Como colocar o Backup do WordPress no Google Drive em modo automático

wordpress backup para o google drive

Backup é uma parte fundamental de qualquer site. Se você dá muito valor ao seu site e não quer correr o risco de perdê-lo o backup é mais que necessário. Por mais que isso possa soar um pouco exagerado, mas sim você precisa do backup para não correr o risco de ficar sem seu site ou ter sérios problemas.

Neste artigo vou ensinar como você pode configurar o WordPress para fazer o backup de forma automática. Além disso vou ensinar também como você pode configurar para salvar o backup WordPress no Google Drive e em vários outros serviços sem gastar absolutamente nada.

Se você quer saber tudo sobre o backup, funcionamento, como fazer backup manual do site e etc, recomendo que você veja meu guia completo do Backup onde explico absolutamente tudo sobre o backup e também mostro porque ele é tão importante para qualquer site, blog ou loja virtual.

Como foi dito anteriormente vou usar um plugin 100% gratuito. Não vai ser preciso gastar absolutamente nada para manter seu site protegido com o uso de serviços altamente confiáveis, como é o caso do Google Drive.

Eu notei que muitos tutorais sobre este assunto estão desatualizados, feitos com plugins que nem existem mais ou estão há muito tempo sem receber atualização. É importante frisar que o plugin usado neste tutorial é atualizado com frequência e totalmente seguro.

Porque fazer o backup do seu site WordPress para o Google Drive?

colocando backup wordpress no atuomático para google drive

De todas as formas de backup para mim essa é a melhor. Obviamente você pode adotar várias formas de armazenar o backup. Eu pessoalmente recomendo salvar no Google Drive e também sempre manter cópias dos backups em seu computador para casos extremos.

Depois que eu descobri essa opção 100% gratuita e segura eu não vejo outra alternativa melhor. É muito prático e rápido fazer a configuração para manter todos os dados salvos no Google Drive. Por ser um serviço altamente confiável e seguro, eu recomendo fortemente a todos que façam o backup para o Google Drive.

Existem outras opções de armazenamento em nuvem. Porém de todas as opções disponíveis que eu comparei, o Google Drive é a que oferece maior espaço para armazenamento gratuito.

Outro ponto importante é que quase todo mundo tem uma conta no Google. Então fazer a configuração para o Google Drive se torna ainda mais simples e rápida. Basta seguir o passo a passo deste tutorial e se logar na sua conta do Google para autorizar o upload dos arquivos.

Não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição ou pagamento para usar o Google Drive. Basta ter uma conta no Google (Gmail e etc.) para usar este plugin (também pode armazenar em outros locais, até mesmo via FTP).

Vantagens de armazenar o backup WordPress em nuvem

A principal vantagem é sem dúvidas você conseguir acessar os arquivos de qualquer lugar do mundo. Se por um caso você armazenar em seu computador pessoal e por algum motivo não tiver ele por perto ficaria difícil fazer a restauração do backup em caso de problemas com o site.

Agora com o backup em nuvem você consegue acessar facilmente o backup e fazer a restauração do site facilmente, basta um computador com acesso a internet para ser possível acessar os arquivos e proceder com a restauração do site.

É por esse motivo que eu não abro mão de salvar no Google Drive. Depois que eu descobri este método 100% gratuito eu não consigo imaginar uma melhor opção para salvar os backups dos meus sites.

Sobre o plugin UpdraftPlus WordPress

plugin updraftplus para backup wordpress

O UpdraftPlus possui versão 100% gratuita que atende muito bem minhas necessidades. Faço o backup de uma rede com 6 sites e mais 2 sites instalados separadamente e nunca tive nenhum tipo de problema. Uso ele numa hospedagem HostGator e numa Cloud do Google sem problemas. Este plugin tem funcionado muito bem e tem se mostrado bastante eficiente.

Com o UpdraftPlus você pode programar o backup automático do WordPress e salvar em serviços como Google Drive, Dropbox, Amazon S3 (ou compatível), Rackspace Cloud, UpdraftVault e também pode enviar por e-mail e FTP, tudo de forma automática e programável. Além de tudo né 100% grátis.

Características do UpdraftPlus Free

A versão gratuita do plugin UpdraftPlus possui várias características bem interessantes e importantes que facilitam a nossa vida.

  • Também faz restauração e não apenas só o backup.
  • Salva o backup em diversos serviços de armazenamento em nuvem, FTP, e etc.
  • Permite configurar o backup automático.
  • É rápido, consome poucos recursos do servidor.
  • Nos meus testes se mostrou eficiente para WordPress multisite (não é possível configurar o backup individualmente de cada site na versão free)

Características do UpdraftPlus pago (versão Premium)

Esta é a versão paga do plugin que custa a partir de $ 42 por ano. Não é muito vamos combinar e possui algumas características bem interessantes. Se você tem um site com muito conteúdo, arquivos e etc. a versão premium deste plugin pode ser bem interessante.

