Como Fazer Backup no WordPress: Um Guia Passo a Passo

Descubra neste guia passo a passo como realizar backups eficientes no WordPress. Proteja seu site contra perdas de dados e ataques hackers.

  • 22 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
wordpress backup

Se você tem um site, blog ou loja virtual, não importa o tamanho, é preciso fazer backup do WordPress para proteger seu patrimônio. Pode acontecer dezenas de situações em que o backup WordPress se torna importante para evitar a perda do seu site. O backup do WordPress é algo que as pessoas costumam não dar importância, até se dar conta que perdeu o seu site e um backup seria a única forma de salvá-lo.

O backup é como se fosse um “seguro” que você faz torcendo para nunca precisar dele. Assim como ocorre no caso do seguro de um carro, se um dia você perder o seu carro vai ficar muito feliz por ter feito o seguro.

Assim também ocorre no caso dos backups, em algumas situações você pode sim perder os arquivos e dados que compõem seu site e na falta do backup você pode não conseguir recuperar totalmente o mesmo.

As pessoas mais leigas desconhecem a importância do backup e até quem sabe da sua importância costuma não fazer como deveria. O problema é que não fazer o backup do seu site é uma atitude arriscada, nem sempre é possível recuperar totalmente um site sem um backup do mesmo.

O que é um Backup WordPress?

O Backup WordPress é a prática de fazer uma cópia de segurança dos dados e informações de um site WordPress para um local seguro. Esse procedimento é essencial para possibilitar a recuperação do site em caso de perda de dados, falhas técnicas, ataques de hackers ou outros incidentes adversos, garantindo a preservação e integridade do site.

Manter uma cópia de segurança do site é crucial por diversas razões. Primeiramente, garante a proteção contra possíveis perdas de dados causadas por erros humanos, falhas técnicas, atualizações mal-sucedidas ou ataques de hackers.

Além disso, em situações de emergência, como hacks ou malware, um backup atualizado possibilita a rápida recuperação do site, minimizando o tempo de inatividade e as consequências negativas para a reputação e funcionalidade do site. Assim, o backup WordPress é uma medida preventiva essencial para assegurar a continuidade, integridade e segurança das operações online.

O backup WordPress é essencial para:

  • Proteger contra perdas de dados;
  • Recuperar o site em caso de falhas;
  • Assegurar a integridade das informações;
  • Facilitar a restauração em situações de emergência.

Método 01 ─ Fazendo backup WordPress com assistente de backup do cPanel

No WP Total, nós utilizamos a hospedagem da HostGator. Além disso, ela é também a hospedagem de sites mais popular do Brasil. Por esse motivo, fica evidente a necessidade de sempre incluir os procedimentos para a HostGator nos nossos tutoriais, mas esses procedimentos também podem ser aplicados a outras empresas que também utilizem o cPanel.

Para realizar um backup no WordPress utilizando este método, é necessário acessar o cPanel da hospedagem de site. Ao contratar o serviço de hospedagem, são enviadas instruções por e-mail sobre como acessar o cPanel.

Para realizar o backup do seu site através do cPanel, siga os passos abaixo:

1. Acesse o cPanel do seu provedor de hospedagem.

cpanel tela de login

2. Em Arquivos, clique em Assistente de backup.

acessando assistente de backup wordpress cpanel

3. Clique no botão Backup para iniciar o assistente de backup.

fazendo backup wordpress assistente de backup

4. Depois, clique na opção Backup completo.

fazendo backup completo cpanel

Caso queira, forneça seu endereço de e-mail para receber uma notificação ao finalizar o processo de backup.

5. Clique no botão Gerar backup para inciar o processo.

iniciando backup wordpress completo

Após algum tempo, você receberá no e-mail fornecido uma notificação sobre a conclusão do processo de backup. O tempo necessário pode variar. Em sites mais grandes, pode levar consideravelmente mais tempo para realizar o backup de todos os dados e arquivos.

Em nosso caso, o e-mail de confirmação de conclusão do backup chegou em menos de 10 minutos. Se você não receber essa notificação dentro desse período, confira a pasta de spam, pois é possível que tenha sido encaminhado para lá (assim como ocorreu conosco).

aviso do termino do backup wordpress

O arquivo de backup está localizado na pasta raiz da hospedagem de sites. Para acessá-lo, basta utilizar o gerenciador de arquivos da hospedagem.

baixando backup wordpress assistente cópia

Para fazer o download do arquivo de backup, acesse o Gerenciador de Arquivos no cPanel da sua hospedagem de site. Localize o arquivo iniciado pelo nome "backup_...". Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione "Download" para salvá-lo em seu computador.

