Descobrir Nome do Tema Usado por um Site

descobrir nome de tema template usado pelo site

É muito provável que alguma vez você já tenha tido a vontade de saber o nome do tema (template) usado por determinado site da internet. A primeira coisa que passa na cabeça das pessoas nesta situação é perguntar o nome ao dono do site. Neste artigo vou mostrar a solução deste “problema”, vou ensinar o método que eu uso para descobrir o nome e outros informações sobre o tema usado por um determinado site.

Na verdade, vou ensinar a maneira manual como eu faço para pegar o nome e outras informações do tema e, também, mostrar uma ferramenta muito legal que faz isso automaticamente.


Não vou ensinar nenhuma técnica mirabolante ou ultra secreta, é algo extremamente simples de fazer, mas que a maiorias das pessoas desconhecem. Como exemplo, eu vou mostrar como pegar o nome do tema do WP Total. Vale ressaltar que isso é para WordPress, nos outros CMS eu desconheço como fazer.

Método Manual

Normalmente, uso este método para encontrar o nome do template WordPress do site. Se você achar ela complicada, basta usar o “Método Rápido” descrito mais abaixo. Basicamente, eu acesso o site que desejo saber o nome do tema e faço os seguintes passos:

  1. Acesse o site que você deseja descobrir o nome do tema que ele utiliza
  2. Clique com o botão direito do mouse na tela e selecione a opção “Exibir código-fonte da página”.
  3. Usando o recurso de busca (pressione as teclas CTRL + F para usá-lo) procure por “wp-content/themes/” no código-fonte (provavelmente encontre várias chamadas a arquivos CSS e JavaScript no header).

print-descobrir-nome-de-tema-usando-em-determinado-site-wordpress

O nome da pasta retornado após “themes/” já é o nome do tema (por regra, o nome da pasta deve ser o mesmo nome do tema). Exemplo do WP Total: “wptotal.com.br/wp-content/themes/simple-theme/…”. Onde, “Simple Theme” é o nome do tema (nome inventado por mim…).

Se você quer saber mais informações, basta digitar na barra de endereço a URL do tema adicionando “style.css” no final, ficando assim: “wptotal.com.br/wp-content/themes/simple-theme/style.css”. Esse arquivo contém várias informações sobre o tema e seu desenvolvedor. No caso do WP Total, trata-se de um tema próprio, feito do “zero” por mim, você não vai encontrar muita informação lá…

Método Rápido

Existem alguns serviços na internet que permitem descobrir o nome do tema usado por um site. Ele faz o trabalho de encontrar as informações do tema e do desenvolvedor para você. Alguns informam, inclusive, os nomes dos plugins utilizados no site.

A ferramenta mais recomendada para isso é a WP Theme Detector.

descobrir nome de tema template usado pelo site

Ela retorna várias informações sobre o tema e sobre os plugins utilizados pelo site. Basta informar a URL do site e clicar em “Experience the magic of WPTD!”. Desta maneira a ferramenta mostra na tela todas as informações de tema e plugins utilizados pelo site.

20 Comentários para “Descobrir Nome do Tema Usado por um Site
  1. Apesar do post já ter tempo, gostaria de saber referente a atualização, utilizo o recuso de template filho. Será possível receber atualização mesmo alterando o nome?

    1. Autor do site

      Olá Bruno, alterar o nome do tema filho não impede de receber atualização. O tema “pai” que não deve ter o nome alterado.

      Atenciosamente.

  2. Muito útil, localizei rapidinho o que queria.

  3. Muito obrigado, ajudou bastante msm

  4. Obrigado por compartilhar conosco.

  5. Me tira uma duvida que ja pesquisei e nunca achei a resposta.
    Seu theme chama simple theme. Como trocar esse nome?
    Exemplo: Comprei um theme premium, editei, ele, mas nao quero que ninguem saiba qual é o nome de fato do tema, tem como eu trocar o nome do tema no codigo, para quando alguem tentar ver o nome dele no exibir codigo fonte mostre por exemplo o nome do meu site? Se sim, como fazer? Obrigado

    1. Autor do site

      Olá Fernando,

      É possível alterar sim. Eu não sei como você fez, mas sempre que for editar um tema utilize o recurso de temas filhos para poder atualizar seu tema sem perder suas alterações. Sobre sua pergunta, é só alterar o nome da pasta do tema. No meu caso que é “simple-theme”, basta eu ir em “wp-content/themes/simple-theme” e alterar para outro nome. Quando você fizer isso vai ser necessário ir em “aparência” e selecionar o tema novamente do site.

      Espero ter ajudado!

  6. Comigo não deu certo….Não conseguir saber o tema de um blog. Gostaria que o amigo me ajudasse

    1. Autor do site

      Silvano,

      Talvez seja porque é um tema modificado ou criado exclusivamente para o site.

  7. MUITO BOM ESTAVA PROCURANDO ISSO

  8. Muito obrigado pelo post, essa eu não sabia ó, já vou iniciar em meus projetos.

  9. Vlw cara obrigadão

  10. Muito obrigado pelo post 🙂

  11. Iae meu xará.

    Nossa muito obrigado por compartilhar essa dica, eu estava louco por uma ferramenta dessa para descobri nome de template.

    Valeu, Abraço!

  12. Muito bom as dicas parabéns! Agora como fazer para não mostrar essas informações?? Tem alguma coisa que possa ser feito seja pelo server onde está hospedado o site ou alguma outra alternativa?

    1. Autor do site

      Olá Rezeile,

      Para “esconder” o nome do seu template você pode, por exemplo, alterar o nome da pasta dele (fica localizada em public_html/wp-content/themes) e alterar as informações contidas no arquivo style.css e readme.txt do template. Esses dois arquivos costumam ter várias informações referentes ao template.

      Espero ter ajudado.

  13. Esse post eu parei pra comentar … kkk

    VALEU DEU MUITO CERTO! kkk

  14. Lucas, valeu pelas dicas, mas esta dica do WP Theme Detector foi fantástica, esta eu não sabia, obrigado pela dica, abraços e sucesso.

  15. Obrigado, fácil e útil.