5 passos para aumentar (muito) a autoridade de domínio do seu site WordPress

Autoridade de domínio é a medida de reputação que seu site WordPress tem. Aumentá-la garante novos visitantes recorrentes.

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Foto de Lucas Tavares
autoridade de domínio

Autoridade de domínio ou Domain Authority (também conhecido pela sigla DA) é a métrica de relevância e autoridade que um site tem dentro do nicho a qual pertence. Nesse conteúdo, mostraremos 5 etapas fundamentais para aumentar a autoridade do domínio para alcançar muito mais espaço e resultados nas buscas. 

Infelizmente, por ser um assunto pouco comentado dentro do universo WordPress, muitos proprietários de sites não conhecem sobre a autoridade de domínio e não percebem como o domain authority pode ser a chave para um crescimento orgânico de qualidade na internet.

A fim de evitar que seu site permaneça estagnado ou com crescimento lento, reconhecer as estratégias para aumento da autoridade de domínio é mais do que essencial. Por isso, como de costume, a única coisa que pedimos é que leia o conteúdo com atenção até o final. 

Acredite, mesmo sendo passos simples, eles farão uma diferença absurda na capacidade do seu site de gerar novos visitantes regularmente, aumentando assim, a sua possibilidade de lucro também.

O que é autoridade de domínio

Autoridade de domínio é a medida de relevância do seu site no setor em que ele se encontra. Podemos resumir como “a reputação do seu site na internet”. 

Essa métrica foi criada pela Moz (uma das principais ferramentas de SEO para WordPress) para gerar uma classificação dos sites em relação às medidas orgânicas, algo não feito de forma aberta pelos buscadores, como o Google, com exceção do já não utilizado “page rank”.

A autoridade de domínio combina mais de 40 fatores de SEO, sendo os principais:

  • Qualidade do conteúdo.
  • Links internos.
  • Velocidade do site.
  • Links de entrada.

Como é calculada a autoridade de domínio

autoridade de domínio como calcular

A autoridade de domínio é calculada por algoritmos personalizados que levam em consideração fatores relevantes de SEO. A Moz faz sua pontuação ir de 1 a 100. 

Caso tenha criado seu site hoje, ele receberá 1 de autoridade de domínio e caso esteja escrevendo conteúdo de qualidade e aumentando a presença da sua marca na internet, esse valor vai subindo gradativamente.

Normalmente, a regra geral que se tem da autoridade de domínio é:

  • Menos de 30: Sites ainda em estágio inicial ou que precisam de melhoria.
  • Entre 30 e 60: Sites que estão com boa autoridade.
  • Mais de 60: Excelente! (sendo um nível alcançado mais por portais de notícias e outros sites extremamente conhecidos, até mesmo fora do nicho).

Onde calcular a sua autoridade de domínio?

moz

Utilize a ferramenta de checagem de autoridade de domínio da Moz. Basta inserir o endereço do seu site e verificar as seguintes informações:

  • Domain Authority: a autoridade de domínio do site.
  • Linking Root Domains: os links feitos para a raiz de domínios.
  • Ranking Keywords: as palavras-chave que o site ranqueia.
  • Spam Score: medida de SPAM, quando se considera conteúdo repetitivo e links para sites considerados não tão confiáveis. (esse índice precisa estar o mais baixo possível).

Por que é importante investir em autoridade de domínio

Por vários motivos. Em primeiro lugar, a autoridade de domínio determina o quão bem o seu site será classificado nos motores de busca. De forma direta, quanto maior a autoridade de domínio, melhor será o seu ranqueamento. 

Isso significa que mais pessoas irão encontrar o seu site quando pesquisarem por palavras-chave relacionadas. 

Logo, sites com maior autoridade de domínio tendem a ter mais tráfego orgânico, o que significa que as pessoas estão encontrando o site por meio de pesquisas naturais, sem a necessidade de anúncios pagos, o que pode levar a um aumento nas vendas e na receita gerada pelo site.

Entretanto, para não ficarmos apenas na teoria, veremos como a autoridade de domínio afeta sites regularmente.

Uma análise prática de como a autoridade de domínio afeta o ranqueamento nas buscas

Já afirmamos que a autoridade de domínio é uma “medida de reputação” do seu site. Reputação para os visitantes? Não. Para o Google! Portanto, quanto maior a autoridade, mais o Google confia no seu site.

Por isso, vamos fazer a seguinte suposição: digamos que existe um blog de culinária A e um blog de culinária B.

O blog A é uma autoridade no nicho, amplamente divulgado e cheio de artigos publicados. Já o blog B é novo, tem pouco conteúdo e está conquistando as primeiras visitas orgânicas agora.

