Backups no WordPress (Guia completo)

wordpress backup

Se você tem um site, blog ou loja virtual, não importa o tamanho, é preciso fazer um backup WordPress para proteger seu patrimônio. Pode acontecer dezenas de situações em que o backup WordPress se torna importante para evitar a perda do seu site. O backup do WordPress é algo que as pessoas costumam não dar importância, até se dar conta que perdeu o seu site e um backup seria a única forma de salvá-lo.

O backup é como se fosse um “seguro” que você faz torcendo para nunca precisar dele. Assim como ocorre no caso do seguro de um carro, se um dia você perder o seu carro vai ficar muito feliz por ter feito o seguro.

Assim também ocorre no caso dos backups, em algumas situações você pode sim perder os arquivos e dados que compõem seu site e na falta do backup você pode não conseguir recuperar totalmente o mesmo.

As pessoas mais leigas desconhecem a importância do backup e até quem sabe da sua importância costuma não fazer como deveria. O problema é que não fazer o backup do seu site é uma atitude arriscada, nem sempre é possível recuperar totalmente um site sem um backup do mesmo.

O que é o Backup WordPress?

Com certeza você deve estar se perguntando a final de contas o que é backup WordPress. De forma resumida, o backup WordPress é a cópia dos dados e informações que compõem seu site para um local seguro, a fim de ter como recuperar ele caso o pior aconteça.

Em um primeiro momento pode parecer algo complicado, que exige algumas configurações e dá um certo trabalho. Mas é algo de suma importância que pode evitar uma dor de cabeça muito maior no futuro. Com certeza ninguém quer arriscar perder seu site. Pode parecer um pouco de exagero, mas não, é possível sim que isso aconteça, como vou explicar mais abaixo.

Porque você precisa de um Backup WordPress?

Seja um site, loja virtual ou até mesmo um blog existe um risco sim de você perdê-lo. Se até uma loja física ou casa você tem riscos e paga seguro para isso, imagina num site virtual totalmente dependente da tecnologia para funcionar.

Para algumas pessoas pode soar como exagero, mas saiba que diariamente milhares de pessoas perdem seus sites de alguma dessas formas citadas abaixo. A prevenção é algo importante em tudo na vida, então previna-se de perder ou ter problemas com seu site por causa de alguns dos problemas citados abaixo.

Lembrando que a ideia aqui é abordar as possibilidades em que você pode precisar recorrer ao backup do site. Algumas situações são incomuns, porém bem possíveis e aconteceram com muitas pessoas.

Ataque hacker

site hackeado

É mais comum do que se imagina. Todos os dias pelo menos algumas centenas de sites são hackeados. Isso é algo que acontece com certa frequência com milhares de sites todos os dias, com sites de todas as partes do mundo. Alguns ataques são capazes de atingir até milhares de sites em poucos dias.

Geralmente os ataques são processos automatizados. Ou seja, o hacker cria um script que varre a internet em busca de sites vulneráveis. O hacker em si não tem nenhum tipo de contato com seu site, é tudo automatizado por estes scripts.

É por isso que eles conseguem invadir milhares de sites em pouco tempo quando descobrem uma vulnerabilidade zero-day (que ninguém ainda sabe da existência e, portanto, não foi corrigida).

Alguns ataques são mais inofensivos, apenas adicionam uma mensagem ao seu site. Outros são mais destrutivos, removem dados, criptografam arquivos. E são estes ataques destrutivos que são nosso maior medo e tornam o backup indispensável.

Imagina ter todos os dados e arquivos apagados ou contaminados com scripts maliciosos. A limpeza manual levaria muito tempo e em alguns casos nem seria inviável. As hospedagem de site nem sempre tem backup ou as vezes você descobre que não foi feito. Infelizmente isso pode acontecer. O backup WordPress feito pela hospedagem de site é como uma cortesia, portanto você não pode confiar totalmente.

Problemas com sua hospedagem de sites

shutterstock

Não é algo muito comum, mas na internet você encontra relatos de empresas de hospedagem de site que varreram do mapa completamente todos os arquivos do site sem possibilidade de recuperação.

