O que é FTP, como funciona e para quê serve? (importante para quem tem um site WordPress)

FTP é um protocolo muito comum para proprietários de site. Nesse artigo, veja como ele funciona e tire as principais dúvidas a respeito.

  • 10 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
ftp

Se você tem um site WordPress, já deve ter visto em alguns tutoriais o pedido para se conectar ao servidor FTP. Mas o que é FTP? Como funciona? Quais as vantagens e desvantagens de utilizá-lo? No artigo a seguir, responderemos essas e outras perguntas relacionadas. 

Porém, adiantamos que entender o que é o FTP e como se conectar a ele é algo muito simples e pode te ajudar, inclusive, a ter mais controle sobre os arquivos do seu site, te ajudando em tarefas como realizar backups, instalar plugins e até mesmo mexer no código do seu tema, se necessário.

O que é FTP?

File Transfer Protocol (FTP) é um protocolo de transferência de arquivos que permite a troca de dados pela internet. Facilita o envio e recebimento de arquivos entre computadores remotos.

O FTP é utilizado, por exemplo, para que você tenha acesso aos arquivos do servidor do seu site direto do seu computador e possa mexer neles, se for preciso. 

Como foi a criação do FTP?

Abhay Bhushan criador do FTP

Abhay Bhushan (na foto acima), um estudante de engenharia elétrica, criou o FTP em 1971 durante o período de expansão das tecnologias na computação. Na década de 70, as primeiras conexões e redes entre computadores estavam sendo estabelecidas, originando-se no Massachusetts Institute of Technology, um dos centros acadêmicos mais importantes do mundo.

O FTP foi concebido para realizar transferências seguras de arquivos entre computadores, embora de maneira rudimentar, muito diferente do processo atual que ocorre em poucos cliques.

Como funciona o FTP?

O protocolo funciona através da conexão do cliente ao servidor usando a porta 21. O cliente FTP (normalmente o programa de computador utilizado para navegar por entre as pastas, sendo o FileZilla o mais conhecido) envia um comando de autenticação ao servidor, junto com o nome de usuário e a senha. O servidor FTP valida se as informações estão corretas e, se estiverem, autoriza a entrada do usuário

Depois de aceita a conexão, se estabelece o canal de dados, que é utilizado para transferência real dos arquivos, sendo esses enviados em blocos de dados. 

Podemos simplificar os dois parágrafos acima explicando que o FTP funciona, no contexto de hospedagens de sites, conectando o seu computador ao servidor que está seu WordPress, te dando a possibilidade de alterar os arquivos de dentro do servidor, servindo como uma espécie de “gerenciador de arquivos”. 

Para que serve o FTP?

Para várias ações, a depender da necessidade dos usuários. As mais comuns são para:

  • Transferir arquivos de um computador para o servidor.
  • Baixar arquivos de um servidor para o computador. 
  • Alterar arquivos de dentro do servidor.
  • Servir como backup remoto.
  • Recuperação de dados.

Se tratando do seu site WordPress, ele é mais utilizado como um gerenciador de arquivos do servidor mesmo, para que se possa enviar, baixar, alterar ou até mesmo excluir arquivos e pastas do server.

Quais as vantagens do FTP?

O FTP tem vantagens consideráveis, como: 

  • Versatilidade: pode ser usado para transferência de diversos tipos de arquivos, como vídeos, imagens, documentos, scripts, programas. 
  • Segurança: desde que utilizado de acordo com protocolos mais seguros como FTPS ou SFTP, que falaremos em tópicos futuros.
  • Eficiência: com esse protocolo, se pode transferir arquivos pesados em uma velocidade relativamente rápida, uma vez que os arquivos são separados em blocos de dados.
  • Facilidade de uso: uma vez que se aprenda a usar o cliente FTP, todas as outras tarefas se tornam muito simples, quase como mexer nos arquivos do seu computador.
  • Compatibilidade: sendo compatível com a maior parte dos sistemas operacionais e dispositivos. Até mesmo celulares conseguem se conectar, por exemplo.

Quais as desvantagens?

