O que é o Elementor?

elementor

Não sabe se o Elementor é o melhor page builder para você? Nessa análise completa, mostraremos a você o poder desta ferramenta; nós listamos todos os seus pontos positivos e negativos e eles serão o suficiente para você descobrir se deve ou não o usar em seu dia-a-dia.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o mais famosos plug-in page builder para WordPress, o Elementor:

O que é um Page Builder?

Elementor é facilita a criação de páginas web através do método arrasta-e-solta. Vamos entender o que isso significa:

  • Ele nos permite criar layouts únicos e diferentes dos modelos de postagem e página padrão que acompanham os temas comuns do WordPress.
  • Ao contrário do workflow padrão do WordPress, você não precisa passar a maior parte do seu tempo no editor de blocos padrão.
  • O Elementor vem com uma interface separada com atualizações em tempo real. Você cria o que quiser e tem a resposta imediata do resultado.
  • Não requer conhecimento de linguagens de código, seja em HTML, CSS ou PHP. Com o editor de layouts é possível criar um site incrível, mesmo que você não entenda de programação.
  • Você pode usá-lo para criar qualquer design de conteúdo ou página que possa imaginar.
  • É totalmente extensível através de outros plug-ins e addons, 100% compatível ao modelo de desenvolvimento do WordPress; grátis e extensível.

O Elementor realmente é impressionante, porque permite que você crie designs de páginas web incríveis, mesmo que não tenha experiência na criação de sites. Sua utilização é bem simples.

Esse é um diferencial importante para quem está começando seu negócio e ainda não tem um orçamento muito alto para contratar alguém para ajudá-lo com seu site.

A ideia primária do Elementor foi criar sites mais rapidamente! Elementor foi criado em 2016 por um grupo de programadores que acabaram ficando frustrados com o processo extremamente lento de criar sites usando o WordPress.

E agora, são mais de 3 (três) milhões de sites usando o Elementor! Esse é um número que mostra que o plug-in realmente conquistou os desenvolvedores de WordPress.

Vamos dar uma olhada em alguns benefícios do Elementor, um por um:

Recursos e funcionalidades do Elementor

Logo de cara, o Elementor vem equipado com várias funcionalidades extremamente úteis. Listamos algumas delas abaixo:

  • Começamos com a funcionalidade de criação da página principal. Aquela que aparece assim que entramos no site, conhecida como “Home” ou “Início”.
  • Você pode escolher entre mais de 90 elementos (ou widgets) para compor seus sites: imagens, títulos, botões, carrosséis, contadores, barras de progresso, depoimentos e muito mais.
  • A maioria dos widgets funcionam com o recurso de arrasta-e-solta. Você pega qualquer elemento e o move para onde quer arrastando-o pela tela. Não fica mais simples que isso.
  • A versão da página que você vê na interface Elementor é exatamente o que seus visitantes irão ver (o que garante uma consistência importante entre os navegadores e dispositivos). Não precisa recarregar a página para ver as mudanças.
  • As páginas têm a capacidade de se controlar a responsividade dos principais dispositivos (celulares, tablets e desktops) e otimização para SEO.
  • O Elementor conta com uma biblioteca de modelos de página pré-construídos que podem ser importados e alterados. São mais de 150 modelos à sua disposição. Além disso, você pode salvar seus próprios modelos.
  • Se você usar a versão Pro do Elementor, pode usar o recurso Criador de Temas (theme builder), que permite modificar os elementos principais do tema, como cabeçalho, rodapé, modelo de postagem única ou arquivos do blog.
  • Por fim, há também um add-on extra para WooCommerce, caso você queira utilizar o WordPress para criar uma loja virtual. É totalmente compatível com o Elementor, então você poderá ter sua loja online em algumas horas.

Como citado anteriormente, a principal funcionalidade do plug-in é permitir que você crie suas páginas e depois veja o resultado disso em tempo real.

Esse recurso de visualização ao vivo ajuda a não perder tempo imaginando com a página ficará. Você tem total controle sobre o design, ao contrário do uso de temas para WordPress, que dependia da ideia original do criador do tema.

De qualquer forma você vai precisar de um tema.

O Elementor é flexível o suficiente para trabalhar com qualquer tema do WordPress, mas existem 3 temas do WordPress com os quais as pessoas geralmente concordam são os temas mais compatíveis com o Elementor. Esses são:

  •     Astra;
  •     Generate Press;
  •     Ocean WP.

Você não é obrigado a usá-los, mas esses 3 temas são reconhecidos como os mais fáceis de se trabalhar com Elementor.