Isso pode acontecer por falha humana ─ que é quando um funcionário da hospedagem simplesmente apaga todos os arquivos do servidor acidentalmente. Ou proposital, no caso dele querer prejudicar a empresa e os clientes da mesma. É algo raro, mas na internet você encontra relatos de pessoas que passaram por isso.

Esse aqui é mais comum, é quando por problemas técnicos você perde os dados e arquivos do seu site. Nada no mundo da tecnologia é 100% confiável, os componentes de hardware muito menos. Se um disco apresenta falhas as informações são perdidas. A recuperação das informações por parte da empresa de hospedagem de site pode ser inviável em alguns casos.

Se a empresa de hospedagem de sites conta com discos RAID 1, 5 ou 10 você já vai ficar protegido, pois com essa configuração de discos os dados são armazenados em um segundo disco, ou seja, em caso de perda a mesma informação está protegida em um segundo disco. É importante ressaltar que isso protege unicamente contra falhas de hardware, isso não substitui o backup.

Falha humana ou de scripts

Dependendo do sistema que você utilize pode acabar excluindo um conteúdo importante acidentalmente. Em alguns casos a recuperação é difícil e a única solução seria recorrer a um backup do site. Nem todas as operações no WordPress podem ser revertidas facilmente. Por isso é importante sempre manter um backup WordPress.

Outra possibilidade é que scripts e plugins mal desenvolvidos corrompam os dados de forma a tornar a recuperação do mesmo um processo muito difícil e demorado. Ou até por falha no processo de atualização do WordPress pode acontecer de danificar seu site. O próprio WordPress recomenda a realização de um backup antes de efetuar a atualização do mesmo.

Backups são a salvação por diversos motivos

São várias as possibilidades em que você pode precisar recorrer a um backup WordPress. Não dá para citar todas as hipóteses, mas você já teve uma boa ideia das principais causas que podem exigir um backup WordPress. E saiba que existem muito mais situações em que o backup se torna algo que pode trazer um alívio e tranquilidade.

Os minutos gastos na tarefa de fazer um backup do seu site pode evitar que você perca até dias tentando recuperar seu site de um ataque hacker por exemplo. E se você não tiver conhecimento técnico talvez ainda tenha que recorrer a um profissional que com certeza não vai cobrar barato por um serviço de desinfecção de sites atacados.

Se você é uma dessas pessoas que acham que dificilmente vai precisar recorrer há um backup basta olhar nestes sites voltados a contratação de freelancers. É bem comum encontrar anúncios de pessoas desesperadas atrás de alguém com conhecimento técnico para remover as alterações maliciosas feitas em ataques hackers. Com certeza se essas pessoas tivessem realizado um backup não estariam desesperadas em busca de alguém para corrigir o problema.

A importância do backup WordPress

desespero problemas com o site

Depois de entender o que é backup WordPress e como você pode perder todos os dados do seu site, é importante frisar a importância de manter sempre um backup atualizado dos arquivos e banco de dados do seu site.

Com um backup você consegue recuperar facilmente o seu site em caso de qualquer um dos problemas citados anteriormente. O backup WordPress é um “seguro” que ninguém deve abrir mão de ter, não custa nada e o processo pode ser automatizado.

Se você quer fazer o upgrade ou atualização do WordPress é recomendável sempre realizar o backup antes do procedimento. Pode acontecer de durante o processo de atualização a tarefa falhar e a atualização não ocorrer por completo. Neste caso você teria uma atualização incompleta, gerando erros que podem impedir até mesmo você de tentar atualizar novamente. Neste caso seria importante ter um backup do seu site para recuperar e voltar a ter acesso ao mesmo.

Não se esqueça que todos os dias alguém enfrenta problemas e precisa recorrer ao backup do site. Então se um dia você enfrentar algum tipo de problema seria bom poder contar um backup WordPress. Não se esqueça que o backup deve ser feito antes do problema acontecer.

Não confie no backup das empresas de hospedagem

Algumas empresas de hospedagem oferecem backups limitados do seu site WordPress. Mas é sua responsabilidade fazer um backup completo do site. Geralmente as empresas de hospedagem oferecem apenas o último backup do site e não há qualquer garantia.

