diferentes mídias.

Estes são apenas alguns dos pontos positivos que fizeram com que a plataforma se tornasse popular, chegando a ser cogitada como uma excelente ferramenta para as estratégias de Inbound Marketing para as marcas.

SEO no WordPress

O uso do WordPress não substitui as técnicas de SEO, porque, embora o CMS possa otimizar tempo e proporcionar a publicação de páginas diversas, as ferramentas são complementares, sendo o SEO fundamental para trazer mais legibilidade ao site.

Assim, é necessário disciplina, constância e recorrer a técnicas de marketing e SEO para conseguir o melhor ranqueamento do seu site nos buscadores (Google, Yahoo, Bing).

O SEO no WordPress torna o processo de otimização de páginas mais simples, até mesmo para os iniciantes. 

Um ponto importante que você deve se atentar é que mesmo utilizando o WordPress, é necessário criar conteúdos de qualidade e links relevantes para conseguir bons resultados.

Dicas básicas de SEO para o WordPress

Antes de iniciar o processo de otimização em busca de um bom posicionamento nos resultados de busca e tráfego orgânico, existem algumas dicas que podem ajudar neste processo:

1. Escolha um tema SEO-friendly

Há vários temas gratuitos que podem ser selecionados diretamente no painel do WordPress e, posteriormente, ajustados conforme o interesse da marca. 

No momento de escolher é importante pensar em um tema que seja bonito, funcional, intuitivo e SEO-friendly, pois temas que não tem esta proposta podem atrapalhar o crescimento do seu site.

Antes da instalação, fazer testes em ferramentas que ajudam a verificar se há problemas de desempenho e SEO é uma forma de estruturar melhor o espaço que será utilizado para as estratégias de Marketing do seu negócio.

2. Organize as estruturas dos links permanentes

Ao iniciar o uso do WordPress, a estrutura do site e páginas, ou seja, a URL, pode parecer um pouco estranha. Esta estrutura padrão pode não ser interessante para o SEO, devido ao uso de códigos e maior tamanho.

Uma estrutura de URL mais limpa, por exemplo, possui o nome de um post. É possível mudar isso nas configurações do WordPress e assim inserir o título da página e até uma palavra-chave na sua URL, algo que ajuda muito a ter resultados positivos nos resultados de buscas.

3. Otimize o site para dispositivos móveis

Usar um tema responsivo é muito importante para que os usuários possam acessar a sua página. 

Pensar na performance e adaptação a dispositivos móveis, por exemplo, é fundamental para ter sucesso, pois com o crescimento do acesso à internet, as pessoas realizam pesquisas pelo celular e diversas outras plataformas, sendo crucial garantir o pleno uso nas diferentes telas para fidelizar esse usuário.

Um site responsivo, permite postagens de vários conteúdos, com diferentes formatos, sendo uma ótima maneira de colocar as estratégias de Marketing de Conteúdo em prática, oferecendo soluções para as dúvidas dos usuários, independentemente de onde ele acessa essa informação.

4. Faça uma otimização das páginas e dos posts

A tag de título é um detalhe muito importante na página, pois é ela que informa ao Google o assunto da página e pode definir se os leitores irão visitar o site ou blog.

Por isso, nesse caso, é preciso desenvolver um título atraente e que contenha uma palavra-chave adequada aos assuntos abordados na página (e que tenham procura por parte do público). Além disso, é preciso pensar em um título entre 60 até 70 caracteres. 

Desse modo, o Google consegue verificar a importância daquele material e indexá-lo conforme o tema abordado, bem como os usuários podem identificar se é um texto que poderá sanar suas dúvidas.

Utilizando o plugin Yoast SEO é possível fazer todos os ajustes que torna as postagens mais otimizadas, ampliando as chances dos conteúdos aparecerem nos resultados de busca.

Algumas das vantagens de fazer SEO no WordPress são:

  • Possibilidade de utilizar vários plugins que ajudam na otimização;
  • Baixo custo de implementação;
  • Facilidade de uso;
  • Pode ter protocolos de segurança, como HTTPS ou certificado de SSL;
  • Fácil e rápida atualização dos códigos-fontes para atender os algoritmos.

Deste modo, com muitos benefícios, o processo de SEO no WordPress é uma maneira de aumentar as oportunidades de sucesso, sendo uma vantajosa técnica para ampliar  melhorar as ações de marketing, seja ele direcionado para o Twitter Ads ou para os mecanismos de busca, fortalecendo a imagem da marca.

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