Então, o que você pode fazer?

Primeiro, o Elementor permite que você aproveite muitos widgets (são mais de 90!), que podem ser colocados em qualquer lugar da página. Você pode reorganizar esses widgets com aquela funcionalidade de arrasta-e-solta que falamos antes.

Dentro de cada widget você tem controles específicos sobre o design deles, então não precisa se contentar com o visual padrão. É aqui que você pode alterar os valores de segundo plano, margens e preenchimento, cores padrão, fontes e assim por diante.

Os widgets de conteúdo disponíveis incluem títulos, imagens, parágrafos de texto, vídeos, botões, divisores, espaçadores, ícones, galerias de imagens e carrosséis, contadores, depoimentos, ícones de mídia social, códigos de acesso e muito mais. Além disso, você pode usar os widgets padrões que vem com o WordPress.

Além disso, você conta com um histórico de revisões, o que significa se acontecerem erros, por qualquer motivo, você pode voltar para uma versão anterior da página. E também conta com uma lista completa de alterações, o que dá um controle legal para o administrador do site.

Por último, mas não menos importante, a Elementor oferece a possibilidade de modificar o design da página de acordo com os dispositivos em que ela será mostrada: computadores, celulares e tablets. Você pode ajustar detalhes e até controlar se certos widgets vão aparecer em cada categoria listada.

O Elementor custa alguma coisa?

O Elementor é grátis!

Mas, para que esse overview esteja 100% sincero e completo, devemos mencionar que existe uma versão Pro do Elementor. Ela não é necessária para todos os projetos, então você pode desfrutar do Elementor free sem culpa!

O plug-in principal (grátis) está disponível a lista oficial de plug-ins do WordPress. Você nem precisa criar uma conta, nem nada. É só instalá-lo como qualquer outro plug-in.

Agora, sobre a edição Pro, precisamos listar o que ela oferece:

  • Mais de 50 elementos / módulos de conteúdo adicionais.
  • Mais de 300 modelos de página adicionais.
  • Theme Builder. É fácil editar as áreas de cabeçalho e rodapé do site que ficam persistentes nas páginas que você escolher.
  • WooCommerce Builder. Widgets de pré-criados do WooCommerce, junto com tabelas de preços e widgets de lista de preços.
  • Popup Builder. Esse módulo permite que você crie pop-ups e possa integrá-los a um formulário de inscrição ou a alguma oferta). Interessante de se usar com estratégias de marketing.
  • Visual Form Builder (vem com integrações com ferramentas de marketing populares).
  • Você pode criar Widgets Globais e depois reutilizá-los em todo o site.
  • Adicione CSS personalizado a qualquer bloco (widget).
  • Edição embutida: você pode editar o conteúdo do texto diretamente na tela ao vivo usando esse recurso. Esse recurso facilita a criação de postagens no blog e a edição do conteúdo existente.
  • Tradução e RTL Ready: O plug-in é traduzido para mais de 23 idiomas e pode ser traduzido para outros idiomas facilmente. Ele suporta totalmente a linguagem RTL.
  • Opções abrangentes de tipografia: use mais de 800 fontes do Google ou adicione seus próprios formulários personalizados de kit de tipos e use-os em todo o site.
  • Integrações de terceiros: o plug-in suporta integrações de terceiros, incluindo MailChimp, Drip, ActiveCampaign, etc.
  • Modo de manutenção: você pode definir o modo de manutenção usando os belos modelos da Elementor em breve e os modelos de modo de manutenção.

Outra função que devemos dar muita atenção é o Role Manager (Gerenciador de Funções), esse é um bônus importante da Elementor. Aqui você pode gerenciar o que seus usuários podem editar. É muito bom quando você está criando sites e terá pessoas fazendo login no seu site e precisam de algum nível de controle.

Digamos que você tem um cliente e ele gostaria de adicionar e editar alguns textos, mas não mexerá no design nem layout. É aqui que o Role Manager entra.

Usando esta função, você pode controlar quem pode usar o construtor de páginas e o que ele pode fazer com ele.

Você pode acessar o Gerenciador de Funções na barra lateral esquerda do WordPress. Clique em Elementor > Role Manager.

Nessa tela, você pode decidir quem em seu site pode editar as páginas usando o construtor de páginas.

E quanto o Elementor Pro custa?

Atualmente (06/2020), os preços atuais do Elementor Pro são esses:

  • 1 licença a $49,00 USD.
  • 3 licenças a $99,00 USD.
  • 1000 licenças a $199 USD.

