Como corrigir biblioteca de mídia do WordPress que não carrega as imagens

  • 7 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
WordPress corrigir problema na biblioteca de mídias

A biblioteca de mídia do WordPress não carrega as imagens ou exibir apenas uma imagem em branco indica que existe algum problema no site. Esse erro na biblioteca de mídia pode ocorrer por diferentes motivos, conforme veremos neste artigo.

Existem várias prováveis causas para esse problema. A análise das ações que antecederam o problema facilita a identificação do erro. Se o problema começou após a migração ou a instalação de um novo plugin, existe uma grande chance do problema ter sido ocasionado por essas últimas ações.

Fatores relacionados ao servidor e configuração também podem ocasionar erros no site que impedem a exibição de imagens da biblioteca. E outros fatores podem também fazer a galeria de imagens do WordPress não funcionar.

wordpress biblioteca de imagens nao carrega

Como resolver o erro da  biblioteca de mídia que não carrega

Existem diversos motivos que podem impedir a biblioteca de imagens do WordPress de carregar corretamente, são eles:

1. Falha na exportação do banco de dados

Pode acontecer de durante a migração o banco de dados ser corrompido e isso impedir de inserir novos registros. Nesse caso, fica impossível fazer o upload de novas mídias e a biblioteca de mídia aparece em branco.

Recentemente tivemos esse problema porque não reparamos que durante a migração do banco de dados apareceu uma mensagem de erro. É importante ficar atento a mensagens de erros durante de migração do site. E sempre que ocorrer algum erro é indispensável repetir o processo de migração ou tentar um método de migração diferente.

WordPress biblioteca de imagens com erro

Em nosso caso era porque o arquivo SQL de importação do banco de dados não estava informando corretamente os campos “auto increments”. A solução foi exportar novamente o banco de dados através do PhpMyAdmin. Dessa forma, o site voltou a funcionar sem a necessidade de realizar qualquer outra intervenção.

2. Problemas com a URL do site

Vá até “Configurações” > “Geral” e certifique-se que as URLs informadas no campo Endereço do site e endereço do WordPress correspondem a URL correta do seu site.

Se você realizou a mudança de URL do site certifique-se que está tudo certo com a nova URL. O ideal é tentar abrir uma imagem no navegador para ver se vai ser exibida alguma mensagem de erro.

3. Imagens sendo bloqueadas pelo servidor

Alguns servidores podem bloquear o hotlink por questões de segurança ou economia de recursos. Esse problema ocorre somente quando a imagem é carregada a partir de um domínio ou subdomínio diferente do site principal.

Se for este o seu caso, certifique-se que seu servidor não está bloqueando o carregamento das imagens por falha na configuração ou bloqueio de hotlink. Nestes casos, para diagnosticar o problema você pode abrir o console do navegador e verificar se é exibida alguma mensagem de erro conforme imagem abaixo:

wordpress biblioteca de imagens com erro de hotlinking

O erro “Failed to load resource: the server responded with a status of 403 ()” ao carregar o arquivo “formas-de-monetizar-o-seu-site.jpg” é um exemplo de servidor bloqueando o carregamento da imagem. Neste caso, o ideal é entrar em contato com o suporte da sua empresa de hospedagem ou desativar a proteção de hotlink.

4. Configurações de mídia incorretas

Uma das causas mais comuns para não carregar as imagens da biblioteca ou ocorrer erro no upload de arquivos é o caminho incorreto da pasta de mídias.

Vá até o painel de administração do seu WordPress e clique em “Configurações” e depois em “Mídia”.

O campo “Armazenar arquivos enviados nesta pasta” deve estar em branco ou, se estiver preenchido com o caminho completo da pasta no servidor, é preciso garantir que esteja correto, pois, cada servidor tem um caminho diferente. Na dúvida deixe em branco, a menos que as imagens do seu site sejam carregadas em uma pasta diferente de “wp-content/uploads”.

Se você mudou de hospedagem, certifique-se que esse caminho não está apontando para uma pasta com caminho absoluto do host antigo. Se estiver um valor como “/home/u355980474/public_html/wp-content/uploads” ele não vai funcionar no novo servidor. É preciso informar o caminho relativo (“wp-content/uploads”) ou deixar em branco.

