O que devo esperar do meu serviço de hospedagem de site

o que devo esperar do meu serviço de hospedagem de site

Se você vai construir uma casa, antes de ter as ferramentas e os materiais adequados para o projeto, vai necessitar de um terreno, não é mesmo? A situação não é tão diferente assim quando o assunto é criar um site.

Ter um site já não é mais um diferencial nos dias de hoje. Na verdade, ter um site é essencial, pois ele é a base para uma boa presença online, independente se o seu projeto é um site para a sua empresa ou um espaço para divulgar os seus trabalhos freelancer.

Porém, para ter um site é preciso pensar no seu “terreno”, no local onde ele será construído. É aí que se torna fundamental contratar um bom serviço de hospedagem de site e, especialmente, saber o que esperar desse serviço.

Muitas coisas dependem do seu tipo de site

Para saber o que esperar do serviço de hospedagem para o seu site é importante levar em conta o seu tipo de projeto. A hospedagem compartilhada, por exemplo, é uma das mais requisitadas.

Isso não é surpresa, pois ela é compatível com a maioria dos sites que acessamos. Entretanto, essa modalidade de hospedagem é ideal para sites simples, com pouco tráfego.

Por outro lado, para sites mais robustos, como lojas virtuais, portais de notícias e outros projetos que exigem mais recursos, uma hospedagem Cloud pode ser a opção mais vantajosa.

As características básicas de um bom serviço de hospedagem de site

Independente do tipo de hospedagem de site que você possui, é importante que ele tenha algumas características que são essenciais para fornecer um bom desempenho.

Por isso, na hora de escolher esse tipo de serviço, é importante avaliar alguns requisitos. Vamos ver quais são eles?

Ser escalável

Um projeto online bem sucedido tem tudo para apresentar um bom crescimento no decorrer do tempo. Quando isso acontecer, é fundamental que o serviço de web hosting escolhido também acompanhe esse crescimento.

Isso se chama “escalabilidade”. E nesse caso, a hospedagem Cloud é um bom exemplo que apresenta essa característica.

Disponibilizar uma boa capacidade de armazenamento e velocidade

É importante levar em conta a capacidade de armazenamento, pois se o seu site possui muitas fotos e vídeos, tais recursos poderão ocupar um amplo espaço do serviço de hospedagem.

Por isso, é importante, antes de efetuar a contratação desse serviço, conhecer bem as características e o perfil do seu projeto.

Um qualificado serviço de hospedagem de site auxilia também a ter uma boa velocidade de carregamento.

Se levarmos em conta que um site com rápido carregamento proporciona uma boa experiência do usuário, então é fundamental esperar que o seu serviço de hospedagem apresenta essa capacidade.

Isso é importante devido à experiência do usuário, pois sites lentos podem não ser bem vistos pelos buscadores como o Google e assim terão dificuldades de aparecer entre os primeiros lugares nas páginas de resultado.

Ter um bom Uptime

Ao pesquisar sobre serviços de hospedagem de site, se prepare para encontrar com frequência a palavra Uptime. Esse tal de Uptime determina a capacidade que um servidor tem de ser mantido online.

Se um serviço de hospedagem apresentar um Uptime considerado baixo, isso significa que o seu site poderá ficar indisponível em determinadas ocasiões.

Isso é péssimo e, na verdade, nem preciso afirmar o quanto isso tira pontos para quem quer garantir uma boa experiência de usuário, não é mesmo? Imagine um grande e-commerce, por qualquer motivo, ficar offline por algumas horas.

Ainda que esse período fora do ar seja apenas por uma hora, já é o suficiente para perder vendas e gerar insatisfação por parte dos clientes. Por isso, um bom serviço de hospedagem de site deve garantir 99,9% de Uptime.

Apresentar atendimento e suporte especializado

Em se tratando de projetos online é sempre bom ter em mente que problemas não escolhem hora para ocorrer. Não importa se é domingo, feriado ou de madrugada, o fato é que qualquer falha que derruba um site deve ser sanada o quanto antes.

Por conta disso é que um serviço de hospedagem de site deve disponibilizar atendimento e suporte em tempo integral.

Contudo, é importante também que o atendimento seja disponibilizado em canais variados, como telefone, via e-mail e chats online. Em suma, é preciso apresentar opções viáveis de interação com o cliente.

Ter boas avaliações de outros clientes e sites especializados

Procure resenhas sobre o serviço de hospedagem. Leia e ouça o que os outros clientes divulgam em sites, fóruns e comunidades especializadas. Veja como o serviço é avaliado pelos usuários.

A quantidade de estrelinhas e as notas obtidas pelo público ajudam a saber se ele é o serviço ideal para o seu projeto.

A hospedagem de site é um recurso muito importante para ser deixado de lado

Esse serviço influencia a velocidade, a segurança e até mesmo o bom atendimento ao cliente. Quanto melhor for o serviço de web hosting, mais tranquilidade você vai ter em relação ao gerenciamento do seu site. Portanto, na hora de criar o seu site, verifique se a hospedagem tem condições de proporcionar o desempenho para ele ser bem sucedido.

*Condições no site