Outro problema é que você fica totalmente dependente da empresa e também não há como garantir se este backup vai lhe servir. A menos que você contrate um serviço exclusivo de backup, que costuma ser o preço de uma hospedagem ou até mais caro.

Recuperação fácil do site com backup

Com um backup você consegue recuperar seu site ou loja virtual bem rapidamente. O processo de restauração do backup costuma ser bem rápido e até mais simples que o processo inverso que é o backup. Em poucos minutos você consegue colocar seu site novamente no ar com um backup.

Mesmo sites grandes com muito conteúdo podem ser recuperados bem rapidamente em um processo que costuma ser bastante simples e intuitivo. Talvez por ser algo pouco conhecido gere medo e preocupação, mas o processo de backup e recuperação de um site costuma ser bem simples.

Migração para outra hospedagem de sites

shutterstock

Eu utilizo a hospedagem HostGator desde 2014 e nunca tive problemas. Mas eu tenho vários sites e sempre de sempre experimentar novos serviços. Em um outro site eu tive um problema bem grave. Ele começou a ficar offline e ao entrar em contato com a empresa que eu usava na época eles só diziam que não tinha nada de errado.

Foi uma situação bem complicada. Meu site caia toda hora, mas toda vez que eu reclamava eles demoravam a responder e o site já tinha voltado quando recebia a resposta deles. Mas um belo dia meu site ficou offline e não voltou a funcionar por nada. Enquanto eu esperava uma solução da empresa de hospedagem de sites resolvi migrar ele para a HostGator (tenho um plano ilimitado lá).

Mas como eu migrei meu site se o serviço de hospedagem de sites estava fora do ar? Foi bem simples na verdade, eu sempre mantenho um backup dos meus sites. Então eu só peguei o backup do site que estava offline e migrei para a HostGator. Em poucos minutos coloquei meu site para funcionar novamente.

Se você tiver algum problema com sua hospedagem de sites o backup pode ajudar bastante. Com um backup WordPress você consegue mover seu site facilmente para outra empresa de hospedagem de sites.

No meu caso eu só movi os arquivos do backup para a nova empresa ─ que no caso era a HostGator ─ e fiz o apontamento de DNS para os servidores da HostGator. Isso foi o suficiente para meu site voltar a funcionar, mas obviamente ele só voltou a funcionar na nova hospedagem de site.

Nunca queira precisar e não ter um backup

A parte mais ruim é quando você se dá conta que poderia ter resolvido um problema complexo facilmente se tivesse realizado um backup antes. Essa sensação de que você vai ter um gasto enorme por uma falha que poderia ser evitada é a pior coisa do mundo.

Por isso é bom manter sempre um backup WordPress em um local seguro e acessível, porque assim você não vai se arrepender de não ter feito. Principalmente no meu caso, porque meus sites são minha única fonte de renda, a perda deles seria algo bem ruim.

Então trate de fazer um backup seja blog, site ou loja virtual. E não se esqueça que um dos pilares do backup é a confiabilidade. Você precisa ter sempre um backup atualizado do seu site para o caso de problemas.

Onde armazenar o backup WordPress

onde armazenar backups wordpress

Essa questão não é muito falada, mas os dois pilares principais de um backup é a confiabilidade e a disponibilidade do mesmo. Você precisa ter um backup sempre atualizado e ele precisa ser armazenado em local seguro que você possa acessar facilmente caso precise recorrer ao mesmo para recuperar seu site.

Muitas pessoas cometem um erro grave ao armazenar um backup. Por isso é impossível falar de backup sem citar os cuidados que você deve ter para armazená-lo de forma segura e fazer valer os pilares de um backup eficiente.

Armazenar backup no próprio servidor de hospedagem

Essa é a opção mais cômoda e também a mais escolhida pela grande maioria das pessoas. Mas isso não quer dizer que seja a melhor opção. Aliás, armazenar os arquivos de backup no próprio servidor de hospedagem se mostra uma péssima opção.

