[Tutorial] Como Descobrir Nome do Tema Usado por um Site

descobrir nome de tema template usado pelo site

Quem nunca viu um tema (template) de um blog e ficou curioso para saber qual é, não é mesmo? Essa é uma cena bem comum dentro da web, principalmente para quem trabalha com criação e desenvolvimento de ambientes online e com criação de novos sites. Nesse cenário, saber como descobrir o tema de um site é um conhecimento bem bacana para não precisar fazer contato com o proprietário do domínio cada vez que esse desejo surgir e nem deixar de utilizar aquela ideia que achou tão legal!

Afinal, o design de um site é uma parte importantíssima para atrair o público e transmitir a imagem de credibilidade desejada, além de também ser fundamental para atrair possíveis clientes!

Sabendo disso, aqui neste artigo criamos um guia com os melhores modos de descobrir o tema de um site ou blog, tudo de maneira bem explicativa, simples e rápida.

Desse jeito, você poderá dar ao seu ambiente online o design e aparência que sempre desejou. Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando e descubra tudo sobre como achar os temas de um site!

Por que descobrir o tema de um blog? 

Com toda a certeza uma das partes mais difíceis de desenvolver um ambiente online é a definição do design. Afinal, é ele que dará toda a aparência para o site ou blog, tornando-o mais sofisticado e profissional ou simples e arrojado. 

Sendo assim, quando encontramos um tema bacana em um ambiente, é legal sabermos qual é para que possamos aplicá-lo também em nossa plataforma. Desse modo, não é preciso gastar com a contratação de um desenvolvedor para deixar o local com a aparência desejada. 

Além disso, o WordPress possui uma variedade tão grande de templates que muitas vezes fica difícil encontrar o ideal. Ao ter um site como inspiração, pode se tornar bem mais clara a ideia do que se deseja aplicar no próprio ambiente, bem como o melhor modo de fazer isso. 

Portanto, se você deseja saber como encontrar o nome de um tema no WP de maneira bem simples e rápida, continue acompanhando e descubra! 

Como descobrir o tema do site de maneira manual

Se você não deseja fazer a instalação ou utilizar um software para descobrir o tema de um blog, vai ficar feliz de saber que esses processos não são necessariamente essenciais para essa tarefa.

Afinal, pode-se descobrir o template de design utilizado de maneira manual, seguindo um passo a passo bem simples e rápido. Confira ele abaixo!

  1. Acesse o site que possui o tema que você deseja descobrir;
  2. Clique com o botão direito do mouse na tela e selecione a opção “Exibir código-fonte da página”;
  3. Usando o recurso de busca (pressione as teclas CTRL + F para usá-lo) procure por “wp-content/themes/” no código-fonte.print-descobrir-nome-de-tema-usando-em-determinado-site-wordpress

O nome da pasta retornado após “themes/” já é o nome do tema (por regra, o nome da pasta deve ser o mesmo do template). Por exemplo, caso o link total seja “wptotal.com.br/wp-content/themes/simple-theme/…”. O “Simple Theme” já se tratará do nome do template que você deseja descobrir.

Se você quer saber mais informações, basta digitar na barra de endereço a URL do tema adicionando “style.css” no final, deixando a pesquisa no seguinte formato: “wptotal.com.br/wp-content/themes/simple-theme/style.css”.

Esse arquivo contém várias informações sobre o tema e seu desenvolvedor. Desse modo, caso você queira entrar em contato com ele, poderá realizar isso de maneira bem mais simples e rápida. 

Como descobrir o tema do site de maneira automática

descobrir tema
Podem ser utilizados diversos plugins para descobrir o tema de um site

Como citamos anteriormente, pode-se fazer uso de diversas ferramentas e plugins para descobrir o tema de um site. Eles funcionam de maneiras diferentes, fornecendo ao usuário a opção de escolher aquele que melhor se encaixa com as suas necessidades.

Nesse cenário, são vários os programas que podem ser utilizados para essa finalidade. Confira alguns deles abaixo!

WP Theme Detector

O WP Theme Detector é a ferramenta mais utilizada por esse objetivo, por realizar toda a pesquisa de maneira bem simples e rápida. Dentro dela você poderá descobrir não apenas o nome do tema, mas também seu autor, a descrição do template e até mesmo seu nível de popularidade dentro do WordPress. 

O WP também informa ao usuário na hora se o tema do site em questão está disponível para download. Sendo assim, não é preciso perder tempo tentando pesquisá-lo caso ele já tenha sido removido pelo proprietário ou até mesmo expirado.

Para utilizá-lo, basta acessar a página inicial da ferramenta, que aparecerá da mesma forma que na imagem abaixo.

descobrir nome de tema template usado pelo site
O tema de um site pode ser descoberto de maneira manual ou automática

Depois, você deve colocar a URL do site em questão e clicar em “Experience the magic of WPTD!”. Desta maneira a ferramenta mostrará na tela todas as informações do tema e plugins utilizados no ambiente online, tudo de maneira bem rápida e prática.

What Theme by CodeinWP

Se o seu objetivo é descobrir apenas o nome do tema utilizado no blog ou site, de maneira bem rápida e simples, essa com toda a certeza é a melhor opção de ferramenta para você. Isso porque, ao contrário da primeira, ela não exibirá mais informações sobre o proprietário do template e as possibilidades de uso.