É crucial destacar que as empresas de hospedagem compartilhada geralmente proíbem o armazenamento de backups em seus servidores. Isso ocorre devido ao grande volume de espaço que os backups ocupam e à quantidade acumulada ao longo do tempo.

Portanto, é recomendável baixar o arquivo de backup e salvá-lo em seu computador ou em outra localização segura. Após o download, certifique-se de excluir o arquivo de backup do servidor de hospedagem compartilhada para cumprir com as políticas da empresa e evitar possíveis problemas.

Método 02 ─ Fazendo backup WordPress com Gerenciador de arquivos e phpMyAdmin

Existem diversos tutoriais online que explicam como fazer o backup do WordPress utilizando um cliente FTP para baixar os arquivos no computador. No entanto, esse método pode ser demorado e, para quem não está familiarizado com clientes FTP, pode ser um processo complicado.

Eu prefiro utilizar uma abordagem mais simples e eficiente: compactar todos os arquivos em um único arquivo ZIP e fazer o download. A maioria das empresas de hospedagem de sites oferece um gerenciador de arquivos com funcionalidades de compactação, tornando este método significativamente mais rápido do que usar um cliente FTP.

Uma das vantagens deste método que estou prestes a ensinar é a redução do risco de corrupção de arquivos. Ao baixar vários arquivos através do cliente FTP, podem ocorrer erros que passam despercebidos devido à quantidade de mensagens exibidas, o que pode resultar em arquivos corrompidos.

Veja como fazer o backup do WordPress usando o Gerenciador de Arquivos:

1. Acesse o cPanel da sua hospedagem (neste tutorial utilizaremos a HostGator).

2. Em Arquivos, clique em Gerenciador de arquivos.

acessando gerenciador de arquivos cpanel

3. Clique com o botão direito do mouse na pasta public_html.

4. Clique na opção Compress ou Comprimir.

backup wordpress manual pasta public html

5. Selecione a opção Arquivamento Zip.

6. E depois clique em Compress File(s).

iniciando backup wordpress pasta public html

Agora, basta esperar que o backup seja concluído e verificar se foi criado um arquivo denominado “public_html.zip”, que contém todos os arquivos do seu site. Você pode utilizar o gerenciador de arquivos para confirmar a presença deste arquivo. Basta clicar em atualizar ou recarregar a página, e o novo arquivo deve aparecer na lista.

baixando backup wordpress public html

Em seguida, é hora de realizar o backup do banco de dados do WordPress. Para isso, retorne à tela inicial do cPanel e siga as instruções abaixo para salvar todas as informações do banco de dados.

Para realizar o backup do banco de dados do WordPress, siga os passos abaixo:

1. Em Banco de dados, clique na opção phpMyAdmin.

acessando phpmyadmin para fazer backup

2. Depois clique em Exportar.

exportar dados backup wordpress

3. Mantenha selecionada a opção “Rápido – exibe o mínimo de opções” e o formato “SQL”.

exportar sql backup wordpress

4. Agora clique no botão Executar.

executar exportar banco de dados


O download de um arquivo com a extensão .sql será iniciado automaticamente (em nosso caso, foi gerado um arquivo denominado “localhost.sql”). Este arquivo contém todas as informações do seu banco de dados, que você poderá utilizar posteriormente na opção “Importar” para restaurar o banco de dados. O backup do banco de dados está concluído.

Caso não saiba o usuário e senha do banco de dados, pode abrir o arquivo wp-config.php para obter essas informações.

Método 03 – Automatizando o processo de backup e salvando nas nuvens.

Este é o meu método de backup preferido, e não se preocupe, não vou recomendar plugins pagos. Vou compartilhar um método que utilizo em todos os meus sites, totalmente gratuito, para criar backups automáticos e armazená-los na nuvem. Basta ter uma conta no Google Drive para aproveitar os benefícios de um backup na nuvem sem custo algum.

Ter uma rotina de backup automático do WordPress para salvar nas nuvens é indispensável para garantir a segurança e a integridade do seu site. Isso é crucial para proteger contra perdas de dados inesperadas, falhas técnicas, ataques de hackers ou outros incidentes que possam comprometer o funcionamento e a disponibilidade do seu site.

