Como instalar um chat no WordPress (+7 melhores plugins de chat)

Você já quis instalar um sistema de chat no WordPress? Eu vou te mostrar como fazer isso de uma forma extremamente simples.

  • 17 min. de leitura
Foto de Lucas Tavares
chat no wordpress

Você está procurando uma solução ou plugin específico para adicionar um chat no WordPress? Esse artigo com certeza vai te ajudar!

Afinal de contas, adicionar um chat no seu site pode ser a maneira perfeita para interagir com seus visitantes, recolher bons feedbacks e até mesmo prestar suporte em tempo real, além de outras vantagens.

Por exemplo, caso seu site trabalhe com vendas, um chat pode, inclusive, convencer potenciais clientes a realizarem a compra, uma vez que você consegue eliminar as dúvidas e medos deles, aumentando assim seu faturamento.

Mas para ter todos esse benefícios, é necessário instalar um bom sistema de chat no WordPress, que atenda as suas necessidades e que te possibilite escalonar ou até mesmo delegar essa função a futuros colaboradores.

Vamos tratar cada um desses pontos um por um.

Quais as maiores vantagens de ter um sistema de chat no WordPress?

Velocidade de resposta

Atualmente, o mundo está bastante acelerado e os potenciais clientes não têm mais a paciência de mandar um e-mail e esperar a resposta dois dias depois. Ainda mais quando olhamos os diversos concorrentes, não apenas em relação aos produtos, mas também ao conteúdo.

Transformar potenciais clientes em compradores

Ter um sistema de chat é a chance de pegar esses potenciais clientes no momento certo e ajudá-los em decisões rápidas, seja a de comprar algo, como já falamos, ou então a assinar sua lista de e-mails, entrando para uma automação de marketing.

Satisfação do público

Para se ter uma ideia real de como chats são importantes, de acordo com o econsultancy, chats têm os maiores níveis de satisfação para quem entra em contato, cerca de 73%. Como comparativo, temos os e-mails com 61% de satisfação e por último o telefone com 44%.

No Brasil, a tendência é que esses números sejam bem menores, visto o suporte lento das empresas e a dificuldade de conversar com atendentes humanos.

Suporte

Uma das formas de conquistar clientes é dar um bom suporte para eles. Um suporte via chat, como funciona em empresas como a HostGator, faz com que os números de reclamações sejam reduzidos e os de satisfação, como já comentamos sejam aumentados.

Os 7 melhores plugins de chat no WordPress

Antes de dizer qual plugin utilizaremos nesse tutorial, é necessário te mostrar todas as opções disponíveis. Dessa forma, você tem a certeza de que está instalado o melhor de acordo com a sua necessidade.

No entanto, vamos optar pelo mais simples e com bom número de recursos. (sem spoilers por enquanto, hehe).

Dito isso, vamos aos plugins!

OBS: Alguns "plugins" listados abaixo são plataformas completas que possuem plugin para WordPress e não, necessariamente, apenas o plugin isolado. Isso acaba sendo uma vantagem, por ter uma plataforma própria para lidar com os atendimentos.

1 - LiveChat (Pago, mas vale muito a pena - 14 dias de teste)

livechat

O LiveChat é, muitas vezes, a primeira opção de plugin com essa função no WordPress a ser pensada pela maioria dos usuários.

Afinal, além de ser um plugin já consolidado no mercado, ele oferece opções bem importantes e simples de serem utilizadas.

Do ponto de vista dos visistantes do seu site, o LiveChat o recebe com uma mensagem personalizada fixa na parte debaixo da página através de uma caixa flutuante. Essa caixa pode ser acessada com um clique simples e ainda há a possiblidade do usuário dizer como foi a experiência no final de cada sessão.

Além do mais, o LiveChat possibilita:

  • Engajar com os visitantes do site diretamente através de uma mensagem de saudação (ao invés de ter que esperar eles entrarem em contato).
  • Estilizar a janela de chat.
  • Controlar todas as conversas, inclusive se você tiver a mesma instalação em sites diferentes.
  • Priorizar as pessoas que estão esperando a mais tempo através de círculos coloridos que mostram a quanto tempo estão esperando respostas.
  • Ter acesso ao histórico de conversas anteriores.

