Como resolver Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados no WordPress

  • 4 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
Como resolver erro no banco de dados do wordpress

Veja como resolver o Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados no WordPress. Esse erro impede o site de ser acessado e é muito comum, conforme explicaremos aqui neste tutorial.

Algumas vezes a mensagem pode aparecer em inglês (Error establishing a database connection). Isso ocorre sempre que o WordPress não está em português.

Esse erro indica que o WordPress não consegue conectar-se a base de dados do MySQL – que é responsável por armazenar dados de posts, páginas e todas as demais informações que compõem seu site. Por esse motivo, o site fica inacessível quando aparece essa mensagem de erro.

Como exibir a mensagem de erro completa

Ao acessar o site ele exibe uma mensagem de erro genérica, porém ao acessar o painel de administração é exibida uma mensagem de erro mais completa, que mostra exatamente qual o problema do site, além de dar dicas de como é possível solucionar o erro.

Para ver a mensagem de erro completa acesse meusite.com.br/wp-admin/ e verifique a mensagem de erro exibida. Desse modo é possível ser mais assertivo na solução do problema de conexão.

Como corrigir Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados

Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados

Para corrigir Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados siga os passos abaixo:

1. Problemas com o servidor

Na grande maioria das vezes o erro ocorre por falhas no servidor. Se você não instalou o WordPress recentemente e nem fez qualquer alteração no wp-config.php, a hipótese mais provável é que o erro de conexão seja causado pelo servidor da hospedagem de site.

Pode ser uma instabilidade momentânea no serviço de hospedagem de site, que é um problema comum em algumas empresas de hospedagem compartilhada. Pode ser também devido ao site ter atingido o limite máximo de conexões do MySQL.

Aguarde alguns instantes antes de tomar qualquer medida para ter certeza de que não se trata de um erro temporário. O suporte técnico da empresa onde você hospeda o site também pode te ajudar a resolver o problema, abra um ticket e solicite que eles verifiquem um possível problema.

2. Verifique as credencias de login

Se ao acessar o painel de administração não mostrar nenhum erro específico e aparecer a mensagem padrão Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados, é um indicativo que o problema é falha no login.

O problema pode ser resolvido facilmente ao entrar no painel de administração da hospedagem WordPress e pegar as informações corretas de usuário e senha do MySQL.

Caso não lembre a senha, acesse o painel de administração da hospedagem e procure pela seção “Banco de dados MySQL”. Depois, em usuários, clique no botão “Alterar senha”. Novamente clique em “Alterar senha” para gravar a alteração.

Depois, basta informar a nova senha e o nome do usuário no arquivo de configurações do WordPress. Para isso, abra um cliente FTP ou gerenciador de arquivos, localize o arquivo wp-config.php e altere as configurações, conforme indicado abaixo:

  • DB_USER: Informe o nome do usuário;
  • DB_PASSWORD: Informe a nova senha cadastrada.

3. Verifique a base de dados

Se a mensagem de erro exibida na tela for Não foi possível selecionar a base de dados indica que se conectou ao MySQL corretamente, porém não localizou a base de dados informada.

Isso pode acontecer devido ao nome incorreto da base de dados ou o usuário e senha informados não terem permissão de acessar a base de dados informada.

Altere o nome da base de dados no arquivo wp-config.php, no campo DB_NAME caso ela esteja incorreta (verifique o nome correto no painel da sua hospedagem de site).

Ou se o problema for falta de permissão do usuário, vá até o painel de administração da hospedagem de site, clique em “Bancos de dados MySQL”. Depois, em Adicionar usuário ao banco de dados, selecione o usuário e a base de dados do WordPress. Basta clicar em Adicionar para que o usuário passe a ter permissões de acessar a base de dados do MySQL.

4. Repare a base de dados

Se a mensagem Uma ou mais tabelas do banco de dados não estão disponíveis. O banco de dados pode precisar ser reparado for exibida, é sinal de que existe um problema com os dados e as tabelas precisam ser reparadas.

Para reparar as tabelas da base de dados, siga os passos abaixo:

  1. Abra o arquivo wp-config.php usando o gerenciador de arquivos ou cliente FTP
  2. Adicione o código
    define('WP_ALLOW_REPAIR', true);
    no arquivo wp-config.php, conforme imagem abaixo
    wordpress reparar base de dados
  3. Salve as alterações
  4. Navegue até meusite.com.br/wp-admin/maint/repair.php
  5. Clique em Reparar o banco de dados
  6. Após a mensagem de conclusão, remova o código adicionado ao wp-config.php

*Condições no site