Como este método pode parecer um pouco mais complexo, criei um artigo passo a passo que demonstra como configurar o backup do WordPress para que seja automático e ainda salvar os backups no Google Drive.

Clique aqui para ver o tutorial completo onde demonstro como configurar o backup automático do WordPress.

Por que realizar o Backup do WordPress?


Seja um site, loja virtual ou até mesmo um blog, existe sim o risco de perdê-los. Assim como em uma loja física ou casa, há riscos e se paga seguro para isso, imagine em um site virtual totalmente dependente da tecnologia para funcionar.

Para algumas pessoas, pode parecer exagero, mas saibam que diariamente milhares de indivíduos perdem seus sites de alguma das formas mencionadas a seguir. A prevenção é algo importante em todos os aspectos da vida, então previnam-se de perder ou ter problemas com seus sites por causa de alguns dos problemas mencionados abaixo.

Lembrando que a ideia aqui é abordar as possibilidades em que se pode precisar recorrer ao backup do site, que são:

1. Site invadido em um ataque de hackers

É mais comum do que se pensa. Diariamente, centenas de sites são alvo de ataques hackers. Esta realidade afeta uma ampla gama de sites ao redor do mundo, com alguns ataques alcançando até milhares de sites em questão de dias.

Os ataques frequentemente são executados por processos automatizados. Os hackers desenvolvem scripts que exploram a internet em busca de sites com vulnerabilidades. Assim, os hackers não interagem diretamente com os sites, tudo é gerenciado por esses scripts automatizados.

Essa abordagem permite que invadam rapidamente um grande número de sites ao identificar uma vulnerabilidade zero-day - uma falha de segurança previamente desconhecida e, consequentemente, não corrigida.

Existem ataques mais brandos, que simplesmente inserem uma mensagem no site. No entanto, há ataques mais prejudiciais que deletam dados ou criptografam arquivos. Estes ataques destrutivos são os mais preocupantes e destacam a necessidade crucial de manter backups atualizados.

Imagine a situação de ter todos os seus dados e arquivos deletados ou comprometidos por scripts maliciosos. A recuperação manual seria demorada e, em muitos casos, até impraticável. Nem todas as empresas de hospedagem fornecem serviços de backup, e ocasionalmente descobre-se que nenhum backup foi realizado.

Infelizmente, isso é uma possibilidade. O backup do WordPress oferecido pela empresa de hospedagem é muitas vezes uma cortesia, portanto, não deve ser totalmente confiável.

2. Problemas com sua hospedagem de sites

Não é algo muito comum, mas na internet você encontra relatos de empresas de hospedagem de site que varreram do mapa completamente todos os arquivos do site sem possibilidade de recuperação.

Isso pode acontecer por falha humana ─ que é quando um funcionário da hospedagem simplesmente apaga todos os arquivos do servidor acidentalmente. Ou proposital, no caso dele querer prejudicar a empresa e os clientes da mesma. É algo raro, mas na internet você encontra relatos de pessoas que passaram por isso.

Esse aqui é mais comum, é quando por problemas técnicos você perde os dados e arquivos do seu site. Nada no mundo da tecnologia é 100% confiável, os componentes de hardware muito menos. Se um disco apresenta falhas as informações são perdidas. A recuperação das informações por parte da empresa de hospedagem de site pode ser inviável em alguns casos.

Se a empresa de hospedagem de sites conta com discos RAID 1, 5 ou 10 você já vai ficar protegido, pois com essa configuração de discos os dados são armazenados em um segundo disco, ou seja, em caso de perda a mesma informação está protegida em um segundo disco. É importante ressaltar que isso protege unicamente contra falhas de hardware, isso não substitui o backup.

3. Falha humana ou ocasionada por atualizações

Dependendo do sistema que você utilize pode acabar excluindo um conteúdo importante acidentalmente. Em alguns casos a recuperação é difícil e a única solução seria recorrer a um backup do site. Nem todas as operações no WordPress podem ser revertidas facilmente. Por isso é importante sempre manter um backup WordPress.

Outra possibilidade é que scripts e plugins mal desenvolvidos corrompam os dados de forma a tornar a recuperação do mesmo um processo muito difícil e demorado. Ou até por falha no processo de atualização do WordPress pode acontecer de danificar seu site. O próprio WordPress recomenda a realização de um backup antes de efetuar a atualização do mesmo.

