Formulários com Google Recaptcha no Elementor PRO

v3

O Recaptcha é um mecanismo de validação, criado para inibir envios automatizados, realizados por Bots. Resumindo nada mais é do que um sistema que detecta se o usuário é um potencial robô ou é um humano real.

Quando temos o recaptcha integrado ao nosso site wordpress, os formulários passam a ter a capacidade de exibir o Box de recaptcha solicitando a verificação de humanidade. Com isso toda vez que alguém tentar enviar um formulário, precisará preencher o campo informando que não é um robô.

Google Recaptcha

O Google tem seu próprio sistema de repcatcha que no caso é o assunto que abordaremos nesse artigo.

Existem dois tipos de recpatcha, um deles é chamado de V2 e o outro V3. São apenas tipos impostos para determinar o comportamento do componente dentro do site.

firewall - What do the CloudFlare CAPTCHA and Challenge pages look ...
Recaptcha (Default/Padrão) é o V2, que nem sempre tem esse nome explicito no site, porém muita gente conhece como V2. Esse tipo exibe um box com um checkbox e uma mensagem de “Eu não sou um robô” e solicita que você marque a opção para ser validado.

r2

O Recaptcha (V3) por sua vez é diferente, ele não tem esse recurso manual de validação, ele é mais inteligente, detectando o perfil, procedência, comportamento e outras variáveis mais sobre o acesso do usuário, então, com isso, ele fica invisível na maioria das vezes, vocês só se da conta que ele existe caso ele detecte que sua nota (score) está abaixo do configurado. Ele tem um recurso que permite dar um score mínimo para considerar um usuário como potencial fraude, uma nota de 0 a 1, sendo que 0,5 é o valor padrão. Na maioria das vezes isso se da quando você tenta enviar várias vezes o mesmo formulário.

Caso o algorítimo entenda que você é um user score 5,0 você passa, podendo enviar o formulário sem problemas e nem precisa preencher o Recaptcha, caso contrário ele lança um Desafio, um quadro onde é exibido algumas imagens, onde você precisa informar as imagens solicitadas na pergunta de segurança.

Como instalar o Google Recatcha no Elementor Pro

Ao acessar o painel do wordpress, navegue até a opção Elementor – > Configurações.

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco  Descrição gerada automaticamente

Clique na aba Integrações

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco  Descrição gerada automaticamente
Tela de celular com texto preto sobre fundo branco  Descrição gerada automaticamente

Veja que existem 2 tipos de campos recaptcha cada um com 2 campos cada, sendo o primeiro campo a (Site Key) e o segundo (Secret Key).

Agora basta acessar o Google Recaptcha através da URL https://www.google.com/recaptcha/

Clique na opcão Admin Console no canto superior direito, faça login usando uma conta Gmail, pronto agora basta clicar no símbolo de + na parte superior direita da tela, que será aberto um formulário de configuração, onde você deverá informar o nome do site, o tipo de recaptcha e o dominio do site.

Assista ao vídeo e veja passo a passo como fazer.

Após criar as chaves de acesso, informe dentro do painel de integrações nos campos respectivos, depois role a página até o fim e clique em salvar alterações.

Agora basta abrir uma página e adicionar um formulário nativo do Elementor Pro e adicionar o campo Recaptcha ou Recaptcha V3 como demonstrado no vídeo.

Conclusão

O sistema de recaptcha é fundamental para que não sejamos alvo de fraudes no envio de formulários, causadas por robôs mal-intencionados, programados para realizar tentativas de invasão através de força bruta ou algo do tipo.

Proteja seus formulários e garanta que seu site fique ainda mais seguro.

*Condições no site