Ambos os blogs escrevem, ao mesmo tempo, o artigo “como fazer um bolo de chocolato”. O blog A, com mais autoridade, não investe nada em SEO. Já o blog B segue todas as recomendações possíveis e otimiza seu site ao extremo. Quem tem mais chances de aparecer na primeira página?

Por incrível que pareça, o blog A, mesmo não aplicando nenhuma técnica de SEO, algo que acontece devido a alta reputação que ele possui com o Google.

Isso significa que SEO é irrelevante? Não. SEO é importantíssimo. Mas nos mostra que autoridade de domínio deve ser o seu objetivo e ele só pode ser alcançado através do SEO. 

Em outras palavras, seguir todas as recomendações do Google e não desistir de publicar conteúdo de qualidade com frequência, é a chave para aumentar a autoridade de domínio do seu site.

Passo a passo para aumentar a autoridade de domínio

Conheça as principais dicas para aumentar a autoridade de seu domínio.

1. Escreva conteúdos profundos e completos

escreva conteúdos completos

Quando determinado usuário pesquisa algo no Google, ele normalmente quer uma resposta rápida e simples. Entretanto, o buscador prefere uma resposta profunda e super detalhada. O que fazer? As duas coisas! 

Oferecer um conteúdo completo, como um passo a passo ou tutorial, ensinando a pessoa a ir do ponto A até o B, mas também gerar conteúdo profundo, de forma a tocar em todos os questionamentos possíveis, dando soluções para eles

Dessa maneira, se tem a garantia de que o conteúdo satisfará o usuário e o Google, bem como responderá as dúvidas do usuário. 

Como fazer isso? Uma ideia interessante é abrir os 10 primeiros resultados do Google para uma palavra-chave específica e reutilizar todos os sub tópicos abordados no decorrer do texto. Isso te coloca no mesmo nível, textualmente falando, dos concorrentes.

A maneira mais rápida de conseguir links de volta para suas páginas é escrevendo em portais reconhecidos do seu nicho. Embora essa tarefa pareça mais fácil na teoria do que na prática, vale bastante o esforço, já que basta um único link em um bom site para aumentar a autoridade de domínio imediatamente. 

Uma estratégia a ser seguida para conseguir publicar conteúdos em outros sites é verificar seus concorrentes ou sites que tangenciam o tema do seu conteúdo e mandar o seguinte e-mail para eles. 

“Oi, tudo bem? Meu nome é [ seu nome ]. Eu sou o criador do [ nome do seu blog ], uma central de conteúdos sobre [ nicho do seu blog ].

Já faz bastante tempo que acompanho o [ nome do blog da pessoa ] e acredito ter muito a contribuir, se possível. Eu escrevi um conteúdo original de 5 mil palavras sobre [ tema do post ] e vi que você ainda não tem um artigo sobre isso. 

Gostaria de saber se, em troca do meu artigo, você poderia indicar meu site? Esse link de indicação estaria incluso no artigo, de forma natural. O único pedido é que ele seja “dofollow” e não “nofollow”.

Se não estiver interessado no conteúdo, agradeço imensamente pela oportunidade de contato. No que eu puder ajudar, fique à vontade para conversar comigo.

Um forte abraço!”. 

Dúvidas sobre a estratégia

  • Precisam ser 5 mil palavras? Não necessariamente, mas é aconselhável que seja um artigo massivo, algo difícil da pessoa não aceitar.
  • Tenho que verificar se não existe um post sobre o tema escolhido no blog da pessoa? Sim.
  • O que é “dofollow” e “nofollow”? “dofollow” é quando um link está presente na página e redireciona para outra, reconhecendo a autoridade de domínio dela. É o comportamento normal de um link. “nofollow” é quando um link está presente na página e redireciona para a outra, sem reconhecer a autoridade de domínio dela. Se faz isso através da tag rel=”nofollow” em HTML.
  • Se a pessoa negar, o que faço? Nada. Você já agradeceu. 
  • Se a pessoa aceitar, o que faço? Envie o conteúdo para ela, já com o link do seu site incluso. De preferência, citando seu nome. 

3. Acelere suas páginas 

autoridade de domínio acelerar páginas

Faça o máximo de otimizações possíveis para a sua página carregar o mais rápido que der. Afinal de contas, a experiência do usuário é muito relevante para o Google e conta pontos essenciais para a autoridade de domínio. 

Como fazer o WordPress carregar mais rapidamente:

  1. Instale um plugin de cache;
  2. Instale um plugin de otimização de imagens como o Smush;
  3. Escolha temas WordPress leves e bem otimizados;
  4. Evite instalar plugins no WordPress que sejam desnecessários.