Toda a construção da What Theme foi realizada de modo a fornecer uma resposta bem específica, totalmente focada na resolução da dúvida do usuário. Com ela também basta oferecer o link do ambiente em questão para obter a solução da questão desejada.

WPSniffer

O WPSniffer funciona de maneira um pouco diferente dos dois anteriores, porém também fornece mais praticidade aos seus usuários. Isso porque ele não se trata de um aplicativo e sim de uma extensão dentro do próprio Google Chrome, criada pela PengiunWP. Nesse cenário, as informações que ela fornece se limitam ao nome do tema e sua página inicial.

No entanto, sua usabilidade é mais simples porque, por se tratar de uma extensão, ela não necessita que o usuário cole a URL do site que deseja investigar. Basta acessá-lo que a informação será disponibilizada na hora, sempre que o cliente quiser.

Como escolher o melhor detector de tema para blogs 

Como você pode perceber, acima citamos 3 detectores de temas de WordPress diferentes e que funcionam de formas variadas. Sendo assim, é bacana que você conheça todos eles antes de fazer sua escolha e definir qual o seu preferido. 

Obviamente, cada um possui prós e contras. O WP, por exemplo, fornece informações mais completas, mas também necessita de uma maior capacidade de interpretação do usuário para entender e discernir os dados da plataforma. 

Já o What Theme é bem simples e prático, mas entrega pouquíssimas informações, o que não é bacana para quem está fazendo uma pesquisa de maior porte. 

O WP Sniffer é o mais rápido e ágil de todos, mas fornece dados básicos, que também não ajudam tanto em buscas aprofundadas. 

Sendo assim, antes de optar por uma dessas ferramentas, entenda qual o seu objetivo em descobrir o tema do site ou blog, trace um plano para os próximos passos e só depois escolha a plataforma. Desse modo, não errará na definição e conseguirá deixar seu ambiente do jeito que sempre sonhou!

E aí, gostou desse conteúdo? Se sim, conheça o nosso blog e continue acompanhando os melhores artigos e dicas sobre a internet!

Desse modo você tornará o seu dia a dia na web muito mais simples e rápido, conseguindo o sucesso absoluto com o seu ambiente online!

21 Comentários para “[Tutorial] Como Descobrir Nome do Tema Usado por um Site
  1. Parabéns pelo artigo, muito bom. Me ajudou e muito na inspiração de um site que tinha visto na internet, mas não sabia em que template tinha sido feito. Muito obrigado.

  2. Apesar do post já ter tempo, gostaria de saber referente a atualização, utilizo o recuso de template filho. Será possível receber atualização mesmo alterando o nome?

    1. Autor do site

      Olá Bruno, alterar o nome do tema filho não impede de receber atualização. O tema “pai” que não deve ter o nome alterado.

      Atenciosamente.

  3. Muito útil, localizei rapidinho o que queria.

  4. Muito obrigado, ajudou bastante msm

  5. Obrigado por compartilhar conosco.

  6. Me tira uma duvida que ja pesquisei e nunca achei a resposta.
    Seu theme chama simple theme. Como trocar esse nome?
    Exemplo: Comprei um theme premium, editei, ele, mas nao quero que ninguem saiba qual é o nome de fato do tema, tem como eu trocar o nome do tema no codigo, para quando alguem tentar ver o nome dele no exibir codigo fonte mostre por exemplo o nome do meu site? Se sim, como fazer? Obrigado

    1. Autor do site

      Olá Fernando,

      É possível alterar sim. Eu não sei como você fez, mas sempre que for editar um tema utilize o recurso de temas filhos para poder atualizar seu tema sem perder suas alterações. Sobre sua pergunta, é só alterar o nome da pasta do tema. No meu caso que é “simple-theme”, basta eu ir em “wp-content/themes/simple-theme” e alterar para outro nome. Quando você fizer isso vai ser necessário ir em “aparência” e selecionar o tema novamente do site.

      Espero ter ajudado!

  7. Comigo não deu certo….Não conseguir saber o tema de um blog. Gostaria que o amigo me ajudasse

    1. Autor do site

      Silvano,

      Talvez seja porque é um tema modificado ou criado exclusivamente para o site.

  8. MUITO BOM ESTAVA PROCURANDO ISSO

  9. Muito obrigado pelo post, essa eu não sabia ó, já vou iniciar em meus projetos.

  10. Vlw cara obrigadão

  11. Muito obrigado pelo post 🙂

  12. Iae meu xará.

    Nossa muito obrigado por compartilhar essa dica, eu estava louco por uma ferramenta dessa para descobri nome de template.

    Valeu, Abraço!

  13. Muito bom as dicas parabéns! Agora como fazer para não mostrar essas informações?? Tem alguma coisa que possa ser feito seja pelo server onde está hospedado o site ou alguma outra alternativa?

    1. Autor do site

      Olá Rezeile,

      Para “esconder” o nome do seu template você pode, por exemplo, alterar o nome da pasta dele (fica localizada em public_html/wp-content/themes) e alterar as informações contidas no arquivo style.css e readme.txt do template. Esses dois arquivos costumam ter várias informações referentes ao template.

      Espero ter ajudado.

  14. Esse post eu parei pra comentar … kkk

    VALEU DEU MUITO CERTO! kkk

  15. Lucas, valeu pelas dicas, mas esta dica do WP Theme Detector foi fantástica, esta eu não sabia, obrigado pela dica, abraços e sucesso.

  16. Obrigado, fácil e útil.

*Condições no site