Plugins de cache WordPress – Confira os 10 melhores

10-melhores-plugins-cache-wordpress

Não é à toa que quando o assunto é criar uma boa Experiência de Usuário, a velocidade no carregamento é um dos requisitos fundamentais. E é aí que turbinar o seu site um cache WordPress se torna necessário.

Imagine um blog ou um site que demora para carregar. Ainda que o processo de carregamento possa demorar alguns sites, tenha certeza que para o usuário a lentidão irá parecer uma eternidade.

Sendo assim, alguns segundos podem fazer toda a diferença para garantir que um site não seja abandonado pelo usuário antes mesmo de ser conhecido.

Hoje em dia é possível contar com várias ferramentas de cache WordPress que podem otimizar o desempenho do seu site, porém nem sempre é fácil optar pela mais adequada para o seu projeto.

Para saber mais, entenda os benefícios dessas ferramentas e confira as 10 opções de cache WordPress que separamos para você.

Os benefícios dos plugins de cache WordPress

O armazenamento de cache é muito importante para o desempenho do seu WordPress. No caso dos plugins de cache para WordPress, eles permitem que o servidor duplique conteúdos que já foram acessados.

Isso possibilita o carregamento mais veloz das páginas a partir do cache. Ou seja, esse plugin diminui o esforço para uma página ser exibida. Veja outras vantagens que ele oferece abaixo.

Melhora na Experiência do Usuário

O uso do cache traz mais velocidade de carregamento. Esse é um detalhe muito importante quando o assunto é uma boa de Experiência do Usuário. Um dos requisitos para uma navegação amigável é justamente a facilidade para acessar os conteúdos.

Possibilidade do servidor não utilizar tantos recursos

Esse detalhe está relacionado mais uma vez com a velocidade de carregamento, pois menos recursos permitem que o site se torne mais rápido. Isso é bastante vantajoso para sites estáticos.

Esses tipos de site contam com conteúdo fixo, que é sempre o mesmo para todos os usuários. Nesse contexto, os plugins de cache reduzem a carga no servidor.

A otimização nas páginas de resultado

O algoritmo do Google valoriza sites que levam em conta as exigências de uma satisfatória Experiência do Usuário. A velocidade no carregamento é uma delas.

Posto isso, o uso de plugins contribui para melhorar o ranqueamento nos buscadores, que é fundamental para proporcionar a qualquer projeto um bom alcance de público.

Conheça os 10 melhores plugins de cache WordPress

Em se tratando de plugins de cache WordPress é possível contar com opções interessantes. Alguns são pagos, outros são gratuitos, bem como uns se mostram mais intuitivos que os outros.

Levando em consideração as características do seu site e as funcionalidades de cada plugin, conheça então 10 alternativas de plugins de cache para WordPress.

1 – Cache Total W3

Esse é um dos plugins mais conhecidos. Tudo isso por causa de algumas funcionalidades bem interessantes. Uma delas é a integração com o CDN, que é o Content Delivery Network, ou se você preferir, a Rede de Distribuição de Conteúdo.

O CDN é uma rede de servidores que guarda réplicas do conteúdo de outros sites na memória (cache) para em seguida entregar aos visitantes. Isso é feito com base na localização geográfica para conectá-los ao servidor mais próximo e mais rápido.

Como resultado, é possível obter a redução do tempo de transferência dos dados, que também é chamado de latência.

Além dessa integração com o CDN, outras características do Cache Total W3 é apresentar cache de banco de dados, cache de fragmentos, cache do servidor e minificação. Porém, apesar dessas funcionalidades, ele peca por não ser tão intuitivo.

Ele é um plugin gratuito e é uma boa solução para quem gerencia algum site que funciona como loja virtual.

2 – Comet Cache

É considerado uma das melhores alternativas em termos de cache WordPress. Um dos motivos para isso é o fato dele ser intuitivo. Além disso, ele apresenta também uma versão premium que disponibiliza uma limpeza automática do cache.

De uma forma geral, a automatização dele é uma das suas principais características. Graças a ela o usuário pode configurar e permitir que ele cumpra as suas respectivas funções.

3 – WP Fastest Cache

Ele possui uma versão gratuita e outra premium. A versão paga, que conta com mais recursos, exige apenas uma única taxa de pagamento. No entanto, a sua versão grátis não fica para trás em termos de funcionalidades e vantagens.

Entre os benefícios, vale citar a minificação de HTML e cache para área de trabalho. Além disso, essa versão grátis também possui ferramentas GZIP.

Ele é um plugin intuitivo, pois conta com caixas de informações que viabilizam uma configuração rápida por parte dos usuários.

O WP Fastest Cache também possibilita consultar diversas guias para administrar itens como, por exemplo, o tempo limite de cache, as otimizações de imagem e CDN.