Principais motivos para fazer backup do WordPress

Depois de entender o que é backup WordPress e como você pode perder todos os dados do seu site, é importante frisar a importância de manter sempre um backup atualizado dos arquivos e banco de dados do seu site.

desespero problemas com o site

1. Recuperação rápida e simples do site

Contar com um backup é essencial para recuperar seu site sem complicações diante dos problemas mencionados anteriormente. O backup WordPress funciona como um "seguro" indispensável, que não tem custo adicional e pode ser automatizado para maior conveniência.

Ao planejar um upgrade ou atualização do WordPress, é altamente recomendável realizar um backup prévio. Durante o processo de atualização, podem ocorrer falhas, resultando em uma atualização incompleta. Isso pode gerar erros que impedirão tentativas futuras de atualização. Nesse cenário, ter um backup atualizado do seu site é crucial para restaurar e recuperar o acesso ao conteúdo.

É importante ressaltar que problemas acontecem diariamente, levando muitos a recorrerem ao backup do site. Portanto, se algum dia você enfrentar uma situação adversa, poder contar com um backup WordPress será um alívio. Lembre-se sempre de que o backup deve ser realizado antes de qualquer problema ocorrer.

2. Não confie apenas no backup das empresas de hospedagem

As principais empresas de hospedagem geralmente oferecem sistemas de backup robustos e seguros, minimizando as preocupações dos usuários. No entanto, é importante destacar que até grandes empresas como Amazon e Google podem enfrentar problemas e ficar offline em determinados momentos.

Por essa razão, é aconselhável manter uma cópia do seu site armazenada em seu computador ou em serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive. Assim, em caso de problemas com o serviço de hospedagem, você poderá realizar uma migração rápida para outra empresa. Embora seja um evento raro, essa precaução é fundamental e não poderíamos deixar de mencioná-la aqui.

No passado, nos deparamos com essa situação e o backup armazenado na nuvem foi fundamental para manter nosso site operacional enquanto enfrentávamos as instabilidades do provedor de hospedagem que estávamos testando.

3. Migração para outra hospedagem de site

Utilizamos a hospedagem HostGator desde 2014 sem problemas, mas, ao experimentar outro provedor para um dos nossos sites, enfrentamos constantes quedas e suporte ineficiente. Em um ponto crítico, o site WPTotal ficou completamente offline. Enquanto aguardávamos uma solução, migramos rapidamente o site de volta para a HostGator, onde temos um plano ilimitado.

A migração foi facilitada pelo fato de sempre mantermos backups atualizados dos nossos sites. Com um backup do WordPress em mãos, transferimos os arquivos para a HostGator e atualizamos os registros DNS. Em questão de minutos, o site estava funcionando novamente na nova hospedagem.

Por esse motivo, ter um backup é essencial em casos de problemas com o provedor de hospedagem, permitindo uma transição suave para um novo serviço.

4. Nunca queira precisar e não ter um backup

É frustrante perceber que um problema complexo poderia ter sido facilmente resolvido se tivéssemos feito um backup anteriormente. A sensação de enfrentar custos elevados por uma falha evitável é realmente desanimadora.

Por isso, é essencial manter sempre um backup do WordPress em um local seguro e facilmente acessível. Dessa forma, você evitará arrependimentos futuros. No meu caso, em que meus sites representam minha principal fonte de renda, perder esses dados seria extremamente prejudicial.

Portanto, não hesite em fazer backups, seja para um blog, site ou loja virtual. Lembre-se de que a confiabilidade é um pilar fundamental do backup. Mantenha sempre seu backup atualizado para estar preparado contra qualquer imprevisto.

Onde armazenar o backup WordPress

Embora nem sempre seja abordado, é fundamental compreender que os dois pilares principais de um backup são a confiabilidade e a disponibilidade. É crucial manter um backup sempre atualizado e armazená-lo em um local seguro e facilmente acessível. Dessa forma, você estará preparado para recorrer a ele quando precisar recuperar seu site.

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Muitas pessoas cometem um erro grave ao armazenar um backup. Por isso é impossível falar de backup sem citar os cuidados que você deve ter para armazená-lo de forma segura e fazer valer os pilares de um backup eficiente.