Quanto custa o LiveChat?

U$16 por agente (pessoa que responderá as mensagens) no plano Iniciante. Para saber mais, você pode checar a página de preços e planos.

Como o valor é em dólares, é possível optar por soluções gratuitas. Mas caso você tenha uma empresa online mais consolidada, aconselho a investir no LiveChat.

Você pode baixá-lo na página oficial da plataforma.

2 - Free Live Chat Support (planos gratuitos disponíveis)

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O Free Live Chat Support possui um plano "para sempre gratuito" com 3 agentes, sites e chats simultâneos ilimitados, criptografia SSL e histórico.

A própria página de plugins oferece uma versão demo, caso você tenha curiosidade para saber como funciona.

Dentre os recursos gratuitos, estão inclusos:

  • 3 agentes (até 3 pessoas podem responder as mensagens, por exemplo).
  • Monitoramento de visitas em tempo real.
  • Status de visível ou invisível para agentes.
  • Histórico do chat.
  • Atalhos.
  • Logins pelas redes sociais.
  • Notificações sonoras e de desktop.
  • Bloqueio e desbloqueio de visitante (caso alguém passe dos limites com um dos agentes).
  • Criptografia SSL.
  • Definição de fusos horários.

Os recursos pagos são:

  • Logotipo customizado.
  • Cores diferentes.
  • REST API.
  • Esconder o chat em páginas específicas.
  • Mensagens automáticas.
  • Chat proativo (com mensagens de saudação ao usuário).
  • Estatísticas.
  • Geolocalização.

Quanto custa a versão premium do Free Live Chat Support?

Depende. Se você mantiver o logotipo deles, o plano premium custa U$5 por mês (com a possibilidade de ter até 5 agentes).

Entretanto, se você quiser remover o logotipo deles (o que chamam de Unbrand), o valor sobe para U$15 mensal.

Veja a página oficial do Free Live Chat Support para mais informações.

3- Txt.me (versão gratuita poderosíssima)

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O Txt.me é uma das ferramentas mais sólidas quando se trata de instalação de chat no WordPress.

Com ele, não há limite de conversas, não há limite de mensagens e não há limites de sessões, além dele contar com um design bem mais trabalhado em relação aos outros plugins.

A grande vantagem dele é a integração otimizada com sites do tipo e-commerce. Isso porque ele pode ser integrado com as mais variadas plataformas de lojas virtuais como WooCommerce, eShop, JigoShop e WP Shop.

E, diferente de outros plugins, o Txt.me tem uma preocupação genuína com performance, sendo (de acordo com eles mesmos) eficiente ao máximo, quando se trata de alcançar pontuações elevadas em ferramentas como Google Page Insight.

Dentre os recursos gratuitos, podemos encontrar:

  • Widget customizável.
  • Histórico ilimitado.
  • E-mail para visitantes offlines.
  • Anexos como imagens e documentos.
  • Envio de capturas de telas.
  • Ausência de novos chats para conversas antigas (o usuário continua a conversa de onde parou e não tem que iniciar outra).
  • Reviews do usuários.
  • Plugin para WordPress e Joomla (outro CMS).

O plano pro, na versão anual, custa U$9,99/mês por agente e ele possui:

  • Múltiplos operadores.
  • Possibilidade de utilizar domínio de e-mail privado.
  • Ausência do logotipo deles do chat.
  • Integração com WhatsApp.

4 - Crisp - Live Chat and Chatbot (útil para captura de leads e automação)

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O Crisp Live Chat é uma das ótimas opções quando se trata de sistemas de chat no WordPress.

Instalado o Crisp, você ganha acesso ao Crisp Inbox for Marketing, Sales and Support Team e também ao Crisp Helpdesk, que é um conjunto educional que pode te ajudar a usar a ferramenta da melhor maneira possível.

Entretanto, é bom lembrar que todo esse material está disponível apenas em inglês.

Quais as versões disponíveis do Crisp?

A versão gratuita possui:

  • Notificações em tempo real.
  • Chatbot (a instalação de um robô para responder com mensagens automáticas).
  • Apps no desktop (para Windows e MacOs) e mobile (Android e iOS).
  • Cronograma de disponibilidade.
  • Disponibilidade para 2 atendentes.

