Como conseguir suporte para WordPress e ter todas as suas dúvidas respondidas

O suporte para WordPress é importante para usuários com pouco conhecimento técnico ou problemas sérios a serem corrigidos.

  • 11 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
wordpress suporte

Com o número elevado de novos sites criados no WordPress, até mesmo pela gratuidade da plataforma, é esperado que muitas pessoas apareçam com dúvidas e até mesmo problemas técnicos a serem solucionados. Mas onde ter o devido suporte para WordPress?

Afinal de contas, se ele é gratuito e é um software livre, não tem nenhuma empresa com a obrigação de prestar suporte, certo? Felizmente, mesmo com essas características, existem sim várias opções relevantes de suporte oficiais disponíveis. Com elas, se pode solucionar facilmente qualquer problema relacionado ao WordPress. 

Neste artigo, para te ajudar a tirar todas as suas dúvidas e resolver qualquer questão envolvendo o CMS mais utilizado do mundo, exploraremos as várias opções de suporte disponíveis, desde o suporte oficial (em ambas as versões que existem) até a comunidade de usuários. Assim, será possível ter uma experiência mais tranquila, sabendo onde encontrar ajuda, quando for necessário.

O que é o WordPress?

logotipo do wordpress

O WordPress é um CMS, sigla em inglês para Content Management System, que significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Ele é gratuito, código aberto e possibilita a criação de diferentes tipos de sites, dos mais simples (como blogs) até os mais avançados (como redes sociais). 

Nascido no ano de 2003, o WordPress ganhou o status de uma das plataformas de construção de sites mais populares do mundo. Atualmente, por exemplo, estima-se que 40% de toda a internet mundial o utiliza como base de seus sites. Acredite, isso é muito!

Graças a sua facilidade de uso, uma vez que não é necessário programar em PHP, de forma alguma, para utilizar a plataforma, o WordPress é utilizado por diversas pessoas ao redor do mundo, com uma comunidade ativa de criadores e usuários em pleno crescimento, mesmo depois de tanto tempo.

Diferenças entre WordPress.org e WordPress.com

O WordPress existem em duas versões, a WordPress.org e a WordPress.com. Explicar a diferença entre elas servirá para saber onde acionar o suporte correto, a depender da sua versão.

O WordPress.org é uma plataforma de código aberto que precisa de um serviço de hospedagem de sites como a Hostinger para funcionar. Nessa versão, se tem total flexibilidade para alterar o que desejar no seu site, acessar o código interno e até mesmo controlar cada micro configuração do CMS. 

Porém, isso vem com a desvantagem de que é você que cuida de tudo. Ou seja, atualizações, backups, rotinas de segurança e questões técnicas. 

Por outro lado, o WordPress.com é uma plataforma de hospedagem gerenciada, o que significa que uma empresa toma conta da sua instalação. Ainda se pode criar um site com muita facilidade, mas sem lidar a parte técnica, possuindo um suporte especializado para isso.

O problema do suporte para WordPress

O problema do suporte para WordPress é que se utiliza o WordPress.org, terá que correr atrás de recursos diferentes para ter suas questões solucionadas, recursos que ainda existem, mas são difíceis de entender e acessar por usuários iniciantes. 

Entretanto, se utiliza o WordPress.com, basta acionar o suporte que seu plano permite. Falaremos mais sobre isso no decorrer do artigo.

O que é suporte?

suporte para wordpress

Suporte, também conhecido como assistência técnica ou orientação de uso de um produto, é um serviço que empresas ou profissionais oferecem para ajudarem clientes a solucionarem problemas de forma efetiva.

Isso ajuda diretamente na satisfação do cliente e é tido como um fator fundamental na decisão de uso de um sistema como o WordPress. Afinal de contas, mesmo sendo gratuito, ninguém gostaria de investir tempo em um produto que não conseguiria utilizar.

Os tipos de suporte

Chat

O suporte via chat é bastante conhecido nas empresas de hospedagem. A HostGator foi uma das primeiras empresas do nicho a oferecer essa modalidade. É comumente a mais desejada entre os clientes, por conseguir resolver com velocidade os problemas encontrados, além de, claro, falar diretamente com um humano.

Telefone

Embora pouco comum em empresas de hospedagem, o suporte via telefone pode ajudar a lidar com demandas financeiras, mas tende a ser pouco útil para tutoriais, a depender da empresa. 