Dessa forma, a taxa de rejeição das suas páginas será muito menor, uma vez que não haverá desistência dos visitantes, devido a latência de carregamento. Essa taxa de rejeição é uma medida primordial de análise do Google, uma vez que taxas altas, dessa categoria, indicam algo errado com o site (ela pode ser vista pelo Google Analytics).

Para verificar a velocidade de carregamento do seu site e sugestões de como melhorá-lo visite a ferramenta Pagespeed Insights, do Google.

O post Como otimizar imagens no WordPress e fazer seu site carregar (muito) mais rápido também tem dicas bem interessantes sobre otimização da velocidade de carregamento.

4. Aumente o engajamento social

O engajamento social não coopera para o crescimento da sua autoridade de domínio exatamente, mas ajuda no reconhecimento da sua marca na internet. Por causa disso, ter uma boa estratégia de mídias sociais pode resultar em maiores visitas diretas (aquelas em que os visitantes digitam, por conta própria, o endereço do seu site no navegador, ao invés de simplesmente encontrá-lo nas buscas). 

Que estratégia utilizar para conseguir mais engajamento nas redes sociais? A principal é investir mais em conteúdo compartilhável e menos em conteúdo fixo, daqueles em que o usuário aprende algo e depois ignora o post. 

Uma boa forma de entender como funcionam posts compartilháveis, por mais estranho que pareça, é analisar os comentários de páginas muito reconhecidas no seu nicho, até encontrar qual aspecto emocional move o comportamento do público-alvo.

Por exemplo, se tem um blog sobre programação, quais notícias e conteúdos mexem mais com a cabeça do seu público-alvo? São notícias mais animadoras sobre o mercado, notícias mais pessimistas ou até mesmo conteúdos engraçados?

Pensar no aspecto emocional do usuário faz com que o compartilhamento tenha mais chances de ocorrer. Afinal de contas, é muito difícil um usuário de rede social encontrar um conteúdo extenso como “Como construir um formulário em Javascript” e pensar em compartilhar, já que isso seria útil apenas para ele.

Entretanto, materiais mais curiosos como “Os piores formulários de contato do mundo”, tendem a surtir mais efeito. 

Entender como funciona a cabeça do seu público demora um pouco e necessita de tempo para alcançar a clareza necessária para construir uma estratégia.

5. Produza conteúdo com frequência

conteúdo com frequencia

É praticamente impossível aumentar a autoridade de domínio sem a construção de uma boa base de conteúdos na internet. Afinal de contas, o Google precisa entender que na maioria das páginas do seu domínio, há material de extrema relevância que ajudaria possíveis visitantes.

Qual a frequência ideal? Pelo menos um artigo extenso por semana e no máximo 3. Em relação ao Google, diferente das redes sociais, a qualidade conta muito mais do que a quantidade. Então é preferível um único artigo muito bem escrito e aprofundado por semana, do que tentar postar todos os dias e perder a qualidade necessária para valorizar sua autoridade de domínio.

Caso não consiga produzir conteúdos nesse nível e nessa frequência, ter a ajuda de um redator ou ferramentas de geração de conteúdo automático pode ser uma boa ideia, mas para isso, o ideal é que seu site já esteja gerando receita.

Perguntas frequentes sobre autoridade de domínio

De quanto em quanto tempo devo verificar se minha autoridade de domínio aumentou?

Uma vez por mês é suficiente. É muito difícil haver uma mudança significativa em menos tempo. Entretanto, melhoras consideráveis demoram bastante tempo, já que esse índice leva diversos fatores de SEO em consideração.

Existe outra métrica importante como o Domain Authority?

Existe o Page Authority (autoridade de página) também. Enquanto a autoridade de domínio se refere, logicamente, ao domínio do seu site, a autoridade de página é a reputação que cada página do seu site tem isoladamente. 

É possível ter páginas com muito mais autoridade do que o próprio site. Principalmente quando algum conteúdo viraliza e/ou alcança um espaço considerável nos resultados.

Conclusão: autoridade de domínio

No conteúdo de hoje, vimos o que é autoridade de domínio ou domain authority e avaliamos maneiras de aumentar essa medida de popularidade do seu domínio para o Google.

Assim como qualquer atitude orgânica na internet, elevar a autoridade de domínio é um trabalho a longo prazo. Os primeiros efeitos podem ser sentidos entre 3 a 6 meses de boas práticas de SEO, otimização e criação de conteúdo, por isso, fique tranquilo se os resultados estiverem demorando um pouco para chegar.

Esperamos que o artigo tenha sido claro e que não tenha restado nenhuma dúvida. Se restou, fale com a gente nos comentários. Responderemos o mais breve possível.

Um forte abraço e até o próximo conteúdo!