O que é CMS e como um sistema de gerenciamento de conteúdo pode te ajudar a crescer na internet

Saiba exatamente o que é CMS, quais os mais conhecidos, e como utilizá-lo para ter uma presença online poderosa (em pouco tempo).

  • 12 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
cms

Estamos em um mundo cada vez mais digital e veloz. Por causa disso, ter uma presença online é essencial tanto para profissionais, quanto para empresas. Seja para criar um blog simples para publicar suas ideias, um site corporativo para sua empresa ou uma loja virtual, a necessidade de gerenciar conteúdo digital, da melhor forma possível, se tornou importantíssima. É aí que entra o CMS, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Nos próximos parágrafos, exploraremos o que é um CMS, como ele funciona e por que é considerado uma ferramenta de extremo valor para a construção e manutenção de sites, como esse, por exemplo. 

Se você até já ouviu falar sobre CMS, mas ainda não entende direito para que serve, ou se está no início dessa incrível jornada online e deseja compreender a fundo o papel que um CMS tem, continue lendo. Tenha a certeza de que usaremos uma linguagem simples que te fará sair da leitura sem nenhuma dúvida sequer. 

O que é um CMS?

CMS é a sigla para Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management System em inglês). De forma resumida, é uma ferramenta fundamental para a criação, organização, edição, atualização e publicação de conteúdo online. Ele permite profissionais, empresas e organizações terem total controle sobre as páginas e materiais disponíveis em seus sites, sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados e específicos em programação.

Graças ao CMS, por exemplo, é possível ter um site em pleno funcionamento sem entender nada de HTML, CSS, PHP ou JavaScript, linguagens comuns do desenvolvimento WEB, normalmente vinculadas a frameworks de programação.

Isso acontece por ele ser uma plataforma que simplifica o processo de criação, edição e manutenção de sites. Como? Oferecendo uma interface amigável e intuitiva, em que qualquer pessoa, com um pouco de tempo para se dedicar, conseguiria usar com maestria. 

Com o CMS, é possível gerenciar conteúdo multimídia, como artigos, imagens, vídeos, áudios e outros tipos de conteúdo de maneira otimizada. Assim, seus esforços são concentrados na qualidade do conteúdo que publica, em vez de se preocupar com questões técnicas, como: “Qual o código HTML para inserir imagens”, “Qual a tag para deixar o texto em negrito”, etc.

Outra vantagem é que ele possibilita um grande número de alterações para personalizar seu site, dando a possibilidade de alterar o design de forma flexível. Embora não seja uma regra, muitos CMS permitem instalar temas ou layouts previamente definidos.

Exemplos de CMS: os principais sistemas de gestão do conteúdo do mercado

lista de cms: wordpress, drupal, joomla

Abaixo, mostraremos os principais CMS do mercado. Você verá que a lista é mais comum do que esperava e, a partir dela, entenderá, por exemplos, o que de fato é sistema de gestão de conteúdo.

1. WordPress

WordPress

O WordPress é o CMS mais utilizado do mundo. Não é a toa que nosso site é justamente sobre ele. Por permitir funcionar cerca de um terço de todos os sites na web, sua flexibilidade, facilidade, escalabilidade (através dos temas e plugins, que podem ser ativados e desativados facilmente) e vasta comunidade de desenvolvedores e usuários, contribuem para seu sucesso surpreendente. 

Esse é, sendo bem transparente, o CMS que mais recomendamos. Porque para qualquer dúvida ou necessidade de escalar seu site, há sempre tutoriais e dicas em sites especializados, como o nosso e diversos canais no YouTube.

Isso diminui o poder dos outros? Claro que não, mas do ponto de vista do usuário final, é mais vantajoso usar um sistema que será fácil aprender, utilizar e expandir no futuro.

2. Joomla

joomla

O Joomla é outro CMS interessante, normalmente listado após o WordPress. É conhecido pela capacidade de lidar com sites e portais mais robustos. Por ter recursos bem mais avançados de gerenciamento de conteúdo, acaba sendo o foco para sites corporativos sérios, portais de notícias, comunidades online, redes sociais e até mesmo sites do governo.

3. Drupal

drupal

O Drupal é uma opção poderosa e interessante para sites que exijam mais e projetos complexos. Ele, assim como seus concorrentes, é extremamente personalizável e escalável, permitindo criar sites com recursos avançados, como lojas virtuais, intranets e até mesmo aplicativos web customizáveis.