A versão pro custa U$25/mês por caixa de entrada e possui, além dos recursos listados acima:

  • Histórico ilimitado de conversas.
  • Gatilhos específicos.
  • Respostas salvas (caso os visitantes façam as mesmas perguntas de forma recorrente).
  • Notas privadas, de formar a deixar observações sobre chats específicos.
  • Customização do chat.
  • Mensagens de áudio.
  • Integração com redes sociais como Facebook Messenger, DM do Twitter, e-mail e Telegram.
  • Pesquisa interna.
  • Bloqueio de usuários.
  • Disponibilidade para 4 atendentes.

A versão ilimitada custa U$95/mês por caixa de entrada e possui, além do que já listamos acima:

  • Base de conhecimento (uma série de materiais te ajudando a expandir, ainda mais os resultados com a ferramenta).
  • Status das páginas em que os chats estão abertos: qualquer erro do seu site que venha a prejudicar o chat, você será notificado imediatamente.
  • Lembrete nos chats.
  • Rotas específicas (ideal para fluxo de vendas).
  • Navegador Mágico: com ele, você consegue ver a tela de quem está conversando com você, desde que a pessoa permita isso, é claro.
  • Tradução, respostas e campanhas automáticas.
  • Chat em vídeo.
  • Análise.
  • SMS.
  • Avaliações do usuários.
  • Ausência do logotipo deles.
  • Integração com ferramentas como: Line, Zapier, Pipedrive, Zoho, Hubspot, Github, Ttrello, Instagram, WhatsApp e Discord.
  • Disponibilidade para 20 atendentes.

Como pôde ser visto, é uma ferramenta completíssima, que pode ser mais cara que as outras, mas que oferece soluções completas.

Para mais informações, veja a página do Crisp.

5 - Tawk.to Live Chat (100% gratuito, e o preferido de muitos)

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Como já dito no título, o Tawk.to é um sistema de chat no WordPress 100% gratuito e amplamente utilizado.

De forma geral, ele te ajuda a monitorar os visitantes do seu site em tempo real e a se conectar com sua audiência através de uma interface extremamente amigável.

As vantagens dele são:

  • Mais de 27 diferentes linguagens (nossa língua portuguesa está inclusa).
  • Documentação bem escrita, detalhada e precisa com vídeos.
  • Customização da plataforma e dos widgets a serem utilizados.
  • Monitoramento dos chats de diversos sites diferentes através de apenas uma central.
  • Saudações personalizadas e promoções compartilhadas com gatilhos baseados na localização do usuário, visitas passadas, visualizações de páginas e muito mais.
  • Criação de tickets: o que facilita muito para o uso do chat como suporte.

Dentre as opções listadas nesse artigo, o Tawk.to é, sem dúvidas, um dos sistemas de chat mais simples de utilizar.

Você pode ter mais informações na página oficial do Tawk.to.

6 - Tidio (pago, mas com planos gratuitos disponíveis, para até 2 atendentes)

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O Tidio é um aplicativo peculiar que é muito fácil de instalar, amigável para dispositivos móveis e possui, diferente de muitos, suporte para e-mail e Facebook Messenger.

Além do mais, ele também oferece a opção de Chatbots, ideal para automatizar o contato com os visitantes do seu site, com a possibilidade de enviar uma notificação assim que o usuário acessar a página.

Uma das vantagens mais surpreendentes é o fato da plataforma do Tidio oferecer um construtor de caminhos de conversa sem a necessidade de programação, apenas arrastando e soltando elementos. Algo assim é útil para resgatar carrinhos abandonados ou eliminar objeções de compra.

Quais planos disponíveis para o Tidio?

O plano gratuito possui as seguintes funcionalidades:

  • 100 únicos visitantes (é pouco, eu sei...).
  • Chats ilimitados.
  • Aplicativos para smartphone e desktop.
  • Informações dos visitantes.
  • Integração com outros aplicativos e sistemas.
  • API javascript.