Pode até ser a opção mais fácil, porém ela ignora a questão da confiabilidade do backup. Digamos que você precise do arquivo de backup para situações extremas certo? Então esperasse que quando você precisar ele esteja lá. É por esse motivo que a confiabilidade é um dos pilares principais do backup.

Agora imagina a situação de você ter perdido o backup também. Se existe essa chance de perder também o backup então algo está errado. Ao armazenar o backup no próprio servidor de hospedagem de sites você fica vulnerável em certas situações.

Digamos que seu site foi invadido e todos os arquivos foram apagados. Se o backup está no mesmo servidor de hospedagem ele também vai ser apagado junto. E nos casos de falhas de hardware com perda de arquivos, mesma coisa, seus backups também vão ser pedidos juntamente com seu site.

Na situação em que você tiver problemas com a hospedagem de sites também seria um mal negócio manter o backup no mesmo servidor de hospedagem do site. Em caso de problemas você pode não conseguir acessar o backup para mover ou restaurar o site para outra empresa de hospedagem. Por esse e outros motivos você não deve armazenar o backup no próprio servidor de hospedagem de site.

Armazenar backup no computador pessoal

Essa opção é bastante acessível e fácil de implementar. Salvar os arquivos de backup no seu computador pessoal evita que em caso de problemas com a hospedagem você perca também os backups. A final, os arquivos no seu computador estão livres de serem afetados por problemas na sua hospedagem de sites.

Eu pessoalmente recomendo a todos sempre manter uma cópia no computador para facilitar a restauração do site em caso de problemas. Se qualquer um dos meus sites tiver problemas eu consigo localizar um backup rapidamente em meu PC para proceder com restauração ou migração do mesmo para outra hospedagem de sites, como já aconteceu antes.

Geralmente os computadores pessoais tem espaço em disco de sobra e a manutenção dos arquivos de backup neles quase não ocupa nada de espaço e torna o processo de restauração bem mais rápido e fácil por estarem no pc.

Armazenar backup nas nuvens

armazenar backups wordpress nas nuvens

Atualmente existem muitos serviços gratuitos que permitem você armazenar facilmente arquivos nas nuvens sem gastar nada. No plano gratuito do Google Drive por exemplo você tem a disposição nada menos que 15 GB de espaço para armazenar o que quiser.

Manter uma cópia dos seus backups na nuvem pode ser uma ótima solução para você conseguir acessar os backups do seu site de qualquer lugar do mundo para fazer a restauração do mesmo em caso de problemas.

Com autenticação de dois fatores e uma série de medidas de segurança, aliado a uma grande confiabilidade comum de serviços em nuvem, armazenar os backups em nuvem é a melhor solução para mim.

Com o cloud ─ que é como são chamados esses serviços baseados na nuvem ─ você une uma grande confiabilidade, segurança e disponibilidade, o que torna o cloud um ótimo aliado para armazenar backups de forma segura e com alta disponibilidade.

Quando fazer o Backup WordPress

quando fazer backup wordpress

Outro ponto muito importante que merece atenção é a periodicidade do backup. Isso é importante para garantir que você tenha o backup WordPress nos momentos certos. A final ter um backup é importante, mas ele precisa estar atualizado para ter valor.

É por esse motivo que é importante entender quando o backup deve ser realizado. Assim garantimos que sempre vamos ter um backup feito nos momentos certos e que ele sempre estará atualizado.

Periodicamente

O ideal é realizar o backup periodicamente. Mas o tempo vai depender da velocidade de alterações que seu site sofre com o passar do tempo. Digamos que seu site sofre alterações apenas semanalmente, neste caso a intensidade de backups realizados pode ser menor que um site que sofra alterações diárias.

Ou seja, se você tem um site que de um dia para outro sofre muitas alterações é bom programar o serviço de backup para rodar todo dia. Agora se o site sofre alterações uma vez por semana o backup pode ser programado para ocorrer uma vez por semana.

Se você tiver um dia certo para publicar em seu site melhor ainda, pois assim é possível programar o backup para ser realizado no mesmo dia que você costuma fazer as publicações. Isso é importante porque garante que você terá sempre um backup com a última versão do seu site.