4. Magento (Adobe Commerce)

magento

Embora se destaque como plataforma de comércio digital, o Magento (que agora se chama Adobe Commerce após ter sido comprado pela empresa responsável por aplicações como Photoshop) se encaixa na definição de CMS. Afinal de contas, oferece recursos precisos para e-commerce, como gerenciamento total de produtos (digitais ou físicos), carrinho de compras e utilização de sistemas de pagamentos, tornando-o uma escolha popular para lojas online.

O Adobe Commerce tende a ser avaliado como um dos principais concorrentes do Woocommerce, plugin de loja virtual que funciona vinculado ao WordPress.

5. Shopify

shopify

Falando em lojas virtuais, embora não seja tecnicamente um CMS como estamos acostumados, o Shopify é uma ferramenta de e-commerce bem popular, sendo conhecido por sua facilidade de uso. A Shopify permite criar uma loja virtual em poucos minutos com direito a, gerenciamento de produtos, processamento de motores de pagamentos e acompanhamento dos pedidos sem necessidade de conhecimentos técnicos em programação.

Esses são os 5 principais CMS da atualidade. Cada um possui suas próprias funcionalidades e vantagens em detrimento dos outros. Por causa disso, ao escolher um CMS, é essencial considerar as suas necessidades específicas.

Lembrando que existem muitos outros, alguns extremamente específico para determinados contextos.

Quais as características de um CMS?

personagem pensando

CMSs possuem características importantes que devem ser consideradas na hora de escolher qual o mais indicado para a sua necessidade.

1. Facilidade de uso

Um bom CMS precisa ser intuitivo e muito fácil de utilizar, até mesmo para usuários completamente iniciantes. A plataforma deve possuir uma interface amigável e clara, que permita a criação e edição de conteúdo, independente de qual seja exatamente, de forma simples e rápida.

2. Flexibilidade e personalização

Um CMS, por ser focado no usuário com pouca ou nenhuma experiência em desenvolvimento web, precisa oferecer opções de customização, permitindo adaptar o design, configurações e a estrutura das páginas de um site conforme as necessidades e preferências de quem o administra. Recursos como temas, menus, plugins, rodapés e widgets são essenciais para tornar seu site único no contexto que está inserido.

Porém, é importante destacarmos que cada CMS tem seu limite. Uns, devido à alta possibilidade de plugins e temas, são totalmente personalizáveis. Outros nem tanto. Normalmente quanto mais personalizado, mais complexo um CMS tende a ser, mas há exceções.

3. Gerenciamento de conteúdo

O próprio nome, “sistema de gestão de conteúdo” já deixa implícito que essa é a principal característica de um CMS. Ele deve ser bom o suficiente para permitir o gerenciamento de todo o conteúdo do seu site. 

Em outras palavras, poder criar, editar, atualizar e excluir páginas, posts, imagens e demais formatos de conteúdo.

4. Controle de acesso e permissões

Com um CMS, é possível configurar níveis de acesso e permissões para usuários, tanto para visualizadores (os visitantes comuns), quanto para colaboradores (pessoas com acesso interno). Isso define diretamente quem pode visualizar, editar ou publicar conteúdo, algo muito interessante quando há uma equipe trabalhando em conjunto.

Lembre-se que quando falamos de acesso e permissões, isso envolve também quem pode realizar comentários em publicações e quem pode enviar mensagens de contato, dentre outras formas de interação.

5. Escalabilidade

Ter uma boa escalabilidade (capacidade de aumentar suas funcionalidades à medida que são necessárias) é fundamental para qualquer CMS, porque permite que ele cresça e se adapte conforme for preciso.

Por exemplo, se você tem um simples blog e quer que ele se torne um portal de notícias, o CMS precisa permitir isso de forma fácil, sem necessitar a troca de CMS ou utilização de aplicações complexas.

Como escolher o melhor CMS?

escolher um cms

Escolher o melhor Content Management System (CMS) para seu site é uma decisão mais simples do que parece. Embora exista uma gama considerável de opções (que valem a pena serem testadas) apenas uma, o WordPress, reúne os pontos que consideramos essenciais para um sistema de gestão de conteúdo:

  • Simplicidade para usuários novos.
  • Milhares de tutoriais. 
  • Escalabilidade futura.

Simplicidade para novos usuários

O WordPress é extremamente simples de utilizar. Um simples tutorial no YouTube ou em sites especializados te mostra como instalar, configurar e acessar seu site.

Antigamente, na época em que não existiam instaladores automáticos em servidores, era comum o WordPress dar trabalho para estar em pleno funcionamento. Afinal de contas, um usuário totalmente iniciante era obrigado a aprender sobre cliente FTP, servidores, CMS, etc, tudo de uma só vez, o deixando desanimado nesse processo.