Embora possua muitas vantagens, há ainda algumas desvantagens que precisam ser ditas, como: 

  • Tem que tomar cuidado com a segurança: se for utilizado apenas o protocolo FTP sem suas versões seguras (FTPS ou SFTP) os dados não são criptografados e podem ser interceptados por pessoas má intencionadas. 
  • Não é tão simples quanto um gerenciador de arquivos: mesmo sendo fácil de utilizar, pode ser trabalhoso para usuários iniciantes instalar um cliente FTP, procurar as informações de login no painel da hospedagem, inserir os dados corretamente, acessar as pastas e ainda tomar o devido cuidado para não excluir ou mover nenhum arquivo importante do servidor.

O FTP é seguro?

Se você leu com atenção os tópicos acima, viu que a segurança pode ser um tema controverso quando se trata desse protocolo. Isso acontece porque, por padrão, o FTP não é seguro. Os dados transmitidos e compartilhados entre o cliente e o servidor não são criptografados. Com isso, dados sigilosos, arquivos e outras informações podem ser roubadas. Lembrando que segurança deve ser um tema principal no seu site como um todo, não apenas na conexão dele.

Se quiser que as transferências via FTP sejam seguras, é necessário que se utilize os protocolos irmãos dele, que é o FTPS e SFTP. Falaremos sobre eles a seguir.

Qual é a diferença entre FTP, FTPS e SFTP?

Os três são protocolos de transferência de arquivos. O FTP é o mais básico, usando dois canais separados (um canal de controle e um de dados)

O FTPS é uma evolução do protocolo anterior que usa SSL (secure socket layers - camadas de soquete seguro) ou TLS (transport layer security - segurança de camada de transporte) para criptografar os dados e protegê-los contra leitura, no caso de interceptações. 

Por último, o SFTP é um protocolo de transferência de arquivos seguro que, ao invés de SSL ou TLS, utiliza SSH para criptografar os dados. Esse SSH é um protocolo de segurança de rede que permite autenticação e criptografia para acesso remoto de dispositivos. Ele usa um único canal para transferir tanto os comandos, quanto os dados, sendo mais eficiente que seus protocolos irmãos que possuem dois canais separados.

Quais são as alternativas?

Além do SFTP e FTPS, existem algumas alternativas a serem utilizadas para a transferência de arquivos. São elas:

  • HTTPS: protocolo normalmente utilizado no gerenciador de arquivos via navegador da sua empresa de hospedagem.
  • WebDAV:, protocolo de acesso a arquivos que usa o HTTP para transferência. É considerado mais seguro que o FTP, mas não é eficiente.
  • AS2: Protoclo de troca de dados desenvolvidp pela IBM para envio e recebimento de dados sensíveis entre empresas.

Você precisa usar esse protocolo de transferência de arquivos?

A resposta é: depende. Hoje em dia, se utiliza bem menos FTP do que antes, já que em períodos anteriores, os gerenciadores de arquivos das hospedagens não eram tão eficientes e não existiam instaladores automáticos. Hoje, por exemplo, é possível criar um site WordPress em questão de segundos, apenas informando os dados corretos do seu site. 

Há quem prefira utilizar o FTP, por poder alterar códigos do WordPress por meio de um editor de códigos instalado no computador. Mas para usuários convencionais, o uso dos gerenciadores de arquivos tende a ser mais recomendado, ainda se atentando para o cuidado de não alterar ou excluir arquivos essenciais para o funcionamento do WordPress. 

O que é um cliente FTP?

Um cliente FTP é um programa de computador que facilita a transferência de arquivos entre um computador local e um servidor remoto (normalmente o da sua empresa de hospedagem) por meio do protocolo correspondente. 

Esse tipo de software oferece uma interface para usuários realizarem upload, download e organizarem seus arquivos entre dispositivos conectados à Internet. 

Quais os melhores clientes FTP?

Filezilla

filezilla

O FileZilla é um programa que funciona com praticamente todos os sites operacionais, como Windows, Linux e Mac. Apesar de sua interface considerada pouco moderna, a ferramenta é a preferida dentre todas, a mais citada em termos de qualidade e totalmente gratuita

Forklift

forklift

O ForkLift é exclusivo para usuários do sistema operacional Mac e possui a característica de ser mais bonito visualmente, com a opção para transferência de arquivos com dois painéis.