Antes de atualizar o WordPress

atualizar wordpress

Essa é uma recomendação da própria equipe que desenvolve o WordPress. Sempre antes de atualizar ou fazer o upgrade do mesmo é bom realizar um backup pro caso de a atualização falhar e corromper algum arquivo do site ou até o banco de dados.

Em alguns serviços de hospedagem de sites isso é bem mais fácil de acontecer que em outros. Se você utiliza uma hospedagem que vive caindo infelizmente o risco é grande de cair justamente no momento da atualização e você não conseguir nem acessar seu site depois.

Por esse motivo é recomendado você fazer sempre o backup antes de atualizar, principalmente antes de fazer o upgrade para uma nova versão do WordPress. Muitos arriscam fazer sem realizar um backup antes, porém é algo arriscado e que, portanto, deve ser evitado ao máximo.

Ao efetuar grandes mudanças no site

fazendo alterações no wordpress

Outra dica importante é sempre realizar o backup antes de fazer uma grande alteração em seu site. Assim é possível reverter facilmente essas alterações em caso de problemas utilizando o backup.

Digamos que você resolva alterar o tema do site ou adicionar algum plugin que exija mudanças significativas. Pode ser uma boa ideia antes de começar a realizar as alterações fazer um backup completo do seu site.

Isso é bom não só apenas pro caso de você ter problemas, mas também pro caso de querer reverter as alterações quando não gostar do resultado. Existem muitas situações em que temos que fazer grandes mudanças no site e depois para reverter essas mudanças a tarefa pode ser até ainda mais demorada.

Ao realizar backup antes de fazer grandes mudanças você consegue rapidamente restaurar o backup e reverter facilmente tudo que foi alterado sem deixar nenhum vestígio de alteração em seu site.

O horário também é importante

Essa dica é boa principalmente para quem vai deixar programado o backup para ser realizado periodicamente. Procure sempre programar o backup para ser realizado nos horários com menor visitação em seu site.

Geralmente entre 02:00 e 06:00 da manhã é o melhor horário, pois assim a tarefa é executada num momento em que está sendo exigido muito pouco do servidor. Também é possível ver os melhores horários pelas estatísticas de acesso ao site. Quanto menos visitas na hora de realizar o backup, melhor.

As tarefas de backups costumam alocar bastante recursos do servidor, principalmente em sites grandes, com muitos arquivos e dados. Então evitar realizar o backup num horário de pico de acessos pode prevenir que seu site fique fora do ar por falta de recursos do servidor. Em sites com uma grande quantidade de acessos é mais que indispensável escolher bem o horário em que serão realizados os backups.

Os arquivos que compõem o backup

Se você ficou em dúvida do que precisa realizar backup pode ficar tranquilo. Eu vou explicar isso também. Para quem já conhece o funcionamento de um site WordPress é fácil saber quais arquivos devem ser feitos o backup.

Porém para usuários leigos que não entendem como são armazenados os artigos e muito menos a estrutura de pastas do WordPress é importante falar sobre este assunto para que saibam realizar o backup da maneira correta.

Basicamente o backup do WordPress pode ser divido em duas partes importantes: o backup do banco de dados e o backup dos arquivos que compõem o site. Entender isso é importante, existem até alguns plugins que tornam o processo simples e unem esses dois backups em um só arquivo, mas para quem quer fazer manualmente entender isso é algo indispensável.

Banco de dados

banco de dados backup wordpress

No banco de dados são armazenados todas as configurações, informações, artigos, páginas e todo o conteúdo do seu site. Fica tudo gravado em tabelas dentro de um banco de dados MySql.

Portanto, é imprescindível fazer backup do banco de dados para salvar todos artigos, páginas, comentários e tudo mais. Todos esses dados ficam armazenados no banco de dados da sua hospedagem de sites. E para manter uma cópia segura você precisa copiar todas essas tabelas no processo denominado backup de dados.

Existem várias ferramentas que permitem copiar esses dados, até mesmo a empresa de hospedagem sempre oferece formas de você copiar esses dados facilmente. É importante lembrar que eles também são necessários caso opte por mudar de empresa de hospedagem de sites.