Agora, basta fazer login na empresa de hospedagem e pedir para o instalador automático cumprir todo o processo, isso quando o WordPress já não vem previamente configurado ou a equipe de suporte não instala para você.

Vários tutoriais disponíveis

Ao utilizar o WordPress, tenha certeza de que, independente do que deseja, terá um tutorial ensinando como fazer isso. Pois, por ser um sistema de código aberto, os desenvolvedores estão o tempo inteiro criando soluções práticas até mesmo para problemas pouco conhecidos. 

É o caso do surgimento de novos plugins e sites especializados, como o nosso, que criam semanalmente novos conteúdos te ensinando truques e dicas para tornar o seu WordPress ainda mais otimizado.

Escalabilidade futura

O WordPress é altamente escalável por ser modular (funcionar como um lego, em que várias partes podem ser acopladas, quando necessário). Com um amplo número de plugins e temas disponíveis e atualizados constantemente, é possível adicionar funcionalidades a mais de forma fácil, simples e rápida

Se você deseja expandir as opções da sua loja virtual, criar um fórum, inserir um botão flutuante do WhatsApp, instalar um sistema de reservas de hospedagens ou inserir pop-ups personalizados, há um plugin para praticamente qualquer problema a ser resolvido.

Outro aspecto considerável da escalabilidade do WordPress é sua flexibilidade. Conforme seu site cresce, ele pode ter expansões regulares para ter novas seções, páginas, widgets e funcionalidades, sem a necessidade de fazer outro site completamente do zero. Isso poupa tempo, dinheiro e garante que sua presença online permaneça estável e consistente à medida que você se expande.

Dúvidas frequentes sobre CMS

CMS é o mesmo que construtor de sites?

Não. Um CMS não é o mesmo que um construtor de sites. Apesar de terem como objetivo facilitar a criação e administração de um site, ambos funcionam de forma diferente.

Um CMS, como o nome diz, é um sistema completo para gerenciar conteúdo que permite criar, editar, atualizar, organizar, excluir e publicar conteúdo online. Ele tem uma interface que permite administrar todos os elementos do site, desde a criação de páginas, até a personalização do design e a inclusão de novos recursos via plugins.

Os construtores de sites, por outro lado, são ferramentas especializadas que permitem criar um site, quase sempre, arrastando e soltando elementos visuais. O construtor de sites é voltado para iniciantes ou para quem deseja criar um site de forma rápida e fácil, sem tanto apego à parte mais pesada do desenvolvimento. 

É possível que CMSs, como o WordPress, possuam plugins construtores de páginas, por isso muitas pessoas confundem os dois conceitos. O mais conhecido dentre eles é o Elementor.

É possível ter um site sem CMS?

É sim plenamente possível ter um site sem CMS, algo pertinente em certos casos, como em sites estáticos pequenos com poucas atualizações de conteúdo.

Entretanto, a falta de um CMS torna a atualização e a manutenção de site mais complexos uma dor de cabeça, principalmente se você não possui habilidades em programação ou não possua ninguém na sua equipe que entenda disso. 

Além do mais, um site sem CMS tem certas limitações em escalabilidade e recursos dinâmicos, como blogs, sistemas de gerenciamento de usuários e lojas virtuais.

Por que usar o WordPress ao invés de outro CMS?

Se pudermos acrescentar algo ao que já dissemos aqui, a resposta mais simples é: porque é mais fácil, mesmo considerando as possíveis vantagens e desvantagens. Com o WordPress você passará menos tempo aprendendo a usar o sistema e mais tempo deixando seu site da forma que deseja. 

Se pudermos acrescentar algo ao que já dissemos aqui, a resposta mais simples é: porque é mais fácil. Com o WordPress você passará menos tempo aprendendo a usar o sistema e mais tempo deixando seu site da forma que deseja. 

Conclusão

Como foi possível entender nesse conteúdo, um CMS é uma ferramenta muito importante para a criação e gerenciamento eficaz de um site e das páginas que o compõem. Dotado de uma interface intuitiva e recursos mutáveis, um bom CMS permite que qualquer pessoa, independentemente do nível de conhecimento técnico, tenha controle sobre o site e crie, com isso, uma presença online profissional.

Esperamos que todo o conteúdo tenha sido esclarecedor para você. No entanto, se restou alguma dúvida, é só entrar em contato pela seção dos comentários que responderemos quanto antes. 

Muito obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!