Certificado SSL: o que é e como conseguir o seu (sem pagar nenhum centavo)

Ter um certificado SSL é essencial para garantir a segurança do seu site e de seus visitantes. Saiba como conseguir o seu.

  • 11 min de leitura
Foto de Lucas Tavares
certificado ssl

Há alguns anos, o Google afirmou que sites com certificado SSL teriam mais facilidade em ranquear nas buscas. Em outras palavras, sites que possuem esse certificado teriam mais chances de aparecem na primeira página, ganhando mais visibilidade, visitantes e dinheiro. Isso, com certeza, acelerou a adesão de vários sites ao SSL. 

O que é certificado SSL, para quê ele funciona e como conseguir um de graça? Nesse artigo, responderemos cada uma dessas perguntas e mostraremos a importância monumental de estar com o SSL configurado corretamente em seu site WordPress. 

O que é SSL?

SSL é a sigla para Secure Socket Layer (camada segura de soquete). É, em resumo, o mecanismo de criptografia projetado para garantir a segurança de dados pela internet. Sites com SSL instalado possuem um pequeno cadeado, normalmente na cor verde, indicando que a conexão é segura (podendo variar dependendo do certificado, os mais comuns em versões atualizadas do Google Chrome não mostram mais o cadeado verde).  

O que é HTTPS?

O HTTPS é um protocolo de segurança que facilita a comunicação entre clientes (usuários comuns) e servidores (sites). Com ele, é praticamente impossível qualquer pessoa de fora da conexão saber os dados que estão sendo passados por ela.

Essa tecnologia utiliza um certificado, também criptografado, entre a máquina do usuário e o server. O certificado utiliza ou TLS (Transport Layer Security - Segurança da camada de transporte) ou SSL. Sendo assim, o chamado “certificado SSL”. 

Por que é importante ter um certificado SSL?

A principal função do certificado SSL é proteger os dados da conexão de pessoas mal intencionadas. Sem o certificado, a conexão não é segura e, quando um usuário digita suas informações de cartão de crédito em um site, por exemplo, essas informações podem ser facilmente roubadas.

Já com o certificado SSL, mesmo que se consigam roubar os dados, eles estarão ilegíveis e não conseguirão se aproveitar dele para atividades ilícitas, garantindo uma camada de extrema proteção ao seu site. 

Outro motivo importante é para retirar o aviso de site não seguro exibido pelo navegador Google. Ao instalar o certificado e ativar o HTTPS, a mensagem de site seguro é exibido.

Por que o Google valoriza sites com certificado SSL?

O Google se esforça para avisar o usuário sobre a proteção da página porque o objetivo do buscador é sempre levar as pessoas para o resultado de pesquisa desejado, mas sem prejudicá-las, evitando que corram riscos desnecessários

Para ter ideia disso, em 2018, no mês de julho, para sermos mais exatos, o Google Chrome começou a exibir um aviso quando as páginas eram seguras ou não. Se a página fosse protegida, seria mostrado um cadeado, indicando proteção na conexão. Se a página estivesse desprotegida, seria mostrado um aviso enorme, indicando insegurança.

mensagem de erro de ausência de certificado ssl

Agora, de forma mais minimalista, há apenas um aviso de “A conexão é segura”.

aviso do certificado ssl

Como ter um certificado SSL de graça?

Para conseguir o seu certificado SSL de graça, basta contratar uma empresa de hospedagem que o ofereça. Dentre todas, recomendamos a Hostinger por ser totalmente segura e rápida. Essa recomendação é feita também, porque confiamos tanto nela que todos os sites da rede WP Total estão hospedados lá.

Conforme a própria Hostinger, o certificado SSL gratuito deles é tão seguro quanto os pagos, pois eles usam um certificado de validação de domínio segundo o Padrão de Segurança de Dados PCI DSS. E fique tranquilo. Os certificados SSL grátis e pagos não possuem diferença em relação à segurança. Ambos fornecem criptografia forte o suficiente que possibilita a segurança do site e dos visitantes.

A vantagem da Hostinger é que todos os certificados SSL possuem renovação automática e gratuita, sendo bem mais conveniente para seus usuários, já que não precisarão ficar preocupados com isso.

Como funciona o certificado SSL?