Armazenar o backup no próprio servidor de hospedagem

Armazenar o backup no próprio servidor de hospedagem pode parecer a opção mais cômoda e é frequentemente escolhida pela maioria. No entanto, essa prática pode não ser a mais adequada em termos de confiabilidade e segurança do backup.

Embora seja uma opção fácil, ela pode comprometer a confiabilidade do backup, um dos pilares fundamentais dessa prática. Imagine precisar do arquivo de backup em uma situação extrema e não poder contar com ele. Isso ocorre porque, ao armazenar o backup no mesmo servidor de hospedagem do site, você se torna vulnerável em várias situações.

Por exemplo, se seu site for invadido e os arquivos forem apagados, o backup armazenado no mesmo servidor também será comprometido ou até perdido. Além disso, em casos de falhas de hardware que resultem na perda de arquivos, seus backups serão afetados da mesma forma que seu site.

Em situações onde há problemas com a hospedagem de sites, manter o backup no mesmo servidor pode ser prejudicial. Em caso de dificuldades, você pode enfrentar problemas para acessar o backup e transferir ou restaurar o site em outra empresa de hospedagem. Por esses e outros motivos, não é recomendável armazenar o backup no próprio servidor de hospedagem.

Armazenar backup no computador pessoal

Esta opção é bastante conveniente e simples de executar. Armazenar os arquivos de backup no seu computador pessoal é uma estratégia eficaz para garantir que, em situações de problemas com a hospedagem, você não perca também os backups. Afinal, os arquivos no seu computador estão imunes a possíveis falhas ou problemas na hospedagem de sites.

Eu, pessoalmente, recomendo a todos que mantenham uma cópia dos backups no computador. Isso facilita a restauração do site em caso de contratempos. Se algum dos meus sites enfrentar problemas, consigo localizar rapidamente um backup em meu PC e proceder com a restauração ou migração para outra empresa de hospedagem, como já ocorreu anteriormente.

Geralmente, os computadores pessoais possuem espaço de armazenamento suficiente, e a manutenção dos arquivos de backup neles ocupa pouco espaço adicional. Isso torna o processo de restauração mais ágil e simples por estarem acessíveis no computador.

Armazenar backup nas nuvens

Atualmente, existem diversos serviços gratuitos que oferecem a possibilidade de armazenar arquivos na nuvem sem custos adicionais. No plano gratuito do Google Drive, por exemplo, são disponibilizados generosos 15 GB de espaço para armazenamento.

Manter uma cópia dos backups na nuvem pode ser uma excelente alternativa, permitindo o acesso aos backups do site de qualquer lugar do mundo para restauração em casos de problemas.

Com recursos como autenticação de dois fatores e medidas de segurança avançadas, somados à confiabilidade típica dos serviços em nuvem, o armazenamento de backups na nuvem se mostra a opção mais segura e conveniente.

Ao utilizar serviços baseados na nuvem, conhecidos como cloud, é possível combinar alta confiabilidade, segurança e disponibilidade, tornando a nuvem um aliado indispensável para o armazenamento seguro e de fácil acesso de backups.

Informações importantes sobre Backup no WordPress

Existem algumas informações importantes sobre backup no WordPress que você precisa saber.

Realizar backup periodicamente

Realizar backups de forma periódica é fundamental para garantir a segurança dos dados do seu site. A frequência ideal dos backups varia de acordo com a quantidade e velocidade de alterações que o site sofre ao longo do tempo. Se o seu site é atualizado diariamente, é recomendável programar o serviço de backup para rodar diariamente também. Por outro lado, se as alterações são menos frequentes, como semanalmente, um backup semanal pode ser suficiente.

Se você possui um dia específico para publicar novos conteúdos em seu site, é ainda mais vantajoso programar o backup para ser realizado nesse mesmo dia. Dessa forma, você garante que sempre terá uma cópia atualizada do seu site, preservando a última versão publicada.

Sempre fazer antes de atualizar o WordPress

Esta é uma recomendação da equipe responsável pelo desenvolvimento do WordPress. Antes de realizar qualquer atualização ou upgrade, é fundamental fazer um backup completo do site. Isso previne possíveis falhas durante a atualização que possam corromper arquivos do site ou o banco de dados.

Em algumas hospedagens, especialmente aquelas menos confiáveis que apresentam frequentes quedas, o risco de enfrentar problemas durante uma atualização é ainda maior. Imagine a frustração de não conseguir acessar seu site após uma tentativa de atualização malsucedida.

