Como resolver Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados [solução garantida]

O Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados está aparecendo no seu site WordPress? Saiba como corrigir de uma vez por todas.

  • 11 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
Como resolver erro no banco de dados do wordpress

O Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados apareceu no seu site? Infelizmente isso é mais comum do que deveria. Algumas vezes a mensagem também pode aparecer em inglês: Error establishing a database connection.

Esse erro indica que o WordPress não consegue recuperar as informações necessárias para carregar a página, o que acontece da seguinte maneira:

O WordPress usa PHP como linguagem de programação e o Mysql como banco de dados. Quando um visitante chega até sua página, o WordPress roda os comandos em PHP buscando as informações relevantes para serem mostradas no site.

Se ele encontra as informações, o site é carregado normalmente. Se não encontra, é apresentado o Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados.

Essa conexão é feita através do arquivo wp-config.php. Nele estão contidos os dados sobre:

  • O banco de dados.
  • A tabela utilizada.
  • O nome de usuário do banco.
  • A senha do usuário.

Se alguma dessas informações estiverem incorretas, o erro é apresentado. Qual o resultado? Seu site se torna inacessível, perde tráfego e afeta a sua posição nos resultados de busca.

Preocupante, não é? Felizmente, é só continuar lendo esse artigo para resolver o problema.

Como exibir a mensagem de "erro ao estabelecer conexão com o banco de dados" completa

É possível que ao acessar seu site ele exiba uma mensagem genérica de erro. No entanto, ao acessar o painel do WordPress pela tela de login padrão, uma mensagem de erro mais completa pode ser exibida. Ela pode te ajudar a descobrir o causador do problema e até mesmo dar dicas de como solucioná-lo.

Para ver se o seu WordPress mostra essa mensagem acesse o seu painel de administração. Desse modo é possível ser mais assertivo na solução do problema de conexão com a base de dados.

Feito isso, vá exatamente na solução que precisa ou teste uma por uma, de forma de garantir que outros erros futuros também sejam evitados.

Como corrigir o Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados no WordPress

Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados

Para corrigir Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados siga os passos abaixo:

1. Confira se o servidor não está com erros temporariamente

Na grande maioria das vezes o erro ocorre por falhas no servidor. Se não instalou o WordPress recentemente e nem fez qualquer alteração no wp-config.php, a hipótese mais provável é que o erro de conexão seja causado pelo servidor da hospedagem de site.

Pode ser uma instabilidade momentânea, algo comum em algumas empresas de hospedagem compartilhada. Pode ser também devido ao site ter atingido o limite máximo de conexões do MySQL.

Aguarde alguns instantes antes de tomar qualquer medida para ter certeza de que não se trata de um erro temporário. O suporte técnico da empresa onde hospeda o site também pode te ajudar a resolver o problema, abra um ticket e solicite que eles verifiquem um possível problema.

Caso utilize um servidor dedicado, local ou VPS, reiniciar o seu host talvez corrija o problema, já que alguma inconsistência temporária pode ter prejudicado a conexão com a base de dados.

2. Verifique as credenciais de login

Um dos motivos mais comuns que ocasionam o erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados no WordPress é as credenciais de login da base de dados estarem incorretas. Normalmente isso acontece após migrar um site de um provedor para o outro.

Se ao acessar o painel de administração não mostrar nenhum erro específico e aparecer a mensagem padrão Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados, é um indicativo que o problema é falha no login mesmo.

Ele pode ser resolvido facilmente ao entrar no painel de administração da hospedagem WordPress e pegar as informações corretas de usuário e senha do MySQL.

Caso não lembre a senha, acesse o painel de administração da hospedagem e procure pela seção “Banco de dados MySQL”. Depois, em usuários, clique no botão “Alterar senha”. Novamente clique em “Alterar senha” para gravar a alteração.