Você já entendeu que o certificado SSL garante criptografia e segurança nas informações transmitidas entre sites e usuários, mas como isso funciona na prática? 

O processo funciona da seguinte maneira: 

  • Um site seguro, como um servidor web protegido por um certificado SSL, é acessado quando um navegador ou servidor busca estabelecer conexão. 
  • Nesse processo, o servidor web é solicitado a se identificar, respondendo ao pedido enviando uma cópia do seu certificado SSL ao navegador ou servidor.
  • Para validar a confiabilidade do certificado SSL, o navegador ou servidor realiza uma verificação. 
  • Se o certificado for autêntico e confiável, o navegador ou servidor comunica essa confiança ao servidor web. 
  • Em resposta, o servidor web, confiante na autenticidade, retorna uma confirmação assinada digitalmente, marcando o início de uma sessão criptografada por SSL.

Tudo isso parece muita informação para ser trocada e verificada, não é mesmo? Mas os sistemas computacionais fazem isso em milissegundos. Sim, bastante rápido.

Quais os tipos de certificado SSL?

Atualmente, existem três tipos de certificados SSL: Validação Estendida (SSL EV), Validação Organizacional (SSL OV) e Validação de Domínio (SSL DV). Embora todos ofereçam a mesma segurança, a diferença está nos procedimentos para obtê-los.

A tabela abaixo demonstra as diferenças entre cada um dos tipos.

Tipo de Certificado SSLPropósitoValidaçãoIndicação visual
DV (Domínio Validado)Criptografia básica de dados.Verifica apenas a propriedade do domínio.Ativa o HTTPS no navegador.
OV (Validação de Organização)Nível intermediário de confiança e segurança.Confirma a propriedade do domínio e informações da organização.Ativa o HTTPS e exibe detalhes da organização no certificado.
EV (Validação Estendida)Mais alto nível de segurança e confiança.Verificação rigorosa da identidade da organização.Ativa o HTTPS, destaca a barra de endereço com cor verde e mostra detalhes da empresa

5 motivos para ativar o certificado SSL agora mesmo

Já citamos a proteção como um motivo interessante para utilizar um certificado SSL, mas há outros a serem considerados, como:

1. Relação de confiança com o visitante

Cada vez mais os visitantes sabem sobre o certificado SSL. Claro que não em termos técnicos, mas que se houver um cadeado verde ou o “https” na barra de navegação, significa que o site é seguro. Sendo assim, ter um site com certificado SSL ativado faz com que as pessoas confiem mais no seu conteúdo e na sua marca

2. Garantia de que dados sensíveis permanecerão protegidos

Quando se fala em certificado SSL, é comum citarem transações com cartão de crédito. Pois, se os dados vazarem, podem fazer compras em seu nome e isso é realmente perigosa. No entanto, muitos esquecem que outras informações também podem ficar desprotegidas, como nome de usuário, e-mail, senhas, dentre outras. Para usuários que usam o mesmo e-mail e senha em vários sites, isso é bem perigoso.

3. Dados mais honestos no Google Analytics

Pode ser surpresa para alguns, mas sites sem certificado SSL perdem informações relevantes sobre o tráfego que recebem. Para se ter ideia, se um site com SSL direciona o usuário para um site sem SSL, o Google Analytics (e ferramentas relacionadas) interpretaram como acesso direto.

Em outras palavras, você acharia que algum usuário digitou o endereço do seu site no navegador, mas, na verdade, foi indicação de outra página, que você não saberá qual devido a essa incongruência de segurança.

Você talvez esteja se perguntando: “Mas e se um site inseguro redireciona o usuário para um site seguro, o que acontece?”. Nesse caso, o proprietário do site seguro conseguirá visualizar corretamente a origem do tráfego. 

4. A instalação é muito fácil

O uso de certificados SSL (que antes era conhecido por ser pago e caro) se tornou gratuito após o Let’s Encrypt, um movimento que promove o SSL de forma open source. Isso ajudou tantas pessoas que em 2020 mais de 4 milhões de sites já utilizam em todo mundo. Essa iniciativa é apoiada e promovida por diversas empresas como Facebook e Mozilla. 