O plano comunicador custa U$19/mês e inclui, além dos itens acima:

  • Páginas visualizadas.
  • Lista de visitantes ativos.
  • Permissões.
  • Notas.
  • Verificar quando o usuário estiver digitando, antes mesmo da conversa iniciar.
  • Espaço para apenas um atendente.

O plano com chatbots custa U$49/mês e inclui, além dos itens acima:

  • Visitantes únicos ilimitados.
  • Infinitos chatbots ativos.
  • Temas para os chatbots.
  • 3 operadores disponíveis.

Saiba mais sobre o Tidio em sua página oficial.

7 - Jivochat (mega reconhecido no mercado)

chat no wordpress com jivochat

O Jivochat provavelmente é o primeiro nome de serviço de chat no WordPress a ser pensado.

Não é a toa que ele é, provavelmente, a ferramenta mais adorada nesse quesito e com certeza faz juz a fama.

Ele, além de apenas um serviço convencional, possui um CRM (Customer Relationship Management, uma espécie de sistema de vendas com o objetivo de registrar e organizar todos pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa) que pode ser usado para elevar a comunicação usando integrações como Facebook, WhatsApp, Instagram, Telegram e até mesmo telefone e e-mail em tempo real!

Tudo isso fez com que o Jivochat fosse o mais bem avaliado aplicativo de chat para atendimento na Appstore.

As principais funcionalidades são:

  • Integração com CRM.
  • Informações detalhadas de quem está visitando sua página.
  • Gatilhos específicos.
  • Visualização da digitação do usuário.
  • Avaliação de qualidade de serviço.
  • Histórico dos chats por e-mail.
  • Transferência de arquivos (ideal para o suporte saber o que está acontecendo).
  • Formulário de contato.
  • Frases memorizadas.
  • Bloqueio de usuários.
  • Tradução em tempo real.

Quais os planos disponíveis para o Jivochat?

A versão Básica (e gratuita) possui:

  • Aplicativos para desktop, mobile e navegador.
  • Histórico de conversa dos últimos dois meses.
  • CRM integrado.
  • Chat interno para toda a equipe de trabalho com número ilimitado de usuários.

A versão pro custa R$49 por mês e permite, além dos itens acima:

  • Saudações.
  • Respostas salvas.
  • Transferência de conversa entre atendentes.
  • Chatbot.
  • Monitoramento dos visitantes em tempo real.

Saiba mais informações no site oficial do JivoChat.

Bônus: 8 - Social Chat (não é bem um sistema de chat, por isso está em bônus, mas a solução é simples e funcional)

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O Social Chat é bem diferente dos plugins apresentados até agora.

Ele, ao invés de um sistema de chat, é um plugin que redireciona a conversa para o seu número de WhatsApp (ou de até outros atendentes, se você quiser separar por áreas).

Eu fiz questão de inserir esse plugin aqui, porque diferente de soluções que exigem você estar online o tempo inteiro, com o redirecionamento para o WhatsApp você consegue responder quando quiser e, ao mesmo tempo, te possibita saber o número pessoal do visitante.

Essa proximidade pode te ajudar a vender mais ou a estruturar campanhas futuras, seja com listas de transferências ou outros recursos.

Com o WhatsApp Chat, nome que deram à tela de disponibilização de contato, você pode incluir uma caixa para mostrar atendentes, informações de contatos e até mesmo mensagens personalizadas. Lá você consegue definir a mensagem de cabeçalho (e também rodapé), nome do contato, telefone, função e foto de perfil.

A listagem de recursos oficial do plugin é:

  • Botão do WhatsApp.
  • Caixa de contato.
  • Customização de cores e estilos do botão.
  • Ícone personalizado.
  • Ocultar botão a depender do post, página ou taxonomia.
  • Bordas arredondadas ou quadradas.
  • Mensagem personalizada para o usuário.

Quais os planos disponíveis para o Social Chat?

A ferramenta só possui 3 planos:

  • Personal: U$30 e apenas 1 site.
  • Agency: U$60, até 5 sites.
  • Developer: U$90, sites ilimitados.

Todos esses pagamentos são únicos e não mensais. Uma vez que você compre, terá acesso para sempre.

Mais informações na página do Social Chat.

Como instalar um sistema de chat no WordPress

Qual você acha que será o plugin utilizado nesse tutorial?