Já no campo “Caminho completo da URL para os arquivos” você informa o endereço do seu CDN ou, caso não utilize um (grande maioria dos casos), deixe em branco.

5. Tamanho da imagem especificado está incorreto

Outro motivo para a imagem da biblioteca de imagens não aparecer é porque as imagens armazenadas no servidor têm um tamanho diferente da especificado no banco de dados.

Se o tamanho de miniatura foi definido para 100 x 100 pixels o WordPress vai procurar uma imagem com nome nome-da-imagem-100×100.jpg, se ela tiver especificada um tamanho e tiver gravada com outro tamanho vai dar erro 404 porque o arquivo da imagem não vai ser localizado no servidor.

Esse erro é comum depois de uma migração ou restauração de backup, onde a versão do banco de dados é diferente dos arquivos da pasta de “uploads”. A solução é bem simples, basta utilizar o plugin Regenerate Thumbnails.

  1. Instale e ative o plugin Regenerate Thumbnails
  2. Vá até Ferramentas e clique em “Regenerate Thumbnails”
  3. Clique no botão “Recriar todas as miniaturas”
  4. Mantenha a janela aberta até o fim do processo

Esse plugin vai recriar todos os tamanhos de imagens conforme especificado nas configurações de tamanho de mídia, evitando assim erro 404 por imagens com tamanhos diferentes do especificado.

6. Nome do arquivo corrompido

Ao realizar a migração do site pode acontecer de ocorrerem problemas com arquivos que contenham caracteres especiais em seu nome. Recentemente tivemos que migrar nosso site para um servidor cloud e todas as imagens que continham acento no nome não carregavam corretamente.

Nesses casos, é preciso corrigir manualmente os nomes das imagens ou utilizar outro método para enviar novamente as imagens para o novo servidor. Em nosso caso simplesmente compactamos a pasta upload e enviamos novamente (dessa vez sem corromper os nomes dos arquivos). Desse modo o problema foi solucionado.

Depois desse problema passamos a usar o plugin Clean Image Filenames em todas as nossas instalações de WordPress. Caracteres especiais sempre geram problemas, principalmente em alguns gerenciadores de arquivos. Para evitar esses problemas é indispensável instalar um plugin que faça a limpeza no nome das mídias.

O plugin citado funciona apenas para imagens novas que são enviadas através do recurso de upload do WordPress. Para solucionar o problema nas imagens já enviadas é preciso realizar a correção manualmente acessando os arquivos do site via cliente FTP ou gerenciador de arquivos.

7. Conflito entre plugins/temas

Em alguns casos, a biblioteca de mídia em branco pode ser causada por erros no PHP devido a conflito entre plugins e temas. Desative todos os plugins para garantir que o problema não está sendo causado por plugins.

Depois ative um por um, até encontrar o plugin que está ocasionando erros no WordPress.

Outra opção é alterar o tema padrão do site para garantir que o tema não está causando problemas com as mídias do WordPress. É bem raro ser um tema a causa desse problema, mas pode acontecer. Por isso é preciso ativar outro tema para ter certeza.

8. Erros no PHP

Erros no PHP podem causar esse problema. Para descobrir se tem algum erro impedindo as imagens de serem exibidas basta ativar o modo debug do WordPress. Com ele ativado vão ser gravadas em um log todos os erros. Assim é possível diagnosticar se existe algum problema no WordPress.

Para ativar o modo debug do WordPress, siga os passos abaixo:

  1. Usando um gerenciador de arquivos ou cliente FTP, abra o arquivo wp-config.php
  2. Localize a linha
    define( 'WP_DEBUG', false );
  3. Altere o valor para true, conforme imagem abaixo
    WordPress ativar modo debug
  4. Salve as alterações no arquivo

Acesse o painel de administração do WordPress e abra a biblioteca de mídias. Feito isso, vá até a pasta wp-content e procure pelo arquivo debug.log. Ele vai mostrar todos os erros ocorridos no site.

Procure por mensagens de erros que comecem com “Fatal error”. Pesquise a mensagem de erro no Google ou, se ela indicar o nome de um plugin ou tema, desative o mesmo para que as imagens carregam novamente.

*Condições no site