Uma das características que mais me chamou a atenção está disponível na versão paga, que é o backup incremental. Com ele você consegue fazer o backup somente do que foi alterado desde o último backup (em vez de ficar fazendo o backup completo toda vez como ocorre na versão free do plugin).

Isso é bem interessante para quem tem sites grandes, pois economiza bastante espaço e evita ter que contratar serviços de armazenamento cloud com maior capacidade. O serviço gratuito do Google com 15 GB consegue atender muito bem até grandes sites com o uso da versão paga do plugin.

Características da versão premium

  • Backups Incrementais (Muito útil para grandes sites).
  • Duplica ou migra sites facilmente (com o Migrator).
  • Compatibilidade multisite / multi-rede.
  • Faz o backup de arquivos e bancos de dados não WP para vários destinos remotos.
  • Mais destinos de armazenamento (por exemplo OneDrive. BackBlaze, Azure, SFTP) e vários destinos.
  • Encrpytion de banco de dados.
  • Relatórios avançados.
  • Suporta WP-CLI.
  • Suporte especializado dedicado gratuito.

Eu estou avaliando contratar a versão premium do UpdraftPlus porque gostei bastante dos backups incrementais e da possibilidade de salvar via SFTP (que é a versão mais segura do protocolo FTP). Ao meu ver o UpdraftPlus premium seria um ótimo investimento que vai dar muito mais tranquilidade aos meus sites que são minha fonte de renda.

Configurando o Backup automático para o Google Drive

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa. Vou ensinar passo a passo como colocar o backup do seu site WordPress no automático e salvar no Google Drive. É até bem mais simples do que você pode imaginar e os benefícios são muitos.

No painel de administração do WordPress, clique “Plugins” e depois em “Adicionar novo”.

instalação do plugin de backup wordpress para google drive

No campo de busca de plugins digite o nome “UpdraftPlus”.

pesquisando plugin de backup wordpress para google drive

Localize o plugin (provavelmente o primeiro da lista) e clique em “Instalar agora”.

instalando plugin de backup wordpress

Aguarde a instalação ser concluída e clique em “Ativar”.

ativando plugin de backup wordpress google drive

Procure pelo plugin UpdraftPlus na lista de plugins instalados e depois clique em “Configurações”.

configurando plugin de backup wordpress para google drive

Agora localize a aba “Configurações” e clique nela.

iniciando configuração plugin de backup wordpress

O primeiro passo é configurar o backup para ocorrer automaticamente. É possível configurar para ocorrer a cada 4, 8 ou 12 horas, diariamente, semanalmente e etc.

Essa configuração pode variar muito de acordo com a frequência em que seu site é alterado. Caso o site sofra poucas alterações durante 1 semana, então o ideal é configurar o backup para ser executado semanalmente. Agora se ele é alterado toda hora pode configurar o backup a cada 4 horas.

E a quantidade de backups também vai depender da frequência em que você acessa seu site. Lembrando que você deve levar em consideração que ao configurar o backup diariamente e com a quantidade de 3 backups retidos você vai ter apenas o backup dos últimos 3 dias.

No meu caso está ótimo assim, mas se você deixa seu site “abandonado” é melhor configurar para semanalmente e com uma retenção de 3 (totalizando 3 semanas de backup).

programando backup wordpress automatico para google drive

O próximo passo é configurar o local para onde o backup vai ser enviado automaticamente. Eu escolhi o Google Drive por oferecer um maior espaço para armazenamento gratuito e ser muito confiável e seguro.

Apenas uma sugestão, por questão de segurança e espaço, eu optei por usar uma conta do Google Drive separada para armazenar os backups dos meus sites. Assim eu não divido espaço com arquivos pessoais e também deixo minha conta pessoal ainda mais protegida. É só uma sugestão de quem tem grande preocupação com segurança. Lembrando que este plugin tem mais de 1 milhão de downloads e é totalmente seguro, mas não custa se prevenir né.