Outro ponto positivo dele é o fato de que você pode realizar a atualização para a versão premium por meio do painel do próprio WordPress, sem a necessidade de efetuar downloads.

É possível afirmar ainda que, de acordo como o próprio nome indica, o Fastest Cache consegue assegurar uma boa velocidade para o seu site, fornecendo um excelente desempenho.

4 – Simple Cache

Em se tratando de simplicidade está aí outro plugin que faz jus ao nome. O Simple Cache se destaca pela sua configuração bem simples: ou ele está ligado ou desligado. Hoje em dia ele está instalado em vários sites.

Além de ser bastante intuitivo, o Simple Cache é um plugin gratuito. Diante disso, vale dar uma conferida.

5 – Cache Enabler

Falando em plugin gratuito, outro que é considerado muito bom é o Cache Enabler, que também pode ser chamado de Ativador de Cache.

Ele também é open source e ainda conta com uma característica bastante vantajosa: possibilita a disponibilização de imagens WebP sem precisar do JavaScript.

As configurações nesse plugin podem ser efetuadas de modo intuitivo. Ele também pode ser combinado com o plugin Autoptimize, que possibilita a inclusão de outros recursos, como, por exemplo, injetar o CSS no cabeçalho da página.

O tamanho do Cache Enabler pode ser visto no painel, permitindo que o usuário tenha uma noção exata do espaço que ele está ocupando. Outro ponto interessante é que a minificação está disponível para JavaScript.

6 – WP Rocket

Esse é um plugin bastante famoso e conta com vários usuários. Ele não é um plugin gratuito, mas conta com recursos que compensam o investimento. Um dos motivos para isso é a sua interface descomplicada, que facilita ao máximo as configurações.

Vale salientar também que a partir do momento em que é instalado, o WP Rocket ativa de forma automática a funcionalidade de cache.

Ele também funciona bem em sites que atuam como lojas virtuais e ainda apresenta integração com outros plugins multilíngues. E quando o assunto é aceleração do site, o WP Rocket é compatível com o CloudFare.

Além disso, ele proporciona o carregamento de mídias por meio do recurso lazylod. Isso significa que as imagens são carregadas de modo que não exija muito esforço do servidor. Tal recurso é essencial para não perder a velocidade ideal do seu site.

Como foi mencionado acima, ele é um plugin premium. Para obter o WP Rocket, o usuário deve pagar apenas uma taxa. As funcionalidades que ele apresenta conferem uma boa relação entre custo e benefício.

Além do mais, os desenvolvedores desse plugin asseguram o reembolso. Nesse caso, o prazo é de 14 dias.

7 – WP Super Cache

Esse é outro plugin que chama a atenção pela sua simplicidade de configuração. Ele permite a integração com uma CDN, eliminar determinados conteúdos do cache, acrescentar cache do navegador, ativar o pré-carregamento do cache e determinar outros tipos de configurações.

Apesar do seu aspecto intuitivo, ele também apresenta o modo avançado, que é ideal para aqueles usuários mais experientes e que almejam ter um maior controle sobre as funções do cache.

É interessante salientar que esse plugin conta com um recurso que funciona como uma espécie de “coleta de lixo”. Essa coleta consiste em um procedimento automático de limpeza do cache, mantendo dessa maneira o bom desempenho do site.

8 – Cachify

Ele disponibiliza diferentes tipos de armazenamento em cache. É um plugin que também preza pela intuitividade e apresenta uma série de recursos vantajosos, capazes de otimizar o desempenho do seu site.

9 – Hyper Cache

Esse plugin é executado em PHP, eliminando configurações de caráter mais complexo. Outro ponto positivo é que o Hyper Cache funciona em qualquer projeto no WordPress, especialmente para blogs que apresentam uma grande quantidade de comentários.

Ele é um plugin de código aberto e gratuito, sendo também excelente para aqueles usuários iniciantes. Inclusive, ele é compatível com bbPress, o que é uma vantagem para quem quer gerenciar algum projeto que consiste, por exemplo, em um fórum que exige várias páginas.

10 – LiteSpeed Cache

Esse plugin apresenta um cache WordPress exclusivo no servidor, porém ele deve ser usado em servidor Web LiteSpeed. Ele também é compatível com outros plugins, tais como o WooCommerce, bbPress e Yoast Seo.

Ter um plugin de cache WordPress é importante para o seu projeto web

Um site com um rápido carregamento obedece aos critérios de uma boa Experiência do Usuário, bem como garante melhores posições nas páginas de resultado.

Nesse contexto a utilização de plugins de cache WordPress, que proporcionam essa velocidade, é fundamental para que qualquer projeto online seja bem sucedido. Portanto, na hora em que você for otimizar o seu site nessa plataforma, dê uma olhada nessa lista e veja qual plugin de cache WordPress é ideal para o seu trabalho.