Usuários do Banco de Dados

Depois, basta informar a nova senha e o nome do usuário no arquivo de configurações do WordPress. Para isso, abra um cliente FTP ou gerenciador de arquivos, localize o arquivo wp-config.php e altere as configurações, conforme indicado abaixo:

  • DB_USER: Informe o nome do usuário;
  • DB_PASSWORD: Informe a nova senha cadastrada.
Configurações do WP-CONFIG.php

Após a edição do arquivo wp-config.php, atualize seu site e verifique se o erro de conexão foi corrigido. Caso contrário, passe para a próxima solução.

3. Verifique a base de dados

Se a mensagem de erro exibida na tela for Não foi possível selecionar a base de dados indica que se conectou ao MySQL corretamente, porém não localizou a base de dados informada.

Isso pode acontecer devido ao nome incorreto da base de dados ou o usuário e senha informados não terem permissão de acessar a base de dados informada.

Altere o nome da base de dados no arquivo wp-config.php, no campo DB_NAME caso ela esteja incorreta (verifique o nome correto no painel da sua hospedagem de site).

Ou se o problema for falta de permissão do usuário, vá até o painel de administração da hospedagem de site, clique em “Bancos de dados MySQL”. Depois, em Adicionar usuário ao banco de dados, selecione o usuário e a base de dados do WordPress. Basta clicar em Adicionar para que o usuário passe a ter permissões de acessar a base de dados do MySQL.

Adicionar usuário ao banco de dados

4. Repare a base de dados

Se a mensagem Uma ou mais tabelas do banco de dados não estão disponíveis. O banco de dados pode precisar ser reparado for exibida, é sinal de que existe um problema com os dados e as tabelas precisam ser reparadas.

Para reparar as tabelas da base de dados, siga os passos abaixo:

  1. Abra o arquivo wp-config.php usando o gerenciador de arquivos ou cliente FTP
  2. Adicione o código abaixo no wp-config.php.
define('WP_ALLOW_REPAIR', true);


wordpress reparar base de dados

Salve as alterações e navegue até endereçodoseusite.com.br/wp-admin/maint/repair.php

Clique em Reparar o banco de dados

Após a mensagem de conclusão, remova o código adicionado ao wp-config.php.

5. Corrija os temas ou plugins corrompidos

Ter arquivos corrompidos em temas e plugins podem ocasionar o erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados no WordPress.

Para resolver tal situação, vá até aparências -> tema e ative outro tema temporariamente no seu site. Se a mensagem de erro sumir ao acessar o site com o novo tema, será necessário substituí-lo.

De mesmo modo, teste também desativar todos os seus plugins. Se ao fazer isso a mensagem de erro desaparecer, é sinal de que um deles está causando o problema. Ative um por um até descobrir o plugin responsável pela instabilidade no site.

Se não possui acesso ao painel por algum motivo, é possível ainda desativar plugins e temas alterando o nome da pasta deles. Nossa equipe prefere inserir um underline _ antes, como mostrado na imagem abaixo.

temas desativados para tentar resolver o Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados

Os temas ficam na pasta /wp-content/themes e os plugins ficam na /wp-content/plugins.

A reativação dos plugins e temas pode ser feita apagando o underline do início do nome da pasta, a deixando como antes.

6. Atualize o endereço do site no banco de dados

Uma solução que funcionou também para muitos usuários é atualizar as configurações do endereço do site no banco de dados. Para isso, vá até o painel de controle da sua hospedagem -> PhpMyAdmin, clique no nome do seu banco de dados e execute o SQL da caixa de texto abaixo.

UPDATE wp_options SET option_value='A URL DO SEU SITE' WHERE option_name='siteurl'

O código atualizará o endereço do seu site. Algo importante a ser feito se o erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados tiver aparecido após uma migração de um servidor para outro.

7. Restaure o backup mais recente

Lidar com o erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados pode ser algo muito difícil. Então ao invés de buscar várias soluções, é possível restaurar um backup recente, se o tiver.