Sua principal característica é a conexão com servidores remotos, como Amazon S3 e Google Drive. O ForkLift permite múltiplas conexões a vários servidores, otimizando assim o processo de transferência de dados.

Entretanto, o que o faz ser menos utilizado do que o Filezilla, além da exclusividade para Mac é o fato da licença completa do software custar aproximadamente 20 dólares, o equivalente a 100 reais na cotação atual.

CyberDuck

cyberduck

O CyberDuck, compatível apenas com Windows e Mac, destaca-se por sua interface moderna e intuitiva. O recurso Cryptomator adiciona segurança extra com transferências criptografadas de arquivos, especialmente importante em transferências entre servidores em nuvem via gerador de URL web.

O software é gratuito e de código aberto, mas os usuários que doarem mais de 10 dólares, o equivalente a 50 reais recebem uma chave de registro como reconhecimento aos autores do programa.

Quais os dados necessários para o acesso por esse protocolo?

Dentro do painel cPanel ou hPanel (dependendo da empresa de hospedagem), é possível criar uma nova conta FTP para acessar os arquivos do seu site. As informações necessárias incluem:

  • Servidor: O nome do servidor, que pode ser o nome de domínio ou o IP do plano de hospedagem.
  • Usuário: Nome de usuário definido na seção FTP do painel de controle.
  • Senha: Senha atribuída ao usuário.
  • Porta: Normalmente, a porta padrão é 21, embora outras portas também possam ser utilizadas para conexão.

Essas credenciais permitem estabelecer uma conexão FTP para gerenciar os arquivos do seu site de forma eficiente. Para aumentar a segurança e usar a versão com criptografia, é necessário utilizar uma porta diferente que varia de empresa para empresa (é importante verificar a documentação ou entrar em contato com o suporte para mais detalhes).

Lembrando que esses dados serão utilizados dentro do cliente FTP. No FileZilla, por exemplo, basta clicar no ícone mostrado na imagem abaixo.

abrir o gerenciador de site ftp

Clicar em novo site.

novo site

E inserir as informações corretas nos devidos campos:

dados para conexão ftp filezilla

Qual a melhor hospedagem de sites para FTP?

O protocolo FTP funciona de forma similar em todas as hospedagens de site. Então não existe uma melhor empresa de hospedagem para esse protocolo. Entretanto, existe a melhor empresa de hospedagem para o site WordPress. 

Estamos falando da Hostinger. Somos clientes dela há vários anos e ainda hoje ficamos surpresos com a velocidade dos servidores. Para se ter ideia, todos os nossos sites (sem uma única exceção) estão hospedados lá e pretendemos permanecer com eles por muito tempo. 

O plano mais barato da Hostinger custa 13 reais por mês. É literalmente menos de 1% do salário mínimo. 

Conclusão

Nesse artigo vimos em detalhes o que é o FTP, como ele surgiu, quais suas vantagens, desvantagens e muito mais. Esperamos que o conteúdo tenha tirado todas as principais dúvidas a respeito. No entanto, se preferir que abordemos outra questão ou entremos em mais detalhes em algum tópico, fale conosco na seção dos comentários. 

Porém, adiantamos que, embora todo o conteúdo trazido aqui tenha sido completo, é na prática que vai entender exatamente como o FTP funciona. Por isso, recomendamos que crie a sua conta relativa a esse protocolo na sua empresa de hospedagem, baixe o Filezilla, se conecte e tenha acesso direto aos arquivos do seu site.

Sabemos que para usuários iniciantes isso pode ser amedrontador. Se for o caso, não se preocupe, os instaladores automáticos e os próprios gerenciadores de arquivos tendem a ser uma solução bem mais prática e com menos possibilidade para erros. 

Obrigado por ter nos acompanhado até aqui. Um forte abraço!

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Hopedagem com até

-70

+ 3 Meses Grátis