Como corrigir o erro "jQuery is not defined" no WordPress? (6 soluções)

  • 8 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
jquery is not defined

Encontrar uma nova mensagem de erro do WordPress nunca é algo positivo. Ainda mais levando em consideração que várias delas são confusas e acabam não indicando como o usuário pode resolvê-las, é o caso do “jQuery is not defined” ou “jQuery não está definido”. 

Felizmente, nesse artigo, listamos para você todas as formas possíveis de corrigir esse erro e trazer seu site de volta ao normal. A boa notícia é que esse é um dos erros mais comuns do WordPress e sua resolução é relativamente fácil. 

O que é jQuery?

logotipo do jquery

Antes de explicarmos o que o erro “jQuery is not defined” significa, precisamos entender o que é jQuery e como ele afeta os elementos do seu site e o comportamento dele.

jQuery é uma biblioteca de JavaScript (um conjunto de códigos pré-prontos e configurados nessa linguagem) que simplifica a manipulação dos elementos de um site e as interações deles com eventos específicos, como passar o mouse em cima de um objeto, clicar nele, arrastar, dentre outras situações.

Por ser desenvolvido para facilitar o desenvolvimento front-end, o jQuery oferece uma sintaxe simplificada para realizar tarefas comuns, como animações e requisições AJAX.

Embora toda essa linguagem técnica faça sentido para programadores e entendidos da área, podemos resumir o jQuery como uma ferramenta que facilita fazer alterações na interface e comportamento do seu site. É apenas isso. 

Por que precisamos falar do jQuery? Porque tanto o seu tema WordPress, quanto boa parte dos plugins precisam dele. Se há algum problema com jQuery, seu site pode apresentar problemas expressivos que precisam ser corrigidos o quanto antes

O que é o erro “jQuery is not defined”? 

exemplo do erro jquery is not defined - jquery não está definido

jQuery is not defined ou o jQuery não está definido é uma mensagem de erro que informa que algo no seu site, normalmente um plugin, solicitou o jQuery para funcionar, mas, por algum motivo, quando o navegador tentou carregar o jQuery, ele não estava disponível.

Esse erro é encontrado de forma mais comum no console do inspecionar elemento. Se tiver dúvidas, basta executar a ferramenta de inspeção de página e verificar a aba correspondente”. 

Quais as possíveis causas do erro “jQuery não está definido?”

Como é um erro bem generalista, existem diversas razões que podem ter feito ele aparecer no seu site. Listamos abaixo todas, então, com elas, é possível ter uma ideia do que aconteceu com suas páginas. 

Incompatibilidade de plugins

Embora haja muito esforço dos desenvolvedores de um plugin não afetar o comportamento do outro, muitas vezes acontecem essas incompatibilidades. Pensando nisso, é interessante desativar todos os plugins e ir ativando um por ver, verificando qual faz a mensagem de erro ser mostrada no console. 

Se nenhum plugin fizer o erro aparecer, basta ir para a próxima verificação. Nela, veremos outras possibilidades para que seu site esteja assim. 

Problemas com o CDN

Caso esteja utilizando um jQuery que está hospedando em CDN (muito comum para agilizar a inserção de códigos dessa biblioteca), pode ser que ele esteja sendo impedido de chegar até o seu servidor devido ao grande número de solicitações de outros sites para o mesmo conteúdo.

Versão incorreta do jQuery

Pode ser que você, alguém do seu time ou até mesmo o desenvolvedor de algum plugin tenha digitado a versão errada do jQuery, o que pode ter gerado esse problema também. 

Arquivo jQuery corrompido

Quando se baixa o jQuery de sites não oficiais, pode ser que essa versão alterada esteja corrompida ou com erros. Nessa situação, certifique-se de que a sua cópia é a oficial.

Má execução do JavaScript

Muitas vezes, o código JavaScript é executado antes mesmo do código do jQuery ser totalmente carregado. Isso faz com que o site chame as funções, mas que ainda não foram definidas. 

Configuração errada de plugin de cache

Por otimizar demais os scripts e estilos da página, os plugins de cache tendem a gerar esse erro. Como teste, desative a sua extensão de cache e veja se o problema é resolvido. Se for, verifique se há alguma opção de configuração que exclua os scripts e a ative.

Hospedagem lenta

Uma hospedagem que não carrega seus arquivos da forma correta devido ao baixo desempenho pode ser a causa para esse erro aparecer no seu site. Principalmente se ele aparece em alguns momentos e desaparece em outros.

Se for o seu caso, utilize boas empresas de hospedagem, como a Hostinger. Ela é a melhor provedora de hospedagem de sites da atualidade, possui uma garantia de 30 dias e é o servidor dos nossos sites. Sem falar que o plano mais barato deles custa menos de 13 reais por mês.