Caso ainda não tenha o hábito de realizar backups frequentes, essa pode ser uma boa oportunidade para programá-los na sua rotina. Nos já escrevemos um guia inteiro te ensinando a criar cópias de segurança de forma automática (e no Google Drive).

8. Peça ajuda do suporte da sua hospedagem

Embora já tenhamos tocado nesse assunto ao decorrer do artigo, há sempre a possibilidade de pedir ajuda ao suporte da sua hospedagem. Como eles enfrentam o erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados quase que diariamente (a depender da empresa), já possuem soluções práticas para isso.

No entanto, só entre em contato após testar todas as dicas desse material, uma vez que a resposta deles pode demorar, principalmente em problemas não tão simples assim.

Quais as principais causas do erro ao estabelecer conexão com o banco de dados?

Toda e qualquer situação que impeça o WordPress de se conectar com a base de informações MySQL. Por exemplo:

  • Credenciais incorretas: a senha, nome do usuário ou nome da tabela do banco de dados está incorreta no arquivo wp-config.php.
  • Banco de dados corrompido: corrupção dos dados por algum motivo ou defeito do banco.
  • Temas e plugins com códigos inválidos: funções de versões inferiores do PHP ou temas e plugins "mal programados".
  • Pico de tráfego: muitas visitas desestabilizam o servidor, que pode apresentar esse erro.
  • Erro de configuração: quando a url do WordPress não confere com a URL real.
  • Migrações com configurações não atualizadas: a instalação antiga possui dados que não consegue se conectar com a nova.
  • Problemas internos do servidor de hospedagem: erros técnicos que provavelmente já são cientes da empresa de hospedagem contratada.

Embora sejam muitos fatores, os principais são as migrações e credenciais incorretas. Felizmente, são situações fáceis de resolver. Para todas as outras, o suporte da empresa pode ser bastante eficaz.

"Soluções" ineficazes ao tentar resolver o erro ao estabelecer conexão com o banco de dados no WordPress

Embora tenhamos dado as dicas que podem resolver esse erro, muitas outras dicas espalhadas na internet são ineficazes para lidar com esse problema. As mais comuns encontradas são:

Reinstale a sua versão do WordPress

A conexão com o banco de dados é feita através do wp-config.php e esse arquivo não é afetado durante a reinstalação do WordPress. Logo, passar por todo o processo de baixar os arquivos do WordPress, apagar as pastas desnecessárias, reenviar os arquivos para o servidores e sobrescrevê-los não vai te ajudar em nada.

Espere um ou mais dois dias até o servidor voltar ao normal

Se em até uma hora o seu site permaneceu instável ou com o erro de conexão, é importantíssimo que teste as alternativas desse conteúdo e acione o suporte, se necessário. Esperar mais ou menos tempo não surtirá nenhum efeito positivo.

Contrate um profissional para corrigir o erro

Embora em raras situações seja necessário contratar um web designer e/ou programador, é função da empresa de hospedagem te prestar apoio para resolver o erro ao estabelecer conexão com o banco de dados. Não faz sentido investir em um profissional, se erros assim são normalmente cobertos pela empresa responsável.

Conclusão

No artigo de hoje foram mostradas maneiras ideais de resolver o erro ao estabelecer conexão com o banco de dados no WordPress. Cada uma dessas soluções resolve um problema específico que ocasiona o erro. No entanto, o recomendável é sempre manter backup de uma versão "saudável do seu site".

Com isso em mente, aproveite as alterações e sugestões para organizar a sua instalação, eliminando plugins e temas antigos, verificando a base de dados e se certificando de que as configurações estão corretas.

Esperamos, de verdade, que todas as soluções apresentadas tenham te servido. Entretanto, caso nada resolva, sempre se pode solicitar ajuda do suporte da empresa de hospedagem contratada.

Caso tenha sugestões ou mais dúvidas, se sinta confortável para ir na sessão de comentários.