8 dicas de como deixar o WordPress mais rápido

8 dicas de como deixar o wordpress mais rápido

Uma das grandes preocupações de quem desenvolve projetos web é como deixar o site WordPress mais rápido. Além de um bom serviço de hospedagem de sites e um bom registro de domínio, é importante que o seu projeto online possa contar com velocidade para assim oferecer a melhor experiência possível ao usuário. 

A plataforma é uma das mais conhecidas quando o assunto é a criação de um site ou blog. Contudo, ela permanece uma das mais requisitadas, tanto por usuários iniciantes quanto pelos mais experientes.

Uma das principais dúvidas de quem gerencia algum projeto nessa plataforma é a questão de velocidade. Porém, existem práticas e macetes para torná-la mais rápida.

Por que a velocidade de um site importa tanto?

Seja qual for o seu projeto, pode ser tanto um blog de conteúdo quanto uma loja virtual, o fato é que uma característica ele deve ter: velocidade de carregamento.

No entanto, existem alguns fatores que tornam a velocidade uma qualidade básica de um site e se convertem em diferenciais competitivos. Vamos conferir quais são?

Um bom ranqueamento no Google

O Google conta com algoritmos que levam em consideração a velocidade do site para mantê-lo bem posicionado na lista de resultados de uma determinada busca.

Além disso, a velocidade de um site influencia também nas pesquisas realizadas por meio de dispositivos móveis, em que aparecem informações cujo um texto aponta que o resultado do site apresentado é demorado.

Oferece o que o público quer

Um dos princípios básicos que regem hoje em dia a criação de qualquer site ou aplicativo é a famosa User Experience, também conhecida como UX ou simplesmente Experiência do Usuário.

Para garantir uma boa experiência de navegação ao usuário, a velocidade de carregamento é fundamental. As pessoas em geral querem agilidade ao acessar a internet e por isso, desejam absorver informações de forma rápida.

Sendo assim, proporcionar essa velocidade é fundamental para manter o usuário imerso no seu conteúdo. Lembre-se que quando o assunto é carregar uma página na web, alguns segundos podem se tornar uma eternidade até para o usuário mais paciente.

Garante mais alcance

Quem tem um projeto na web quer ser visto. Por isso, para assegurar esse destaque e cada vez mais visitantes, a velocidade é essencial.

Por tudo isso, vale ficar atento nesses macetes de como deixar o WordPress mais rápido para sempre aperfeiçoar a velocidade de carregamento do seu projeto web.

Como deixar o WordPress mais rápido de verdade?

As vantagens do WordPress são evidentes. Ele é versátil, intuitivo e permite que os mais variados projetos sejam bem sucedidos.

De acordo com os dados do site W3Techs, tanto em 2019 quanto em 2020, a plataforma WordPress esteve na frente dos seus vários concorrentes, entre eles o Joomla! Essa razão pela preferência ao WordPress tem relação com uma série de benefícios que ele proporciona.

O melhor disso tudo é que o usuário pode turbinar o seu blog ou site em WordPress sempre que achar necessário, pois é possível acrescentar recursos que potencializam as suas funcionalidades, tornando-o ainda mais rápido.

Conforme foi mencionado anteriormente, a velocidade é uma das características mais importantes de um site. Por isso, confira aqui 8 dicas de como deixar o WordPress maia rápido.

1 – Verifique a sua hospedagem de sites

A hospedagem de sites é um elemento importante para o êxito de um negócio, porém é necessário que ela acompanhe o crescimento desse negócio.

Nos casos em que o site passa a apresentar uma quantidade maior de visitantes, o excesso de tráfego pode o tornar mais lento. É aí que chega a hora de adotar um plano de hospedagem mais robusto, dotado de recursos e que melhoram o desempenho do site.

2 – Não exagere nos plugins

Plugins são excelentes recursos e permitem ao seu site obter novas funcionalidades. Além disso, uma das principais características do WordPress é a possibilidade de instalar plugins sempre que necessário e de forma intuitiva.

No entanto, utilize plugins com moderação, pois o excesso deles torna o seu site mais pesado e proporciona mais lentidão. Portanto, revise os plugins ativados e elimine aqueles que não são necessários.

3 – Verifique os Templates

A ampla alternativa de templates também é mais uma das maravilhas do WordPress. Se ele é um CMS que se adapta aos mais variados tipos de projetos, em grande parte é devido a essa característica.

Porém, há temas codificados de forma inadequada e que podem conter até malwares. Eles pesam demais na sua plataforma, prejudicam a hospedagem e afetam negativamente a velocidade de carregamento.

Nesse contexto, você pode utilizar o plugin P3 para averiguar se há algum problema no seu template. Além disso, procure utilizar temas de sites de confiança. Temas pagos, nesse caso, se tornam um bom investimento.  

4 – Instale um plugin de cache

Falando em plugins, utilize o W3 Total Cache, que atua para melhorar a navegação e o tempo de carregamento do seu site.

Ao ativar essa configuração, você consegue diminuir a carga do servidor poupando ao máximo os seus recursos. Desse modo, o cache da página revela uma cópia com informações já salvas em cache.

Outro plugin de cache é o WP-Rocket, porém ele não é gratuito. Mas pelo menos vale o investimento e é uma das formas de como deixar o WordPress mais rápido.

5 – Cuidado com o excesso de imagens e vídeos

Arquivos de áudio e fotos de elevada resolução contribuem para deixar o seu WordPress mais lento. Portanto, evite subir imagens de vários megapixels registradas com uma câmera top de linha.

Mas caso seja inevitável, antes de fazer o upload, escolha softwares que permitem comprimir as imagens. Entre eles há o TinyPNG, o Kraken.io e o Optimizzila.

6 – Faça uma limpeza no banco de dados

Talvez um dos motivos para a lentidão do seu WordPress é o excesso de arquivos no seu banco de dados. Isso é normal, pois com o passar do tempo e várias postagens a tendência é acumular.

Para fazer uma faxina no banco de dados, você pode utilizar um plugin especializado para isso, como o WP-Sweep.

7 – Elimine os links quebrados

O link building é um recurso importante para melhorar a sua posição nos mecanismos de buscas e uma das mais importantes técnicas de SEO. Portanto, verifique sempre se há links quebrados, pois uma página que não funciona vai na contramão da UX e ainda exige mais do seu servidor.

Sendo assim, para fazer uma faxina nos links quebrados, use o plugin adequado para isso, que é o Broken Link Checker.

8 – Utilize um CDN

CDN é a sigla para Rede de Distribuição de Conteúdo e é uma das formas de como deixar o WordPress mais rápido. Ele possibilita que o conteúdo do seu site seja apresentado por meio de uma rede de servidores distribuídos pelo planeta. Com isso, o visitante recebe os dados do servidor mais perto dele geograficamente.

A vantagem disso é não sobrecarregar o servidor em que o site está hospedado. Sendo assim, diante da proximidade do servidor do visitante, ele permite que o carregamento do WordPress seja mais rápido.

Deixar o seu WordPress mais rápido é mais o do que importante para ter sucesso com um site

Por meio de postagens de textos, infográficos, fotos, vídeos e tudo o que você necessita para proporcionar um bom conteúdo, ele é a primeira opção para quem quer investir em um projeto online.

Ele também é intuitivo e permite que o próprio administrador instale e desinstale plugins. Portanto, caso você detecte lentidão no seu site ou blog, siga as dicas aqui mencionadas e saiba como deixar o seu WordPress mais rápido.