Sem falar que o Let’s Encrypt já está integrado a maioria dos provedores de hospedagem. A Hostinger, considerada a melhor empresa de hospedagem de sites do mundo atualmente, dá certificados SSL gratuitos para seus clientes, sendo facilmente instalado pelo hPanel (a depender das configurações do seu plano, o certificado já está instalado nativamente).

E acredite, mesmo sendo gratuito, o certificado SSL oferecido pelo Let’s Encrypt é totalmente seguro, fácil de instalar, com renovação automática, com padrões modernos de proteção, funciona com os principais navegadores (mesmo em versões mais antigas) e não necessita de IP dedicado. 

5. Seu site aparece mais no Google

De nada adianta investir em produção de conteúdo, SEO, plugins profissionais, tema adequado e design, se o seu site não cumprir os requisitos básicos para ser valorizado pelo Google. Como dito acima, o certificado SSL é de graça. Basta configurá-lo e ativá-lo. Depois disso, todos os outros esforços para alavancar os resultados do seu site são mais efetivos. 

Qual a diferença entre um certificado SSL gratuito e um pago?

Certificados SSL gratuitos e pagos são diferentes devido à validação, recursos e suporte. Os gratuitos passam geralmente por uma validação automatizada de domínio, oferecem recursos básicos e podem ter suporte limitado. Incluindo também uma validade mais curta (embora empresas de hospedagem possam cuidar disso para seus usuários) e indicadores visuais menos proeminentes. 

Por outro lado, certificados pagos passam por processos de validação mais rigorosos (DV, OV ou EV), oferecem recursos avançados, suporte técnico premium e indicadores visuais mais visíveis nos navegadores (eles deixam mais claro que o site é protegido). 

Por terem validade estendida, são ideais para empresas que buscam maior segurança e confiabilidade. A escolha depende das necessidades e do contexto, sendo certificados gratuitos adequados para uso básico, enquanto os pagos são mais apropriados para empresas que valorizam recursos robustos e garantia de confiança online.

Um certificado SSL protege o seu site contra todos os tipos de ataques?

segurança no wordpress

O certificado SSL é uma camada de proteção, garantindo que as informações transmitidas entre o navegador do usuário e o servidor permaneçam confidenciais. Entretanto, essa proteção tem seus limites. Sendo assim, não protege um site contra todos os tipos de ameaças e ele ainda poderá ser hackeado

É interessante instalar plugins de segurança no seu site, fazer auditorias regulares e mantê-lo atualizado frequentemente para garantir que funcione de forma otimizada e sem brechas de segurança.

O certificado SSL pode deixar seu site mais lento para carregar?

Por incrível que pareça, sim. A utilização de um certificado SSL pode ter um leve impacto (que não vale a pena considerar) no desempenho do site

Mesmo que a criptografia possa gerar alguns milissegundos a mais de carregamento, protocolos recentes, como HTTP/2 e TLS 1.3, oferecem melhorias significativas na eficiência e redução de latência. Precisamos lembrar que mesmo havendo esse pequeno delay de informações, ainda assim utilizar certificado SSL é vantajoso devido a segurança trazida por ele. 

O que acontece se o seu certificado SSL expirar?

Se o seu certificado SSL expirar, seu site vai perder a conexão segura (HTTPS), o que resultará em avisos de segurança nos navegadores dos usuários. Isso faz com que muitos abandonem a página por prejudicar a confiança e a experiência do usuário, além de impactar de forma negativa o SEO. 

A expiração também pode causar a interrupção de serviços, afetando plugins, ferramentas e  funcionalidades. Para resolver, será necessário renovar o certificado antes da expiração, envolvendo a aquisição de um novo certificado e a atualização das configurações no servidor. Monitorar regularmente a validade do certificado é essencial para evitar esses problemas e manter um ambiente online seguro e confiável.

Quer evitar esse problema? Contrate a hospedagem da Hostinger, que garante renovação automática.

Conclusão

No artigo de hoje mostramos o que é certificado SSL, como ele funciona e as dúvidas mais comuns a respeito. Esperamos que todo o conteúdo tenha sido claro. Porém, se houverem dúvidas, fique a vontade para falar conosco nos comentários. Adoraríamos saber se conseguiu ter o seu certificado SSL gratuito e se ele está devidamente ativo em seu site. 

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Hopedagem com até

-70

+ 3 Meses Grátis