Como corrigir o erro jQuery is not defined?

consertar erro

Antes mesmo de mostrarmos as possíveis soluções para esse erro e como colocá-las em prática, é mais do que essencial lembrarmos de você fazer um backup do seu site nesse exato momento. Caso contrário, outros erros podem surgir ou até mesmo seu site ficar fora do ar. Ter uma cópia de segurança disponível vai evitar que se perca qualquer trabalho ou conteúdo importante ao tentar solucionar o problema. 

Além disso, se houver alguma versão de teste (conhecida como versão de desenvolvimento também) do seu site, teste nela primeiro para impedir que algo aconteça com o site principal. Algumas hospedagens possuem esse recurso, por exemplo.

Depois das precauções necessárias, saiba que a resolução desse tipo de erro vai te exigir uma certa facilidade com edição de código. Ou seja, prepare-se para utilizar ou uma conexão via FTP ou o gerenciador de arquivos da sua hospedagem. As alterações serão mínimas, mas ainda assim, reforçamos a importância de um backup.

Método 1 - Verifique se algum plugin está gerando esse erro

Como falamos anteriormente, esse erro pode estar sendo causado devido a uma incompatibilidade de plugin ou até mesmo erro de digitação no código de um deles. Para descobrir qual extensão está causando isso, desative uma por uma e verifique qual faz a mensagem aparecer. Uma vez que descubra, basta substituí-la por um plugin similar ou esperar a atualização de código por parte do desenvolvedor (o que pode demorar, não sendo garantido em plugins muito antigos).

Método 2 - Veja a versão utilizada do jQuery

Muitas vezes, pode acontecer da versão solicitada do jQuery não ser compatível com o WordPress atual. Esse tipo de problema é comum em sites que usam temas ou plugins antigos. Se for o seu caso, experimente trocar o tema e atualizar os plugins da maneira devida. 

Método 3 - Use a versão do jQuery do WordPress

Se você está desenvolvendo um tema ou plugin e essa mensagem de erro está aparecendo, pode ser que isso aconteça devido a estar solicitando uma versão externa do jQuery, ao invés de utilizar a do próprio WordPress (que já tem uma chamada de código específica para isso).

Para adicionar o script do jQuery padrão do WordPress, utilize o código abaixo no arquivo functions.php do seu tema.

function my_theme_scripts() {

    wp_enqueue_script('jquery');

}

add_action('wp_enqueue_scripts', 'my_theme_scripts');

Método 4 - Procure por pistas adicionais no console de erros

Algumas vezes quando a mensagem de jQuery is not defined aparece, o console de erros do seu navegador pode indicar a linha e o arquivo ao qual é gerada a mensagem. Com isso, você tem uma indicação de onde esse problema está surgindo. 

  • Se for em arquivos do seu tema, entre em contato com o desenvolvedor ou com o fórum correspondente. 
  • Se for em plugins, experimente trocar por outro similar ou atualizá-los.
  • Se for em arquivos do próprio WordPress, atualize a sua versão.

Método 5 - Adicione um trecho de código ao arquivo wp-config.php

Se as soluções acima para corrigir erros de jQuery não definido não funcionarem, defina o caminho do arquivo (ABSPATH) no arquivo principal do WordPress. Faça isso inserindo o seguinte trecho de código no arquivo wp-config.php, que fica na pasta raiz da instalação do CMS.

/** Absolute path to the WordPress directory. */

if ( !defined('ABSPATH') )

define('ABSPATH', dirname(__FILE__) . '/');

define('CONCATENATE_SCRIPTS', false);

Método 6 - Entre em contato com o suporte da sua empresa de hospedagem

Muitas vezes, a resolução de erros no WordPress está além do nosso conhecimento. Quando isso acontece, o recomendável é entrar em contato com a equipe de suporte altamente treinada para resolver essas questões, ainda mais levando em consideração já estarem acostumados com demandas assim.

Um exemplo de mensagem a ser enviada para eles é a seguinte: 

“Olá, meu nome é [ nome ], tenho o site [ endereço do site ] e estou enfrentando o erro jQuery is not defined. Não sei como resolver e tenho receio de acabar gerando mais problemas. Poderiam resolver para mim, por favor?”

Conclusão

No artigo de hoje mostramos o que é o erro jQuery is not defined no WordPress, o que gera esse problema e como resolvê-lo. Agora, por favor, nos diga nos comentários que método funcionou para resolver o jQuery na sua instalação do WordPress. Qualquer dúvida, fique a vontade para entrar em contato também.

Obrigado por ler esse post. Nos vemos no próximo conteúdo.

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Hopedagem com até

-70

+ 3 Meses Grátis