Domínio nacional ou internacional: saiba qual o melhor para seu site WordPress

Se você está em dúvidas se deve registrar um domínio nacional ou internacional, leia esse artigo completo agora mesmo.

  • 9 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
domínio nacional ou internacional

Quando se vai criar um site WordPress é necessário registrar um domínio. Porém, nessa etapa surge a dúvida: é melhor registrar um domínio nacional ou internacional?

Embora não exista uma resposta definitiva, já que depende de algumas variáveis, mostraremos qual a melhor solução para a maioria dos casos. Por isso, pedimos que leia com calma esse conteúdo e que, qualquer dúvida, entre em contato na seção de comentários para que possamos ajudá-lo.

Fique tranquilo que explicaremos tudo do mais completo básico até o avançado, para garantirmos que entenda as vantagens e desvantagens de cada tipo de domínio. 

O que é um domínio?

multisite como utilizar vários domínios diferentes - domínio nacional ou internacional

Um domínio, ou nome de domínio, é o nome que fica na URL do site. Por exemplo, o domínio desse site é wptotal.com.br

Esse nome exclusivo é necessário, porque os sites usam endereços IPs, que são difíceis de decorar. Então, para seres-humanos acessarem com facilidade, se permitiu o registro deles, de forma que basta digitar o nome + sufixo (como .com.br ou .net) para que a página correspondente a determinado IP seja mostrada. Isso é extremamente útil. Imagine ter que decorar “121.514.10.12” ao invés de “wptotal.com.br”, um absurdo, não é?

Os nomes de domínio podem ser registrados por meio de empresas registradoras de domínio, que verificam quais estão disponíveis e quais podem ser licenciados, por pelo menos um ano, para cada pessoa interessada. Aqui no Brasil, por exemplo, a empresa registradora responsável por isso é o Registro.br.

Os domínios são compostos de dois elementos, o nome de domínio e o sufixo. No nosso domínio wptotal.com.br, o “wptotal” é o nome do domínio e o “.com.br” é o sufixo. 

Quais os tipos de domínio mais comuns?

Existem vários sufixos de domínio e, com isso, usuários ficam confusos quanto a implicação de cada um deles. Para tirar essas dúvidas, listamos abaixo cada um deles.

  • .com - Comercial: usado primordialmente para sites comerciais, porém acaba abrangendo vários tipos de páginas.
  • .org - Organizações: comum para representar organizações sem fins lucrativos, como ONGs.
  • .net - Rede: foi destinado inicialmente a empresas de tecnologia e redes, mas agora acaba sendo usado para diferentes tipos de sites.
  • .gov - Governo: domínio reservado para entidades governamentais. Para registrar esse tipo de nome de domínio é necessário apresentação de documentação que comprove o ente federado (município, cidade ou estado). 
  • .edu - Educação: nome reservados para instituições de ensino.
  • .co - Comercial: substituto do .com, usado também para sites comerciais, porém com pouca adesão no Brasil.
  • .info - Informação: feito para ser utilizado em sites informativos, mas como dito em outros exemplos dessa lista, acabou servindo de forma mais generalista.
  • .biz - Negócios: focado na utilização por negócios e empresas. Infelizmente, esse tipo de domínio acabou tendo uma má repercussão por ser vinculado a sites de SPAM.
  • .ai - Inteligência artificial: novo tipo de domínio feito para ferramentas online e empresas vinculadas e IA.
  • .app - Aplicativo: comum para sites de aplicativos mobile. É comum vê-lo sendo utilizado para sistemas online também. 
  • .blog - Blog: como já é de se imaginar, esse tipo de domínio foi desenvolvido para ser usado em blogs, mas não teve tanta adesão no nosso país.

O que é um domínio nacional?

Um domínio nacional é aquele termina com “.br”. Isso indica o país ao qual aquele site está vinculado. Essa terminologia é particularmente útil para internalização do conteúdo. Se determinada empresa preferir ter sites diferentes em diferentes idiomas, basta utilizar o domínio de cada país. 

Ainda usando nosso domínio de exemplo, se quiséssemos começar a publicar conteúdo em espanhol, poderíamos usar o domínio “wptotal.com.es” (es é o final dos domínios da espanha). 

O que é um domínio internacional?

Um domínio internacional é aquele que não está vinculado à sigla de nenhum país, tendo seu domínio apenas “.com”, “.net” ou “.info”, por exemplo. Tendem a ser considerados domínios “mais fortes”, justamente por serem menores e facilitarem que o público lembre deles.

Qual a diferença de um domínio nacional e um domínio internacional?

A diferença entre um domínio nacional e internacional é o fato do domínio nacional terminar com a sigla de um país e o internacional não. Enquanto um tem uma associação geográfica, o outro não tem e é visto como “global”. 