Arquivos do site

arquivos do backup wordpress

Geralmente essa é a parte mais fácil, porém não menos importante. É preciso copiar todos os arquivos que fazem parte do seu site. Isso incluí temas, plugins e as imagens e outros arquivos do site.

É preciso copiar todos esses arquivos no processo de backup para garantir que tudo vai funcionar corretamente. Inclusive os arquivos do core, que são os arquivos principais do WordPress.

Basicamente são copiados todos os arquivos da raiz do site. Ou seja, a pasta “www” ou “public_html” (dependendo da hospedagem) é toda copiada no processo de backup. Como são muitos arquivos e o processo de cópia pode demorar, sempre damos a preferência de usar alguma ferramenta da empresa de hospedagem para compactar toda a pasta public_html/www e assim conseguimos baixa-la e move-la facilmente como um arquivo zip ou rar.

Uma dica é limpar o cache caso tenha plugins de cache instalado em seu site. Ao fazer isso você pode diminuir consideravelmente o tamanho do backup do seu site. Quando o backup é realizado por algum plugin de backup os mesmos se encarregam de ignorar a pasta de cache do WordPress. Porém quando ele é feito manualmente é importante limpar o cache para remover todos os arquivos inúteis.

Método 01 ─ Fazendo backup WordPress com assistente de backup do cPanel

Aqui no WP Total eu uso a hospedagem da HostGator. Além disso ela também é a hospedagem de sites mais popular do Brasil. Por esse motivo fica evidente a necessidade de sempre incluir os procedimentos para a HostGator nos meus tutorias, mas eles também podem ser aplicados a outras empresas que também usem o cPanel.

Para fazer backup no WordPress através deste método você precisa acessar o cPanel da sua hospedagem (aqui no meu caso o cPanel da HostGator). Ao contratar a hospedagem você recebe por e-mail instruções de como acessar o cPanel, mas geralmente digitar no navegador o endereço do site mais “/cpanel” costuma funcionar. Exemplo: http://meusite.com.br/cpanel

cpanel tela de login
  • Acesse o cPanel da HostGator ou da sua hospedagem e faça login (caso não saiba como acessar ver dica acima).
  • Clique em “Arquivos” e depois em “Assistente de backup”.
    acessando assistente de backup wordpress cpanel
  • Na seção “Backup” clique no botão laranja escrito “Backup”.
    fazendo backup wordpress assistente de backup
  • Depois clique na opção “Backup completo”.
    fazendo backup completo cpanel
  • Informe seu endereço de e-mail para ser avisado do término do processo de backup.
  • Clique no botão “Gerar backup”.
    iniciando backup wordpress completo

Depois de algum tempo você vai receber no e-mail informado um aviso do término do processo de backup. O tempo pode variar, em sites maiores pode levar um tempo muito maior para fazer o backup de todos os dados e arquivos.

No meu caso levou menos de 10 minutos para chegar o e-mail avisando que o backup foi concluído. Se você demorar a receber este e-mail verifique se ele não foi enviado para a caixa de spam (foi o que aconteceu comigo).

aviso do termino do backup wordpress

O backup se encontra na pasta raiz da hospedagem de sites. Basta acessar o site usando o gerenciador de arquivos da hospedagem que você vai encontrar o arquivo de backup.

baixando backup wordpress assistente cópia

Para baixar o arquivo de backup basta acessar o Gerenciador de Arquivos no cPanel da sua hospedagem de site. Localize o arquivo com um nome iniciado por “backup_…”, clique em cima dele com o botão direito do mouse e depois clique em “Donwload” para baixá-lo e salvá-lo em seu PC,

É importante frisar que as empresas de hospedagem compartilhada costumam proibir o armazenamento de backup nos servidores da empresa. Isso é devido aos backups ocuparem muito espaço e serem armazenado aos montes.

Então é bom baixar o arquivo de backup e salvar em seu computador ou em outro lugar e excluir o arquivo do backup do servidor de hospedagem compartilhada.

Método 02 ─ Fazendo backup WordPress com Gerenciador de arquivos e phpMyAdmin

Vários tutoriais na internet ensinam a fazer o backup usando um cliente FTP e baixando os arquivos para o PC. Esse método é muito demorado e para quem não entende de clientes FTP pode não ser nada fácil.