Tutoriais em texto

O suporte via texto, também chamado de documentação, é o primeiro tipo de suporte oferecido por empresas. Afinal, eles não precisam de nenhum ser-humano para atender os clientes, uma vez que os tutoriais dão conta de ensinar o usuário a resolver problemas comuns e a realizar operações da plataforma.

Tutoriais em vídeo

O tipo de suporte não oficial mais abundante na internet. No YouTube, por exemplo, são diversos vídeos te ensinando a resolver problemas relacionados ao WordPress. 

Acesso remoto

Empresas mais preocupadas em oferecer um suporte efetivo para seus clientes tendem a disponibilizar o acesso remoto. Com ele, através de programas como o Teamviewer, eles conseguem mexer no seu computador e entender, de fato, o que está acontecendo.

Suporte do WordPress.org

O WordPress.org em português possui duas formas de suporte: a documentação e os fóruns da comunidade. Mostraremos as diferenças entre eles logo abaixo.

Documentação

A documentação é uma série de tutoriais, técnicos ou não, que te ensinam a utilizar o WordPress e a resolver problemas comuns. Não é obrigatório saber nada de programação para utilizar a plataforma, mas há tutoriais focados também em programadores que desejam implementar novas funcionalidades, como criar temas ou plugins. 

Embora a maioria das páginas possua uma versão em português, é possível encontrar algumas apenas no idioma original.

Fóruns

Os fóruns de suporte do WordPress são o espaço destinado para usuários se ajudarem e pedirem ajuda quando necessário. Ele possui subtópicos como: 

  • Instalando o WordPress
  • Ajustando o WordPress
  • Desenvolvendo o WordPress
  • Temas
  • Plugins
  • Multisites
  • Acessibilidade
  • Gerenciamento de conteúdo
  • Outros assuntos

Os fóruns não são bem movimentados como se espera, isso em parte é responsabilidade do próprio WordPress que não facilita por possuir uma central de fóruns datada (tanto em design, quanto em estilo).

Fóruns de temas e plugins

Todo tema e plugin possui suporte direto com o criador. Entretanto, não é obrigatório a resposta dele. Felizmente, muitos usuários se ajudam e utilizam os devidos fóruns para responder uns aos outros. 

Para acessar o fórum específico de um plugin ou tema, basta encontrar a página oficial dele dentro do repositório WordPress. 

Para ter seu problema solucionado em relação a um plugin, por exemplo, encontre o plugin no repositório. Utilizaremos como exemplo o Akismet.

Depois, no canto direito superior, clique na opção “Suporte” Fica abaixo do botão azul “Baixar”.

exemplo de como solicitar suporte para wordpress com plugin akismet

Assim, será aberto o fórum de discussão e resolução de problemas do Akismet. 

Para realizar a sua pergunta, clique no link “Log in to Create a Topic”, ao lado da caixa de pesquisa escrito “Search this forum”. 

forum

Lembrando que a sua mensagem deve ser escrita em inglês, pois a maioria dos usuários ativos do fórum são estrangeiros. 

Suporte do WordPress.com

O suporte do WordPress.com é muito mais fácil e rápido. São pessoas respondendo suas dúvidas via e-mail ou até mesmo chat ao vivo. Porém, o suporte não é ativado nas contas gratuitas. 

Para ter suporte via e-mail, é necessário ter, no mínimo, uma conta do plano pessoal, que atualmente custa R$12 por mês.

Para ter suporte via chat ao vivo com um dos atendentes, é necessário ter, no mínimo, uma conta do plano premium, que custa atualmente R$26 por mês. 

Dependendo do problema a ser enfrentado, o próprio suporte faz as alterações necessárias, garantindo não haver a necessidade de mexer em códigos ou ferramentas complicadas para iniciantes.

Suporte da sua empresa de hospedagem

Um suporte que muitos esquecem em listas desse tipo é o próprio suporte da sua empresa de hospedagem, que possui pessoas altamente capacitadas e gabaritadas em WordPress

Cada suporte de empresa já possui rotinas automatizadas para resolver os problemas de maneira rápida. Isso significa que basta apresentar seus questionamentos ou situações atípicas que o suporte será efetivo em te ajudar.

Porém, logicamente, cada empresa possui um suporte diferente. Umas são realmente melhores que outras. Então qual escolher? Para responder essa dúvida, escrevemos um tópico inteiro logo abaixo.