É melhor registrar um domínio nacional ou internacional?

duvidas domínio nacional ou internacional

Depende. Não há uma resposta exata para isso. No entanto, há alguns fatores que podem ser levados em consideração para garantir que sua decisão seja a mais acertada de acordo com suas necessidades.

Nicho do seu negócio

Se o seu negócio ou site é tipicamente brasileiro, ou muito reconhecido nacionalmente, a maioria das pessoas já está acostumada a supor domínio apenas digitando .com.br no final. Por exemplo, você pode nunca ter visto o endereço do site da Samsung aqui no Brasil, mas você sabe que se digitar samsung.com.br acessará o site dela. 

Isso é algo que deve ser levado em consideração. Afinal de contas, se o seu site for “seusite.com”, você não gostaria de ver que está perdendo visitas, porque seus visitantes estão digitando “seusite.com.br” no navegador. 

Disponibilidade de registro

Pode ser que o nome de domínio que você deseja para seu site já esteja registrado, seja nacional ou internacionalmente. Se for o caso, é aconselhável pensar em outros tipos de domínio ou até mesmo mudar o nome de domínio em questão

Custo do registro

Não é tão comum aqui no Brasil, mas a revenda de domínios internacionais é frequente. Isso significa que diferente da taxa de 40 reais que o Registro.br cobra no nosso país, pode ser que adquirir o domínio que você tanto deseja custe ainda mais caro no exterior

Por exemplo, imagine que eu quero registrar o domínio podermental.com. Se ele já estiver registrado, a própria empresa que cuida dos nomes de domínio me dá a opção de fazer uma oferta para o detentor dele.

image

Como é uma oferta, o outro lado pode aceitar ou não, ou até mesmo pedir mais para passar o domínio para você.

Qual o mais barato? Domínio nacional ou internacional?

Um domínio nacional é mais barato. Ainda assim, os valores são bem próximos um do outro. Como já informado, o valor de um domínio nacional é 40 reais por ano no Registro.br. Já o valor  de um domínio internacional varia dependendo de que site você registre. O mais barato tende a ser o namecheap.com. Nele, o domínio custa cerca de 10 dólares, o equivalente a 48 reais.

Qual tipo de domínio te dá mais privacidade?

A privacidade do domínio, conhecida muitas vezes por “registro privado ou proteção de privacidade”, é um serviço oferecido por empresas registradoras de domínio para ocultar as informações pessoais do proprietário do domínio no WHOIS público, um banco de dados disponível na internet com todos os domínios. 

Embora seja mais comum encontrar esse serviço de proteção de privacidade em domínios internacionais, alguns sites como a Hostinger possibilitam essa ação e te permitem não ter suas informações divulgadas.

A melhor dica para quem está em dúvida se deseja contratar um domínio nacional ou internacional

Se está em dúvida sobre qual tipo de domínio escolher, a melhor dica que podemos te dar é: registre as duas versões. Registre tanto o .com, quanto o .com.br. Acredite, isso te trará muito mais segurança no futuro, impedindo que outras pessoas registrem versões alternativas do seu site.

Imagine a quantidade de tráfego que pode ser perdida ou redirecionada simplesmente pelo engano dos visitantes ao digitar o endereço na barra do navegador. É claro que a quantidade de visitas perdidas pode não ser tão considerável assim, a depender da expressividade do seu conteúdo nos resultados do Google, porém é bom garantir que todas as arestas estejam aparadas.

E sim, sabemos que isso acrescenta bastante no orçamento de quem mantém um site, ainda mais levando em consideração que um desses valores é em dólar e pode sofrer variações anuais devido ao fluxo da moeda. Mesmo assim, vale a pena o registro das duas versões de domínio.

Dúvidas frequentes

Para ter uma versão em outro idioma do meu site, preciso de mais de um domínio?

Não necessariamente. É uma possibilidade ter mais de um domínio para mostrar seu site em diferentes idiomas. No entanto, pode-se utilizar subdominios (por exemplo en.wptotal.com.br) ou subpastas do seu site (como em wptotal.com.br/em/).

Não existe uma “forma mais correta”. Por isso, utilize a que for mais conveniente.

Se eu comprar o domínio .com, tenho acesso também ao .com.br?

Esse é um mito bem comum quando se trata do registro de domínios. A resposta é: não. Como ambos são domínios diferentes, é necessário registrar os dois, se quiser.

Posso registrar um domínio nacional sem ter uma empresa no Brasil?

Pode sim. Não há a obrigatoriedade de haver um CNPJ no momento de contratação do registro. É comum, nesse caso, pessoas físicas registrarem domínios facilmente. 

Conclusão

No artigo de hoje mostramos qual escolher: um domínio nacional ou internacional. Esperamos que o conteúdo tenha sido claro e que tenha te ajudado a decidir. 

Caso tenha alguma dúvida, por favor, fale conosco na seção de comentários. Responderemos quanto antes.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Hopedagem com até

-70

+ 3 Meses Grátis