Dê um clique sobre a opção desejada, no meu caso escolhi o Google Drive.

local de armazenamento backup wordpress automatico

Deixe todas as opções marcadas para fazer o backup do diretório de mídias (uploads), temas, plugins e demais diretórios que possam existir na sua instalação do WordPress.

configurando diretórios backup wordpress automatico

Se você deseja receber por e-mail um relatório sempre que o backup for executado basta marcar essa opção que o e-mail será enviado para o endereço da conta de usuário cadastrada no WordPress.

receber relatório do backup automático wordpress por email

Clique em “Salvar alterações” e siga as instruções a seguir para dar ao plugin UpdraftPlus acesso a sua conta do Google Drive (ou o serviço que você tiver selecionado)!

salvar alterações plugin de backup wordpress

Agora falta apenas você dar permissão do plugin gerenciar seus arquivos na aplicação selecionada. No meu caso que escolhi o Google Drive, portanto, agora preciso dar permissão para o plugin acessar meus arquivos no Google Drive.

Assim que você clicar em “Salvar alterações” vai ser exibida uma mensagem para você conceder a autorização, clique em cima onde está escrito “Siga este link para autorizar o acesso à sua conta Google Drive […]”

confirmar autorização google drive

Faça login caso seja necessário e depois clique em seu nome para selecionar a conta do Google para salvar os arquivos no Google Drive. No meu caso eu criei uma conta exclusivamente para isso.

selecione conta do google drive para salvar arquivos

Vai ser exibido uma tela de confirmação para conceder acesso total ao plugin UpdraftPlus à sua conta do Google Drive (por esse motivo optei por criar uma conta exclusiva para isso, mas é bom lembrar que este plugin é seguro).

Clique em “Permitir” para conceder acesso ao Google Drive.

permitir acesso ao google drive cópia

Agora basta clicar no botão “Complete setup” e pronto! Seu WordPress está configurado e pronto para realizar backups automáticos conforme o programado.

clique no botão para completar instalação

Lembrando que seu plugin está configuração para ser executado automaticamente de acordo com o programado por você. Agora você poderá ficar tranquilo que o backup do seu site será feito sempre e ficará guardado em um local seguro.

Executando backup manual com o UpdraftPlus

Caso você deseje iniciar um backup manualmente basta seguir o passo a passo abaixo. Eu recomendo fortemente que depois de configurar o plugin você faça um backup manualmente até para garantir que o mesmo esteja funcionando corretamente. Outra opção é você esperar ele ser realizado conforme foi agendado nas configurações feitas anteriormente.

Para iniciar um backup manualmente siga o passo a passo abaixo:

Clique na aba “Backup/restauração”.

backup wordpress manual

Clique no botão “Backup Agora”.

iniciando backup wordpress manual

Include your database in the backup ─ Marque esta opção para fazer o backup do banco de dados.

Include your files in the backup ─ Marque esta opção para fazer o backup dos arquivos do WordPress.

Enviar este backup para um armazenamento remoto ─ Envia o arquivo de backup para o servidor remoto do Google Drive, FTP e etc. (conforme você configurou anteriormente).

Clique no botão “Backup Agora” para iniciar o backup WordPress manualmente.

iniciar backup wordpress manual

Agora é só esperar o backup ser concluído e é bom sempre verificar (principalmente no primeiro backup) se não foi exibida nenhuma mensagem de erro durante o processo de backup.

backup wordpress concluido

É sempre recomendável na primeira vez acessar sua conta do Google Drive para verificar se os arquivos estão lá. Aqui no meu caso eu testei em vários sites meus e em todos funcionou perfeitamente. Abaixo você confere um print de como fica os arquivos do backup salvos no Google Drive.

arquivos backup wordpress no google drive

Conclusão

É muito prático deixar o backup do WordPress configurado no automático e salvo nas nuvens. Serviços de armazenamento em nuvem são ótimos sempre e esta possibilidade de unir o WordPress e Google Drive é uma mão na roda para todos nós temos muitos sites e precisamos proteger todos eles contra algum problema que possa ocorrer.

Eu tenho atualmente vários sites configurados com este plugin e sendo salvos no Google Drive sem ter nenhum tipo de problema. E se você quer ir além e desfrutar de recursos ainda mais especiais pode pensar em adquirir a versão premium do UpdraftPlus. Eu espero que todos tenham gostado desta dica. Em caso de dúvidas pode deixar aí nos comentários que eu respondo o mais rápido possível.

Estou sempre a disposição para sanar todas as dúvidas e ajudar a todos. Se este tutorial ajudou você não esqueça de deixar um comentário. ????

2 Comentários para “Como colocar o Backup do WordPress no Google Drive em modo automático
  1. Quero agradecer imensamente por suas publicações sobre backup! Tenho alguns sites em WP e por ignorância achava que o backup era algo complexo e que a recuperação de um site não valia o esforço (no meu caso). Agora estava sentindo a necessidade e, depois de ler estes artigos, achei muito simples! Muitíssimo obrigado, as publicações foram super didáticas!

    1. Autor do site

      Olá Mike, que legal seu comentário!

      Volte sempre 🙂