Acredite, falar sobre isso é essencial, porque ficar dias com o site indisponível devido a algum erro difícil de resolver é uma dor de cabeça imensa (sem falar em outros problemas mais severos). 

Qual empresa de hospedagem possui o melhor suporte para WordPress?

Nosso time é composto por programadores de diversas linguagens e desenvolvedores web. Analisando a experiência de cada um, as melhores empresas nesse quesito são a HostGator e a Hostinger

A HostGator por ser mais experiente no mercado possui ótimos atendentes e com uma velocidade de resposta rápida, com exceções de dias movimentados. Normalmente os finais de semana e os horários matutinos tendem a ter um tempo de aguardo menor. 

E a Hostinger é uma empresa mais recente, porém inovadora e bem preparada. Por isso, além dos ótimos planos de hospedagem, seu suporte é eficiente e resolve os problemas em tempo viável

Qual escolher entre as duas? Qualquer uma te deixará satisfeito. Nós, particularmente, temos um amor pela Hostinger. É a empresa que hospeda todos os sites da rede WP Total.

Por causa disso, caso queira iniciar na Hostinger, você pode ter acesso a um desconto exclusivo.

Canais de suporte alternativos para WordPress

Nem sempre será possível ter o suporte direto com um ser humano, então onde encontrar a solução para problemas com o seu WordPress? Daremos sugestões abaixo.

Sites especializados

Sites como o WP Total podem servir de suporte com tutoriais específicos para a solução de problemas com seu site WordPress. Há uma série de blogs relacionados, mas modéstia parte, abordamos tudo de forma direta e prática em uma linguagem acessível.

Canais no Youtube

Vários canais do YouTube também podem te ensinar a resolver problemas, principalmente os mais visuais, já que o conteúdo em vídeo garante um maior entendimento de passo a passo específicos, relacionados a cliques de botões ou configurações completas. 

Desenvolvedores

Como último recurso, é possível contratar programadores especializados em WordPress para solucionar qualquer questão com seu site. Eles podem ser encontrados em plataformas como a Workana ou 99Freelas.

Dúvidas frequentes sobre suporte para WordPress

Preciso mesmo entrar em contato pelo fórum?

Não. Provavelmente o problema que você está enfrentando já foi solucionado em mensagens anteriores. Portanto, basta pesquisar pela mensagem de erro ou característica da situação atual do seu site para encontrar uma resposta. 
Há outros sites que agrupam perguntas desse tipo como o StackOverflow e o próprio YouTube.

Existe uma forma de ter suporte direto do criador do plugin ou tema?

Existe. Comprando. Em sites como o ThemeForest, se tem o suporte padrão de 6 meses com a equipe desenvolvedora do tema ou plugin. Para plugins e temas comprados em outras plataformas ou diretamente em suas versões profissionais, é essencial avaliar a política deles para saber o tempo de duração do suporte.

Que opções tenho se o suporte para WordPress da minha empresa de hospedagem não resolver o problema?

A opção ideal é: continuar acionando o suporte para WordPress da sua hospedagem até que o erro seja devidamente corrigido. Tenho certeza que dependendo deles, quanto antes solucionarem, melhor.

Porém, fica o avisado de que há alguns erros e problemas que independem dele e sim de configurações do próprio usuário, sendo sua responsabilidade. Felizmente, esse são raros.

Conclusão: suporte para WordPress

Ter suporte para WordPress nem sempre é uma tarefa tão fácil, principalmente pelo fato de ser gratuito e isso impedi-lo de ter uma equipe direta para resolver suas questões. Felizmente, há opções que podem te ajudar a solucionar os problemas de forma simples, como o suporte da sua empresa de hospedagem e o suporte direto do WordPress.com, se utiliza essa versão do CMS.

Esperamos que todas as soluções informadas aqui sirvam de ajuda. O nosso próprio site, por exemplo, é uma espécie de suporte, visto que já resolvemos diversos problemas de usuário aqui como corrigir o modo manutenção travado, proteger o seu site contra SPAM ou adicionar fontes personalizadas, dando as informações precisas para corrigir com facilidade. 

Se tiver qualquer dúvida sobre o suporte para WordPress, fale com a gente nos comentários. Eles estão sempre abertos para ajudarmos, na medida do possível.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço e até o próximo conteúdo.