PS: Lembrando que uma licença equivale a um site.

O Elementor Pro funciona como uma anuidade, você compra um número determinado de licenças e pode usá-las por um ano. Você também recebe suporte e atualizações 24 horas por dia desde que permaneça com a sua licença ativa.

Criando páginas com Elementor

O Elementor não é nada além de um plugin WordPress, só que bem mais completo. Para funcionar, você precisa instalar e ativá-lo primeiro. Se você já instalou qualquer outro plugin do WordPress, já está acostumado com isso.

Você pode ir direto para as suas páginas do WordPress e criar uma nova. Imediatamente, você verá a opção “Editar com Elementor”. É aqui que começamos a trabalhar.

Primeiro você precisa entender a hierarquia da estrutura da página que o Elementor usa para criar uma página básica:

Uma página pode ter seções infinitas.

Cada seção pode ter mais de uma coluna.

Cada coluna pode abrigar mais de um elemento.

Por último, cada elemento de conteúdo pode ser customizado individualmente.

Então a ordem fica assim:

Página → Seções → Colunas → Conteúdo → Estilo

Para começar, você vai adicionar um modelo pronto ou incluir uma seção em branco na página:

É aqui que entra a biblioteca, como falamos antes. Ela possui vários designs para você usar em projetos, e a versão Pro adiciona uma nova aba fica disponível: a de blocos.

Agora você pode escolher um bloco específico de conteúdo. Por exemplo: Uma seção apenas para FAQ, é só escolher o bloco e adicionar a sua página.

Todos os blocos e páginas são editáveis. Isso significa que você tem controle total de como vai customizar sua página.

Depois de colocar um bloco de conteúdo, você pode clicar nele para ajustar os detalhes conteúdo e o design. Existem três guias principais disponíveis: Conteúdo para o conteúdo, Estilo para o design e Avançado para opções extras e mais específicas dos blocos.

Assim, aos poucos, você vai adicionando e modificando blocos de conteúdo individuais até ter a página inteira pronta.

O Elementor tem a vantagem de ser muito fácil de usar e ser bastante intuitivo. Depois de entender a estrutura da página e conhecer todos os elementos, trabalhar com suas páginas se torna bastante divertido (e rápido!). O jogo muda quando quando você começa a trabalhar com alguns dos recursos mais avançados, como por exemplo:

  • Experimentando o Z-index de elementos para trazer elementos na frente de outros.
  • Customizando o estado dos elementos ao passar o mouse (alterando sua aparência com base na posição do cursor, também chamados de Hover Effects).

Todos os recursos de design da Elementor são impressionantes, mas e se você não souber nada de design? Com o Elementor, isso não é problema nenhum! Eles oferecem vários modelos pré-fabricados para te ajudar na construção do seu site.

E quando digo “vários”, realmente significa muitos. Existem mais de 150 modelos disponíveis na versão gratuita e mais de 300 na versão Pro.

Se isso não for suficiente para você, eles também disponibilizam os chamados Kits Elementor, nada mais são do que coleções de modelos com a mesma estética de design e permitem criar um site inteiro e consistente.

A biblioteca contém todos os tipos de páginas para diferentes propósitos. Você encontrará uma boa seleção de páginas, páginas de contato, páginas iniciais, páginas de destino, páginas para diversos nichos e mais.

Você não só pode importar modelos para sua página, mas também pode ajustá-los até obter o resultado desejado.

Por fim, você pode salvar qualquer uma de suas próprias páginas como modelos e, em seguida, usá-las novamente em outra página ou compartilhá-las com a comunidade publicamente na web. Isso facilita muito o desenvolvimento e é uma das razões para que o Elementor seja tão importante.

Elementor VS Gutenberg

Há pouco tempo o time por trás do WordPress adicionou um block builder para suas postagens, o Gutenberg, que substituiu o editor de texto anterior. Algumas pessoas podem se confundir com os casos de uso para ambos, então vamos explicar as principais diferenças.

O Elementor é mais multiuso, enquanto Gutenberg é perfeito para postagens de blog de formato longo, onde o formato importa, mas tem foco apenas sobre o conteúdo; não o design. Gutenberg permite criar um layout de várias colunas muito básico para seus artigos. É ótimo, mas não substitui o Elementor.

Algumas das razões porque o Elementor é uma opção melhor que Gutenberg:

  • Controle total sobre o espaçamento com a capacidade de adicionar suas próprias margens e preenchimento
  • Possibilidade de alterar planos de fundo e estilo para cada bloco com os controles detalhados
  • O Elementor suporta layouts mais complexos, com várias colunas
  • Você pode adicionar vários recursos, como mapas, carrosséis de imagens e guias de acordeão.