Eu prefiro muito mais compactar tudo num arquivo ZIP e baixar. Praticamente todas as empresas de hospedagem de sites oferecem um gerenciador de arquivos com suporte a compactação. Este método é infinitamente mais rápido do que o usando o cliente FTP.

Outra vantagem deste método que eu vou ensinar é que diminui a chance de corromper um arquivo. Muitas vezes baixando vários arquivos pelo cliente FTP ocorrem erros e pela grande quantidade de mensagens exibidas os erros passam desapercebidos e você pode acabar ficando com algum arquivo corrompido.

Então vamos ao método mais rápido, prático e mais confiável que esses indicados nos tutoriais que você encontra por aí:

  • Acesse o cPanel da sua hospedagem (no meu caso utilizo HostGator) e faça login (caso não saiba como acessar o cPanel ver dicas no método 01).
  • Clique em “Arquivos” e depois em “Gerenciador de arquivos”.
    acessando gerenciador de arquivos cpanel
  • Clique com o botão direito do mouse em cima da pasta “public_html”.
  • Depois clique em “Compress”.
    backup wordpress manual pasta public html
  • Selecione a opção “Arquivamento Zip”.
  • E depois clique em “Compress File(s)”.
    iniciando backup wordpress pasta public html

Agora é só aguardar o backup ser feito e conferir se foi gerado um arquivo chamado “public_html.zip” contendo todos os arquivos do seu site. Pode usar o gerenciador de arquivos mesmo para verificar a existência deste arquivo. Clique em “atualizar” que o arquivo novo deve ser exibido.

baixando backup wordpress public html

Agora chegou a vez de fazer backup do banco de dados. Para isso você vai precisar voltar a tela inicial do cPanel e seguir o passo a passo abaixo para salvar todas as informações do banco de dados.

  • Clique em “Banco de dados” e depois em “phpMyAdmin”.

    acessando phpmyadmin para fazer backup
  • Depois clique em “Exportar”.
    exportar dados backup wordpress
  • Deixe selecionada a opção “Rápido – exibe o mínimo de opções” e o formato “SQL”.
    exportar sql backup wordpress
  • Clique no botão “Executar”.
    executar exportar banco de dados

Vai começar automaticamente o download de um arquivo com a extensão “.sql” (Aqui no meu caso gerou um arquivo chamado “localhost.sql”). Esse arquivo contém todas as informações do seu banco de dados que você pode usar depois na opção “Importar” para restaurar o banco de dados. Está feito o backup do banco de dados.

Caso você não saiba o usuário e senha do banco de dados você pode abrir o arquivo wp-config.php e pegar essas informações.

Método 03 – Automatizando o processo de backup e salvando nas nuvens.

Este é meu método de backup preferido. Não se preocupe, não vou indicar plugins pagos. Vou ensinar um método que eu uso em todos os meus sites que é 100% gratuito para criar um backup automaticamente e salvar nas nuvens. Basta ter um conta no Google Drive para poder usufruir de um backup salvo nas nuvens sem gastar nada.

Como este método é um pouco mais complexo, por isso eu criei um artigo passo a passo mostrando como colocar o backup WordPress no automático e ainda salvar no Google Drive.

Conclusão

Agora que você aprendeu tudo sobre o backup WordPress não tem mais desculpas para não proteger seu site. Entendendo melhor os conceitos e funcionamentos com certeza seu site, blog ou loja virtual vai ficar muito mais protegido e em caso de problemas não vai ser arrepender de não ter feito o backup que leva tão pouco tempo.

Neste artigo foi abordada toda a parte técnica e teórica do backup WordPress. Agora é preciso apenas colocar em prática e de preferência realizar o backup de forma periódica e automática de todo o seu site WordPress.

São vários métodos, opções e ferramentas que podem ser usados na hora de fazer o backup do seu site. Basta você escolher a que melhor lhe atende. Mas é sempre bom lembrar da importância de realizar periodicamente backups em seu site para não perder nenhuma informação em caso de problemas ou falhas em seu site.