Se você disse Tawk.to, acertou! Usaremos ele pelo fato de ser 100% gratuito, mas sinta-se a vontade para utilizar qualquer outro sistema de chat.

Para usar o Tawk.to, basta procurá-lo na tela de plugins do WordPress.

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Nas configurações dos plugin, crie sua conta no Tawk.To.

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Depois da conta criada, selecione o idioma.

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Defina o endereço do seu site e o nome do widget (pode ser qualquer um).

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Depois, defina os membros da equipe. No início, como é apenas um teste, você pode apenas inserir seu e-mail mesmo.

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E nessa tela final não precisa copiar nada. Apenas concluir o processo.

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Com isso, você terá acesso ao painel do Tawk.to. Ele pode parecer um tanto confuso no início, mas logo logo se pega a prática.

Volte agora para o WordPress, faça login no plugin do Tawk.to e selecione sua propriedade e widget.

plugin tawk.to chat no wordpress

Feito isso, o widget já estará disponível nas suas páginas.

Se você estiver offline do painel do Takw.to (ou seja, se não houver atendente disponível, o widget será mostrado assim, como uma espécie de formulário a ser preenchido).

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No entanto, se você estiver online como atendente, o formulário vira uma plataforma de chat.

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Pronto! Seu sistema de chat está online e funcional. Todas as vezes que alguém entrar em contato, você será avisado no próprio painel do Tawk.to.

A tela será parecida com a mostrada abaixo:

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Como alterar as configurações do Tawk.to?

Primeiro, você precisa ir até a sua propriedade no painel deles e escolher a opção: configurações -> widget do chat.

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Você terá inúmeras opções para alterar, se achar necessário, desde idioma, até cores e outras definições.

O que você deve fazer depois de ter instalado o chat no WordPress?

Uma vez que o seu plugin esteja instalado e configurado, é necessário estar atento a alguns pontos. São eles:

Disponibilidade de atendimento

Principalmente para quem possui loja virtual, é importante explicitar qual o horário de atendimento e suporte. Além disso passar muito mais credibilidade, diminui o número de contatos fora de hora (o que reduz bastante a caixa de entrada na manhã seguinte).

Contratar ou delegar um bom atendente

Com um sistema de chat no WordPress, tudo o que seu atendente disser, será como se a empresa tivesse dito.

Por isso, seja extremamente paciente (principalmente com a falta de clareza alheia) ou contrate/delegue pessoas com esse perfil.

Análise de ROI

ROI é a sigla em inglês para Retorno Sobre Investimento. Ter um sistema de chat vai te consumir tempo e recursos. Logo, é necessário analisar se vale a pena mantê-lo no seu site.

Muitas vezes, dependendo dos usuários e dos próprios atendentes, o lucro não é impactado positivamente pelo sistema de chat, e assim, se acrescenta mais trabalho sem necessariamente mais dinheiro.

Utilizar o Tawk.to mesmo ou testar outras opções de chat no WordPress?

Depende das suas necessidades.

Se você precisa de um sistema de chat urgente, funcional e gratuito, use o Tawk.to mesmo.

Entretanto, se você tiver tempo disponível para teste e facilidade com instalação e uso de plugins, aconselho a testar outras opções.

Afinal de contas, muitas outras plataformas possuem recursos que talvez sejam até mais interessantes para você, como integração com Facebook Messenger ou com o Direct do Instagram.

Agora... se você quiser saber qual eu considero a melhor, eu testaria também o Jivochat e o Txt.me. As duas soluções são maravilhosas em funções e com certeza vão te atender.

Conclusão - Recapitulando: Como instalar um sistema de chat no WordPress

No artigo de hoje você viu 8 opções de plugins de chat para utilizá-lo como suporte, plataforma de contato ou até mesmo automação de leads no seu site.

Todas as opções são incríveis, mas recomendo o uso do Tawk.to inicialmente para aprender a lidar com as demandas de atendimento.

Se seu tráfego for alto, essa missão pode ser um pouco difícil, mas a depender do retorno sobre o investimento (ROI) vale bastante a pena.

Espero te ajudado.

Desejo um forte abraço.