Portanto, é crucial sempre fazer um backup antes de qualquer atualização, especialmente ao realizar um upgrade para uma nova versão do WordPress. Embora muitos optem por pular esta etapa, fazê-lo é arriscado e deve ser evitado a todo custo.

Antes de efetuar grandes mudanças no site

Uma recomendação valiosa é sempre efetuar o backup antes de realizar alterações significativas em um site. Essa prática permite que qualquer mudança problemática seja revertida facilmente utilizando o backup.

Por exemplo, ao alterar o tema do site ou adicionar um novo plugin que demande mudanças substanciais, é aconselhável realizar um backup completo do site antes de iniciar as modificações.

Essa precaução não é benéfica apenas para situações em que ocorrem problemas imprevistos. Também é útil quando se deseja reverter alterações que não resultaram no efeito desejado. Muitas vezes, após realizar mudanças significativas em um site, reverter essas alterações pode ser um processo demorado e complicado.

Ao fazer um backup antes de realizar grandes modificações, é possível restaurá-lo rapidamente e reverter todas as alterações feitas, garantindo que o site retorne ao seu estado anterior, sem qualquer vestígio das mudanças realizadas.

O horário também é importante

Essa recomendação é especialmente útil para aqueles que configuram backups automáticos em seus sites. É aconselhável agendar o backup para ocorrer durante os períodos de menor tráfego no site.

O intervalo entre 02:00 e 06:00 da manhã é frequentemente o mais adequado, pois nesses horários a demanda sobre o servidor é significativamente reduzida. Além disso, é possível identificar os horários de menor tráfego consultando as estatísticas de acesso do site. Em geral, quanto menor o número de visitantes durante o backup, melhor.

É importante lembrar que as operações de backup costumam consumir uma quantidade considerável de recursos do servidor, especialmente em sites robustos com grande volume de arquivos e dados. Portanto, evitar agendar backups durante os horários de pico de acesso é crucial para evitar que o site fique inacessível devido à sobrecarga do servidor. Em sites com alto tráfego, a escolha adequada do horário para os backups torna-se ainda mais essencial.

Os arquivos que compõem o backup

Um backup completo de um site WordPress é composto por dois tipos de arquivos essenciais: os arquivos do site e o banco de dados.

  • Arquivos do Site: Este é o primeiro componente de um backup WordPress. Ele inclui todos os arquivos relacionados ao seu site, como temas, plugins, imagens, uploads e outros arquivos do núcleo do WordPress. Estes arquivos são fundamentais para restaurar a aparência e funcionalidade do site. Sem eles, o site não teria a estrutura e o design originais, tornando-se apenas um banco de dados sem formato ou conteúdo visível.
  • Banco de Dados: O segundo componente vital de um backup WordPress é o banco de dados. Ele armazena todas as informações dinâmicas do site, como postagens, páginas, comentários, configurações e usuários. O banco de dados é fundamental para recriar todo o conteúdo e configurações do site. Sem o banco de dados, mesmo que você tenha os arquivos do site, não poderá recuperar o conteúdo atualizado do seu site.

Ambos os componentes são indispensáveis e trabalham em conjunto para garantir que seu site possa ser restaurado com precisão e eficiência em caso de falhas, hacks ou qualquer outro problema que possa comprometer a integridade do site. Portanto, é crucial garantir que ambos os tipos de arquivos sejam incluídos em qualquer estratégia de backup do WordPress.

Conclusão

Agora que você aprendeu tudo sobre o backup WordPress não tem mais desculpas para não proteger seu site. Entendendo melhor os conceitos e funcionamentos com certeza seu site, blog ou loja virtual vai ficar muito mais protegido e em caso de problemas não vai ser arrepender de não ter feito o backup que leva tão pouco tempo.

Neste artigo foi abordada toda a parte técnica e teórica do backup WordPress. Agora é preciso apenas colocar em prática e de preferência realizar o backup de forma periódica e automática de todo o seu site WordPress.

São vários métodos, opções e ferramentas que podem ser usados na hora de fazer o backup do seu site. Basta você escolher a que melhor lhe atende. Mas é sempre bom lembrar da importância de realizar periodicamente backups em seu site para não perder nenhuma informação em caso de problemas ou falhas em seu site.