Para quem serve o Elementor?

A primeira impressão é de que o Elementor deve ser indicado para pessoas que não trabalham muito com a web e não tem muita experiência desenvolvendo sites. Mas a verdade é que o Elementor realmente mudou o jogo para a comunidade WordPress.

Sua performance e rapidez de desenvolvimento o faz se destacar dos seus concorrentes e o torna uma solução muito viável para desenvolvedores que trabalham com prazos mais curtos ou que estejam lidando com clientes com pouca verba.

O Elementor é o page builder mais simples de se aprender e também é o que oferece mais recursos gratuitamente.

Essencialmente, é a solução de desenvolvimento rápido perfeita para pessoas que desejam criar designs incríveis por conta própria, sem ter habilidades de programação ou para quem quer ter um resultado incrível em pouco tempo.

O Elementor também será útil se você se sentir um pouco limitado pelo editor de blocos padrão do WordPress. Independente da quantidade de colunas que você quer para seu design, ou o tipo de conteúdo que quiser na página, o Elementor será seu aliado.

No fim das contas, o Elementor torna a tarefa de criar páginas bonitas para seus sites muito mais simples.

O Elementor é bom?

Então, Elementor realmente é um bom Page Builder? Bem, isso depende do que queremos num page builder.

Embora existam vários page builders disponíveis na loja de plug-ins do WordPress, os dois principais concorrentes da Elementor ainda são os mesmos – são o Beaver Builder e o Divi Builder. Assim, para muitas pessoas, a escolha de um page builder se resume a decidir entre Elementor, Beaver e Divi.

E, com razão! Todas as três ferramentas são ótimas. Realmente estão todos no topo da lista. Mas nenhum é melhor do que os outros em tudo, isso é muito improvável. A escolha entre Elementor, Beaver ou Divi se resume a sua preferência pessoal e ao tipo de recursos que são importantes para você, além de como você gosta desses recursos fornecidos.

Ainda assim, há uma coisa que coloca a Elementor à frente das outras opções. Com certeza é o custo – ou a falta dele.

Embora exista uma versão Pro do Elementor, honestamente, você recebe 80% da grandiosidade do plug-in gratuitamente. Beaver e Divi não dão isso a você. Isso torna o Elementor a melhor primeira opção para quem procura um plug-in do page builder.

Prós de utilizar o Elementor:

  • É grátis, não é necessário comprar a versão Pro;
  • Possui uma variedade incrível de recursos e é extremamente intuitivo e fácil de usar;
  • Ele permite que você crie layouts de página e designs personalizados e não exigem nenhuma habilidade em programação;
  • Você acompanha as mudanças em seu site em tempo real, nada fica “escondido”;
  • A capacidade de ajustar suas visualizações de desktop, tablet e mobile separadamente.

Contras de utilizar o Elementor:

  • Adicionar estilo personalizado aos links nem sempre é tão simples assim. Você pode ser forçado a usar apenas a tipografia padrão da Elementor ou do tema ativo, que podem não ser a que você deseja;
  • Geralmente é difícil localizar o qual margem está causando o problema de desalinhamento. Por exemplo, se você tiver um bloco primário, uma coluna dentro e, em seguida, um elemento de conteúdo dentro dele. Cada um deles tem suas próprias configurações de margem e você terá que fazer vários testes;
  • Você precisará de um plug-in para melhorar a performance do seu site se estiver usando o Elementor. Isso é fato para qualquer page builder, porque as funcionalidades que eles oferecem acabam sendo sempre maiores do que o que usamos. Todo esse código é carregado junto e não há uma forma nativa de decidir o que deve ser utilizado e o que não deve. Um plug-in de performance vai ajudar nesse quesito.

Conclusão:

Para concluir esta revisão do Elementor, eu diria que, se você precisar de um plug-in de criação de páginas arrasta-e-solta para WordPress, o Elementor deve ser preferência na sua lista.

Embora existam outras alternativas no mercado, a Elementor se destaca como a única solução que não força você usar apenas a licença paga. Além disso, o seu uso é muito fácil, inclusive para quem não entende de programação.

E, mesmo em sua versão paga, o Elementor Pro traz um valor incrível para seus projetos, considerando todos os módulos adicionais e recursos que ele inclui.

E você, sentiu vontade de testar o Elementor?

*Condições no site